Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, outubro 01, 2013

QPR

Este video é descontextualizado, não sei se foi esporádico ou se faz parte da proposta de jogo do QPR e por isso não o coloco aqui para fazer juízos de valor.
Apresento este video porque não deixa de surpreender uma jogada destas acontecer num campeonato inglês. Torço para que seja algo mais do que acaso...


68 comentários:

Rafael Antunes disse...

No post anterior diz-se os adeptos deliram com o kick and rush...

Prova-se aqui... Acho que muitos nesta situação aproveitaram para ir ao bar... :D

De qualquer das formas, esta sequência é muito favorecida pela apatia adversária!!!!

Ronaldinho disse...

Sim sim, a equipa adversária ajudou mas podiam ter cruzado ou rematado, muito ao estilo do kick and rush, mas não o fizeram. Agora volto a dizer que não sei se é padrão ou se foi esporádico

Gonçalo Matos disse...

Isto é interessante, de facto. O treinador é o Rednapp, que não é propriamente conhecido por esta abordagem ao jogo.

Ronaldinho disse...

Sim eu fui lver quem era e mais estranho achei

António Teixeira disse...

A questão dos dez milhões de euros: Varela e Defour?

Yilmaz disse...

Quando vi que estava Varela e Defour no onze,fui ver Arsenal/Napoli...

E não me arrependi;Criativos(arteta-ramsey-rosicky-ozil)à solta... Assim é que é..

Como é que foi o jogo,António?.. As bolas paradas decidiram,parece..



Yilmaz disse...

O famoso "detalhe" das bolas paradas,lol...

DC disse...

Foi mais um jogo ridículo em que o Porto não fez uma única jogada pelo centro do terreno. Extremos, extremos e mais extremos. É o que o Porto sabe fazer.
Nunca soube reagir à pressão do Atlético, nunca soube explorar o centro do terreno.
Josué que tem qualidade para fazer diagonais para o meio jogou SEMPRE colado ao flanco esquerdo (as trocas com Varela que aconteciam tanto no ano passado devem ter sido proibidas).
O Quintero é opção apenas para o lugar do Lucho e praticamente não conseguiu tocar na bola porque o Porto nunca consegue chegar ao espaço onde ele joga.

Paulo Fonseca é treinador de 2a divisão e agora a minha opinião é definitiva, não percebo mesmo como chegou ao 3º lugar com o Paços.

DC disse...

Já agora, nas bolas paradas, o Miranda cabeceou sempre à vontade.
Logo ele que ninguém sabe que ataca sempre o 1º poste.
Ridículo!

Ronaldinho disse...

Antonio, isso são daquelas coisas que só o treinador sabe. Talvez se ele explicasse as razões conseguirias aceitar e concordar, ou não.

Ronaldinho disse...

DC,
Não vi o jogo, estávamos a dar treino. De qualquer maneira, embora reconheça que nesta altura o Porto poderia estar bem melhor, não estás a ser justo com o homem.
Ele mereceu o terceiro lugar o ano passado assim como mereceu esta oportunidade, vamos dar mais tempo ao PF

DC disse...

Ronaldinho, posso estar a falar a quente, como adepto, mas já perdi a paciência.

Não há uma única ideia no modelo de jogo do PF que melhore o modelo de jogo anterior. Pelo contrário, todas as "inovações" tornaram o Porto muito mais fraco. O Porto não sabe nem defender nem atacar, está uma equipa miserável e que foi totalmente subjugada tacticamente pelo Atlético.
O Atlético na 2a parte nem precisou de acelerar muito para ter o controlo total do jogo.

Não fizemos um único remate digno desse nome na 2a parte. É muito mau para uma equipa que já não perdia para a Champions em casa desde o tempo do Jesualdo.

António Teixeira disse...

Eu não sou tão extremista quanto o DC, pese embora o fosse há uma hora, mas Ronaldinho, são demasiadas insistências em coisas que não estão a resultar: o Varela (quando resultou?); o Defour (por incapacidade ou ordem do treinador) não sabe o espaço que ocupa; as substituições são para lá do horrível; as declarações à imprensa idem; a equipa só joga, basicamente, pelo Alex Sandro, e só porque ele consegue desenrascar 1x2 como o Messi (senão não havia maneira de ligar sectores).

Desculpa Ronaldinho, e com todo o respeito para com os intervenientes e equipa técnica: dava, não dá, volta ao antigo. Como diz o DC e bem, a equipa não constrói! Só construiu em termos nos 30 minutos vs Guimarães com o Lucho recuado. Não dá assim. Se ganhar o campeonato assim, é como ganhar uma champions quase.

António Teixeira disse...

Ah, concordo com o DC que postou quase ao mesmo tempo que eu.
E mais, porque é que as segundas partes são más? Porque é que em vez de controlar com a bola, baixa as linhas absurdamente?

Qual o objectivo de baixar as linhas? Não tem muito sentido, parece-me.

DC disse...

vocês aqui no blog falaram em 10 jogos oficiais para concluir sobre o modelo.
estamos em quantos? 8 ou 9?
E o Porto cada vez joga menos, cada vez defende pior, cada vez constrói menos jogadas.

Hoje doeu ver tanto chutão para a frente, doeu ver o Defour a ter que fintar 2 gajos para conseguir colocar a bola em algum jogador do ataque. É demasiado mau. Até coisas simples como marcar os lançamentos longos ou os cantos com o arco a fugir da baliza não as consigo perceber.
O modelo anterior era óptimo, porque é que este treinador quer destruir tudo o que custou tanto a construir?
Se ele fosse para o Barcelona ia pôr o Iniesta atrás do avançado e o Busquets ao lado do Xavi? Ao menos se não é treinador para grande que tenha a humildade de continuar o trabalho de quem o era.

Roberto Baggio disse...

Malta, o modelo nunca se vai aproximar ao do VP, porque VP é um treinador fabuloso. Logo PF herdou uma herança muito pesada. Logo aí, estás a ser injusto, porque ele pode ser campeão e jogar bem, mesmo com um modelo pior que o do VP.

Abraço

DC disse...

Que não seja igual mas seja igualmente competente. Da mesma forma que o Klopp consegue ter um modelo competente apostando em ideias diferentes das de Guardiola, entre outros.

Agora isto não é nada. Uma equipa que não sabe sair da pressão com critério, que joga em desespero constantemente em chutão para a frente, para zonas onde nem sequer está o ponta-de-lança?
Isto para mim não é nada.
Espero mudar de opinião, sinceramente. Mas duvido muito que aconteça.

António Teixeira disse...

Baggio,

Mas nós aqui não queremos jogar à Benfica. Só isso já serve para perceber o porquê de tanta revolta contra o trabalho do Paulo Fonseca. Não é nada contra ele, mas porra, tens um treinador da casa, portista, a equipa joga com muita identidade e de acordo com as ideias ou princípios que pautam o clube, e depois, tens um treinador jovem, com um excelente trabalho, do sul, com ídolos como o Jesus, que procura meter a equipa a jogar à Benfica. Que havemos de achar? Eu ainda o desculpei em muito lugar muitas vezes, mas já chega. Baixar as linhas no Dragão? Nem contra o Barça quanto mais contra o Atlético.

Roberto Baggio disse...

Não acredito que vocês vão fazer-me sacar o jogo. Não terão baixado as linhas pelo jogo que o adversário fazia? Pela sua mais valia individual? Por serem muito fortes a aproveitar os espaços nas costas dos defesas?

Atenção, isso são perguntas para o qual não tenho resposta. Não vi o jogo. Mas compreendo a questão cultural ao nível dos princípios de jogo do clube e a crítica nesse sentido.

António Teixeira disse...

Baggio,

Mas não foi só com o Atlético: foi com os Vitórias, com o Gil, etc etc etc. O Porto parece que quer jogar só em transição ofensiva. É horrendo a meu ver. Volto a dizer, e com o devido respeito, nós não queremos jogar à Benfica. Já tivemos o Jesualdo e já chegou.

Yilmaz disse...

.............Helton...........

Danilo..Otamendi-Mangala..AlexSandro

.............Fernando...........

.....Lucho..............Josué...

.............Quintero............

........Jackson......Ghilas.......


Não percebo como Fonseca não tenta isto...(A continuar com Defour e Varela parece ter poucas ideais,o homem...)

DC disse...

Não tenta porque desvaloriza completamente o jogo interior.
A opção é sempre a linha, sempre sem excepção.

O único jogador que arriscou algumas vezes vir para o meio foi o Defour.

Baggio, saca o jogo, nem precisas de ver muito tempo. Vê a completa desvalorização por parte do Porto do jogo interior. Só jogo entre lateral e extremo e centro para a área.
O Porto não teve uma única entrada na área pelo centro do terreno.

Yilmaz disse...

Que saudades do Moutinho... (Um dos melhores Médio Centro do mundo!... Top5)

:'(

Yilmaz disse...

Amanhã Freitas Lobo não vai poder masturbar-se;é que Matuidi lesionou-se e não devera poder jogar... lol

Será Rabiot no seu lugar;muito categoria este jovem...

Bastante estiloso;elegante a jogar... Inteligente.

hertz disse...

Só vi praí uns 2/3 jogos completos do Porto e notei uma equipa mais permeável e as bolas paradas dos adversários criam demasiadas vezes perigo. Contra o Atlético até jogou bem até ao 1-0 mas depois começou a recuar e a deixar os espanhóis criarem perigo (Btw, o Helton é ganda GR mas lá dá sempre o frango da praxe na Champions) e nem sequer jogou o homem do momento do Atl. Madrid (Diego Costa).
2 destaques do Atl. Madrid: Arda Turan, que fez um passe delicioso que deixou um homem do Atl. isolado, e o miúdo Oliver que só no seu toque de bola se vê que será um craque.

Agora falando noutro assunto, tanto aqui como no Lateral Esquerdo o JJ foi/é muito elogiado, cheguei a ler (aqui ou no LE) que era difícil o Benfica arranjar melhor e que quando ele se for embora muitos benfiquistas vão chorar por ele. Agora vejo aqui algumas criticas de adeptos do Porto ao PF pois pôs a equipa a jogar "à Benfica" (ou melhor "à Jesus"). O que eu pergunto é, será o modelo do JJ assim tão mau, assim tão desiquilibrado? E se o modelo do JJ tem de facto essas lacunas, será que um clube com a dimensão do Benfica não exigia ter um treinador que não tivesse de alterar a equipa (e adulterar alguma da sua identidade) quando defronta adversários mais fortes? O JJ e o seu modelo de jogo é ou não de equipa grande?

JON disse...

Acho que estão a ser injustos.

O Porto na primeira parte esteve excelente! Jogadores próximos, reacção à perda de bola excelente, boas jogadas de envolvência (não só pelas linhas!), etc.

Na segunda parte, baixou linhas porque o Atlético subiu. Estamos a falar do Atlético que lidera em Espanha e bateu o Real no Barnabéu!

Depois de sofrer o primeiro golo, aí sim, a equipa e PF estiveram mal. Tentou jogar aberto com 2 extremos (com Varela de rastos) porque só com largura e basculações rápidas é possível atacar o modelo do Atlético, que tapa muito e bem os espaços centrais. No entanto, a saída de Lucho foi um erro. Mesmo jogando menos é fundamental no centro. Se tira o Varela e mete o Quintero, poderia ter sido diferente.

A salientar os erros individuais que se pagam muito caros. O Josué fez um excelente jogo, bem como o Mangala, mas fizeram faltas infantis e desnecessárias. De duas resultaram golos (um em fora-de-jogo).

O Josué viu um amarelo desnecessário muito cedo. Condicionou a estratégia que passava por atacar rápido o adversário na perda de bola, para não deixar sair o contra-ataque. Deveria ter entrado o Izmailov, mas como está sem treinar ninguém sabe porquê...

Corolário: parece-me que o PF quer mudar coisas relativamente a VP, nomeadamente sente necessidade de ser conotado como mais ofensivo. As substituições que faz denotam medo de ser visto como defensivo (daí a insistência em Licá e Varela ao mesmo tempo em campo).
Esse é a meu ver o maior erro que ele está a fazer até ao momento. Espero que o corrija...

António Teixeira disse...

Caro Jon,

Até podemos estar a ser injustos.
E tens, em parte, razão, quando te referes ao bloco do Atlético e à largura; mas com extremos que não sabem fazer uma recepção, a equipa do Atlético tem muito mais tempo para bascular. Porque não meter o Quintero na esquerda? Cria mais perigo das 4 vezes que toca na bola do que o Porto o jogo todo

JON disse...

António,

Foi precisamente o reparo que fiz ao PF. Devia ter tirado o Varela e mantido o Lucho em campo, para depois o trocar pelo Herrera, mais à frente...

Mas esse erro do PF parece-me que radica no justificação que referi quanto à necessidade do PF querer parecer ofensivo...

Depois, salientar que os golos resultaram de erros individuais por inexperiência, nomeadamente as muitas faltas feitas desnecessariamente. A do Mangala para o segundo golo então é ridícula!
O PF pouca culpa há-de ter nisso, não?

Abraço a todos e obrigado por este cantinho, que é o único sítio que conheço onde de facto se discute futebol!

DC disse...

JON se o PF quer parecer ofensivo a meter muitos jogadores ofensivos em campo, então não sabe o que anda lá a fazer.

Ele podia ser ofensivo com 10 Otamendis se quisesse, bastava ter uma táctica equilibrada para isso.

Se bastasse meter os nomes em campo para marcar golos qualquer um de nós era treinador.

Quanto às faltas, quantas faltas fazia o Porto no ano passado e quantas faz agora? Não é consequência do modelo e da exposição ao risco que ele traz? E além do modelo, o Mangala desaprendeu de saber os momentos em que deve fazer à bola e os que deve ficar em contenção? Eu no ano passado não o via a jogar assim...

Aquela jogada em que o Helton defende com o pé o remate do gajo do Atlético isolado, já viram o comportamento dos defesas?

LGS disse...

"o Mangala desaprendeu de saber os momentos em que deve fazer à bola e os que deve ficar em contenção? Eu no ano passado não o via a jogar assim...

Aquela jogada em que o Helton defende com o pé o remate do gajo do Atlético isolado, já viram o comportamento dos defesas?"

Ainda bem que referem o Mangala. Ontem só vi os últimos 20min, e também não vi amis nenhum jogo inteiro do Porto mas tenho visto "aos bocados".

Do que vi ficou-me a seguinte dúvida: Este é o Mangala que dizem que é um central de Top?

Acho que ele comete demasiados erros (como a falta que origina o 2º golo ontem e depois o seu posicionamento a pôr em jogo o Turan nesse mesmo golo) para ser assim tão bom. Cada vez mais me convenço dos méritos do Vitor Pereira e da "protecção" que o seu modelo oferecia à equipa e jogadores do Porto...

Ronaldinho disse...

LGS, sempre dissemos aqui que o Mangala comete muitos erros, mais até do que as pessoas percebem, a diferença para outros é que aquela capacidade física compensa a maior parte deles. Se não fosse isso, Mangala era mediano a rasar o fraco, percebe pouco do jogo.

JON disse...

DC, concordo em tudo com o que dizes no teu último comentário. No entanto, continuas a comparar com o VP. Esse é o meu ver o teu erro, pelas razões já discutidas.
Em termos tácticos, não tenho dúvidas que se mudou para pior. Mas nem tudo é tão mau assim...

O PF preocupa-me em duas vertentes: 1) modelo de jogo; 2) aparente falta de personalidade forte ao querer jogar para o público, ie, jogar muito ofensivamente, até para se demarcar do modelo de jogo do VP, que o público via como inconsequente e inepto.

Resta-me esperar que ele perceba que o ponto 2) não faz sentido e que o 1) melhore quando ele perceber isso!

LGS disse...

Ronaldinho,

Pois, também acho. E os modelos de jogo, achas que o anterior (VP) o "defendia" enquanto que este expõe as suas falhas?

Edson Arantes do Nascimento disse...

Para mim o FCP fez um boa primeira parte, com os atributos que o Jon explicou anteriormente. O Atlético raramente - tirando os últimos dez minutos - conseguiu sequer passar do meio-campo. Aquele tipo de exibições chegam para ser campeão em Portugal.

Na segunda parte, que vi com menos atenção, vieram ao de cima as dificuldades que a equipa tem demonstrado noutros jogos. Sobretudo ficou-me na retina alguma descoordenação entre sectores.

O Atlético também melhorou muito na segunda parte. Têm uma excelente equipa. E estão em grande forma.

Eu gosto do Mangala. É burro mas tem um potencial incrível. Não se pode ter tudo. Agora, se não consegue controlar a forma como está em campo terá sempre muito mais dificuldades.

DC disse...

Ronaldinho, concordo que o Mangala ainda perceba pouco do jogo.
Mas a evolução dele da 1ª para a 2ª época de VP foi notória. Ele estava claramente a evoluir e a aprender.
Agora esta época está ao nível da 1ª, regrediu claramente e voltou a fazer do físico a única arma.

Com um grande treinador ele seria de top, assim não sei. Mas nao se esqueçam, por exemplo, do efeito que a experiência teve num central como o Luisão. Que quando chegou a Portugal era mau, muito mau mesmo e agora é um bom central.
Mangala bem treinado tem tudo para ser o parceiro do Varane na selecção. Agora se continuar a ser treinado pelo PF, se calhar nunca passará, no máximo, dum Sérgio Ramos.

JON, essa questão do jogar para o publico e mesmo a decisão de deixar sair o VP (que para mim surgiu da pressão dos adeptos com os constantes assobios), preocupa-me muito. Faz-me crer que na direcção do Porto, afinal, também ninguém percebe grande coisa de futebol e Mourinho, AVB ou VP acabaram por ser golpes de sorte.

Jorge disse...

DC:

Posso estar enganado mas pareceu-me que o Porto quis mesmo renovar com o VP e foi o VP que quis sair. Pelo que li nas entrevistas, a pressao imbecil de um largo numero de adeptos talvez tenha afectado o tecnico e especialmente a sua familia.

pancas disse...

Nem 8 nem 80... O PF nao me parece tao bom como o VP mas tambem nao sera tao mau assim. O seu pior problema e que ainda nao percebeu que realmente nao tem extremos no plantel.
Ele tem que instituir o que se costumava chamar a "tactica do pirilau" :) - da as faixas ao adversario e controla o centro do terreno que e o que importa, porque ai ele tem imensa materia-prima.

Portanto uma equipa em 4-4-2 losango focada no jogo interior.

A jogar assim, o Atletico nunca teria tomado conta da segunda parte do jogo ontem, onde o PF tinha 4 jogadores colados a linha estaticos a nao acrescentarem nada. Perdeu o meio do terreno onde o quintero e defour foram engolidos pelos adversarios em superioridade numerica.

DC disse...

"Posso estar enganado mas pareceu-me que o Porto quis mesmo renovar com o VP e foi o VP que quis sair. Pelo que li nas entrevistas, a pressao imbecil de um largo numero de adeptos talvez tenha afectado o tecnico e especialmente a sua familia."

Sim, o VP referiu isso. Mas a impressão que a época me deixou foi que o Porto só procurou o VP depois dele ganhar o campeonato e que isso o desiludiu.
Ou seja, só acreditaram no trabalho dele por causa do título e falou-se inclusivamente que depois da eliminatória com o Málaga o VP foi informado de que não ia continuar.

Bruno Pereira disse...

Eu sei que é offtopic, mas com tanto conhecimento por aqui e falando do outro jogo da Champions, quem quiser ver a minha análise do PSG :)
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2013/10/analise-psg.html

Abraço,
Bruno Pereira

António Teixeira disse...

Caros amigos,

Concordo em muito com o Edson, especialmente no que diz respeito ao Mangala. Não concordo assim tanto com ele na questão da primeira parte. Dá para ser campeões, parece-me; ainda assim, o pouco que vi da primeira parte, a pressão é mal feita muitas vezes e a equipa desiquilibra-se facilmente. Exemplos uma falta do Defour (que calhou não levar amarelo) daquelas feitas junto à linha no meio campo do adversário. Lucho e outro jogador a pressionarem o mesmo adversário sem cortar a linha de passe; etc etc etc. Casquei no Defour mas posso ter sido injusto, simplesmente não acho que esteja a oferecer, neste momento, muita coisa. Não quer dizer que a culpa seja dele, até pode ser do colectivo. Agora sobre o Varela, acho que se esgotam qualquer desculpas. Não tenho nada contra o homem, parece-me ser muito trabalhador e educado, mas são muitos jogos sempre a não dar nada, em que cada acção dele é má, terrível. Que subam o Kelvin, o Tó-zé, sei lá, alguém que saiba dominar a bola e não se atrapalhar com ela.

Cumprimentos

O Vitor Pereira pode ter dito isso, mas acreditem, o Porto não quis renovar com o Vitor Pereira (se quisesse, tê-lo ia feito).

DC, nem 8 nem 80, a SAD do Porto não é perfeita, mas se considerarmos proporcionalmente todos os clubes do mundo (e mesmo com os erros de apostas nas contratações), é muito melhor que as outras todas (excepção feita talvez ao Bayern e ao Dortmund). Não são, claro, perfeitos.

Cumprimentos

Roberto Baggio disse...

Eu vi o jogo, já. A única coisa que me saltou, realmente, à vista foram as linhas baixas. Eles não jogaram sempre em transição, tentaram construir, e claro, com 3/4 jogadores a aparecerem de forma sistemática na área o cruzamento é boa opção.

António Teixeira disse...

Lá está, mas se tens jogadores que podem mexer o jogo no interior, para que insistes em jogar quase só pelo exterior? Ainda por cima quando os teus extremos não são lá grande coisa?Salvam-se os laterais... Imagina que em vez do Danilo e do Sandro, tinhamos, sei lá, dois laterais tipo Emerson... Já pensaste no que seria o jogo do Porto nesta altura? E pode não ser a melhor opção Baggio, porque pode ter implicações a nível de transição defensiva.
Tentam construir mas não conseguem, dai terem que jogar em transição. Se não conseguem, e se já conseguiram, é porque alguma coisa mudou certo? Se alguma coisa mudou após alguns meses, e a equipa joga cada vez pior nesses momentos, então algo está mal. Para mim, sinceramente, o melhor jogo do Porto foi os 30 minutos contra o Vitória, porque conseguiu pressionar bem, criar inúmeras ocasiões, chegar com a bola controlada à área. O que tem esse jogo em comum? Quintero a 10, Josué a extremo, Lucho mais recuado. Simples.
O baixar linhas é para lá do ridículo. As substituições, principalmente a do Ghilas então, nem comento.

Cumprimentos

DC disse...

Sim Baggio, mas não achaste quase uma regra que não se construísse pelo meio? O Porto não entrou nunca por essa zona...

Estive a ver as estatísticas no jogo directo e o Porto teve uma percentagem de acerto no passe de 75% e do meio-campo para a frente houve jogadores com percentagens de 50 e poucos %. É muita perda de bola, muito ataque perdido.
Quantos desses cruzamentos deram em alguma coisa?
Queres ver que se o Jackson sair para o ano vem o Crouch para o Porto? É que se for pra isto se calhar mais vale mesmo ter os tais pinheiros...

Gonçalo Matos disse...

Alguém está a ver o banho de bola que o Bayern ta a dar em Manchester?

António Teixeira disse...

Eu estava, mas mudei para o Parque dos Princes...

Já não via o Bayern desde a Supertaça, salvo erro. E já se nota uma grande diferença.. Quando liguei o stream estavam para aí 6 jogadores do Bayern na bola e um do City lol

Cumprimentos

António Teixeira disse...

Ylmaz,

O Matuidi bem te enganou, está a jogar, o que vale é que é o Pedro Henriques xD

Vá se lá saber, "jogam de cadeirinha"

hertz disse...

E eu que estava à espera de um Benfica diferente hoje, bastante superior ao que tem apresentado pois é sempre a Champions e aí os jogadores costumam dar o litro para se mostrarem à montra europeia.
E depois, a perder 2-0, com a lesão do Fejsa mete o André Gomes? Fdx

Yilmaz disse...

Como previsto... Benfica esmagado pelo CORREDOR(Van Der Wiel surprendeu-me hoje;excelente jogo).. numa BOLA PARADA,e pela enorme QUALIDADE INDIVIDUAL que ali esta(Ibra,Verratti & cia..)

PS:A jogada que anticipa o primeiro golo é soberba...

http://www.youtube.com/watch?v=kh_x-RK9e4s

..Este PSG tem coletivo!

PS²:Que Maestro este Verratti!.. OMFG..

DC disse...

Confesso que depois de ver o Benfica já não acho o Porto tão mal treinado :P

Este PSG tem uma equipa brutal mas hoje foi um passeio.

Gonçalo Matos disse...

Grande jogada, mesmo.

Optei por ver o Bayern e não fiquei desiludido. Se puderem vejam pelo menos os primeiros 30 minutos. Deram cabo do City. Muita posse, muita pressão, transição defensiva fortíssima, criaram sempre superioridade defensiva e muitas vezes ofensiva. No ataque, os extremos e laterais a procurarem espaços interiores com frequencia, os apoios frontais surgem sempre, cada homem tem sempre pelo menos 3 linhas de passe. Impressionante.
Talvez seja, desde já, a melhor equipa da Europa.

António Teixeira disse...

Caro Gonçalo,

Verdade... Eu também gostei do PSG. Mas acho que este ano, se não houver azares, vai ser passeio para o Munique.

DC, e quanto ficavamos contra estes? xD.. Acho que vai ser um campeonato equilibrado
Cumprimentos

DC disse...

Perdíamos sem dúvida. Mas acho que não passávamos o jogo a ver jogar (nem que fosse jogar só aquela meia horinha á Paulo Fonseca :P).

hertz disse...

Estive a ver o Benfica mas a julgar pelos vossos comentários o Bayern fez um grande jogo. Fico feliz pois gosto bastante do Guardiola e acredito que ele poderá melhorar muito aquele Bayern (ainda mais).

Em relação ao Benfica, aquilo já nem é uma questão de táctica, sistema do jogo nem nada. Simplesmente os jogadores já não estão com o treinador. Não há volta a dar.
O que eu queria no meu Benfica era o Vieira na rua mas como isso não vai acontecer, ao menos que venha o Marco Silva.

Gonçalo Matos disse...

António,

Falta-me ver o Arsenal num jogo mais competitivo e o Dortmund. Mas das restantes candidatas, parece-me que nenhuma está perto do Bayern. Que tal achaste do Lahm a trinco?

DC disse...

Hoje jogou o Mandzukic ficou no banco. Finalmente!

António Teixeira disse...

Do que vi, achei bem.
O gajo faz, de certo modo, lembrar o Xavi. Dá qualidade para sair da pressão, é bom nos apoios, decide bem, etc etc etc

Cumprimentos

LGS disse...

Alguém viu o Benfica na primeira parte? Eu não vi, estava a ver o PSG e uns tipos com camisolas encarnadas, mas o Benfica não vi...


hertz, até acho que a entrada do A. Gomes veio melhorar (também, pior era difícil) o jogo. Nem que seja porque obrigou o Matic a jogar a 6, posição de onde nunca deveria ter saído! E ter saído o Djuricic e o Enzo ter ido para o meio acho que também ajudou. Viu-se logo diferença na ocupação do espaço central entre o Matic e o Cardozo.

O Jesus na flash disse que não estavam à espera que o Zlatan descesse tanto para pegar no jogo, que nos jogos que observaram isso não acontecia... O Yilmaz e o Matos viram e referiram isso no post abaixo sobre o PSG e a equipa técnica do SLB não viu?!?!...

Baggio e restante malta do posse, alguém viu o jogo e vai fazer uma análise? (nem que seja pequenina e em comentário aqui...)

PS: O Cardozo coitado estava deseperado, não lhe chegou uma bola em condições. Fartou-se de trabalhar (embora em vão) e de certeza que amanhã se vão ouvir comentários do género "Aquele Cardozo é um cepo!", "Não se mexe" , etc...

LGS disse...

Estou a ver que tenho de ver o Bayern também. Vocês fazem bom marketing. :)

António Teixeira disse...

Caro LGS,

Até eu que não percebo nada disse perguntei logo se o Zlatan ia buscar jogo e que se fosse ia ser importante

LGS disse...

António,

Pois... enfim, não se percebe este Benfica.

Tu e o DC "queixam-se" do pouco que o Porto joga este ano, mas esse pouco ao pé do nada do SLB é muito.

O JJ veio com a desculpa de que não foi o Benfica que jogou pouco, o PSG é que é "munta forte" e vai andar a lutar pela "champs" mas depois quando lhe perguntaram pelo jogo com o Belenenses fugiu logo à pergunta...

Alguém me explica qual é o mal de um treinador na TV analisar (mas a sério!) o comportamento da sua equipa e justificar as suas opções? Acho que seria pedagógico para os espectadores e afastava logo à partida alguma especulação que pudesse surgir.

hertz disse...

LGS, o André Gomes nem esteve muito mal mas a perder por 2-0 e a ter de fazer uma substituição forçada não seria melhor ter posto a dupla Matic+Enzo no meio e o Sulejmani na ala (ainda pensei no Ola John mas fui ver os suplentes e ele nem no banco estava)?

"O Jesus na flash disse que não estavam à espera que o Zlatan descesse tanto para pegar no jogo, que nos jogos que observaram isso não acontecia... O Yilmaz e o Matos viram e referiram isso no post abaixo sobre o PSG e a equipa técnica do SLB não viu?!?!..." Bem...isso é preocupante

Gonçalo Matos disse...

LGS,

O que é "munta" forte no PSG é a qualidade individual, não é o modelo de jogo. O JJ veio dizer, todo conformado que eles eram de outro nível e que eram jogos perdidos, contra os franceses. Acho isto ridiculo e só demonstra as limitações do seu modelo. Eu acho que ele até analisou as coisas segundo a sua perspectiva (maior qualidade individual, maior qualidade de jogo). Só assim se explicam essas declarações. E com estas declarações, mais vale pouparem os jogadores contra o PSG, se já se entra em campo derrotado.

Quanto aos treinadores explicarem ou não os seus modelos, parte da culpa é da classe jornalística que pouco se interessa por estas coisas. Tu lês uma entrevista a um treinador e pouco dela tem a ver com as suas ideias para a equipa e sua percepção do jogo.

LGS disse...

hertz,

Talvez sim, mas como acho que o problema passava muito pela inferioridade no meio campo não sei se apenas trocar jogadores seria a melhor solução. A entrada do Markovic veio fazer um pouco o que disseste, trazer o Enzo para o meio.

Também não percebo o "desaparecimento" do Ola...

Roberto Baggio disse...

LGS,

"Baggio e restante malta do posse, alguém viu o jogo e vai fazer uma análise?"

Vi a primeira parte com o Ronaldinho e alguns jogadores nossos, depois fomos dar treino. Estivemos mais interessados em aproveitar para dar feedback a eles de várias situações de jogo que estão no nosso modelo, e alguns erros que cometemos, portanto uma análise ao pormenor fica difícil. Mas o que realço é a falta de agressividade da equipa sobre a bola (coisa que falamos muito aos jogadores) e o bloco defensivo demasiado junto na mesma linha. Acho que só havia duas linhas no bloco, uma de 6 e uma de 3 (Cardozo sozinho, nem conta, para mim como linha). Os extremos a juntarem a linha defensiva para tentar fechar os laterais e os restantes 3 a fechar o meio campo. Daí pode-se começar a compreender um pouco o passeio que o Paris deu. Que nem é uma equipa que jogue em posse, mas o Benfica deixou e eles até pareciam jogar noutro modelo.

Depois claro, o Ibra em construção, como o António perguntou aqui, eu não respondi porque o Gonçalo antecipou-se. Se o Jesus disse isso, começo a pensar que ele devia passar no blogue. Porque repare-se que mesmo que ele tivesse num duelo contra Luisão e Matic, ganhava. Depois claro, aqueles executantes são brilhantes. Ibra, então, é de outra esfera, não faz nada por acaso.

LGS disse...

Gonçalo,

" Eu acho que ele até analisou as coisas segundo a sua perspectiva..."

Estava-me mais a referir a uma resposta que ele deu à pergunta: Como se explica a diferença entre o Benfica deste ano e aquele do ano passado?

Ele foge um bocado e responde que o PSGé que jogou muito. O jornalista diz qq coisa tipo "então mas e o jogo com o Belém?" e o JJ responde que ali só fala da champions...

É certo que era uma flash interview mas acho que (dado que o Benfica este ano ainda não fez um jogo de jeito) ele podia ter tentado dar alguma explicação.


"parte da culpa é da classe jornalística..."
!0000% de acordo! Basta ver o tipo de programas "desportivos" que temos...

LGS disse...

Baggio,

"Que nem é uma equipa que jogue em posse, mas o Benfica deixou e eles até pareciam jogar noutro modelo." Mesmo!


Não se percebeu qual era a estratégia do Benfica. Aliás, parecia que não havia...

Já aqui repeti isto tanta vez que de certeza me começo a tornar chato mas volto a repetir: Este Benfica não se percebe...

António Teixeira disse...

Caro LGS,

Pois claro, nós ao menos temos os 25 minutos à Paulinho xD. Sempre dá para mostrar o que devíamos fazer, mas não fazemos porque pronto xD. 25 minutos à Paulinho, uma revolução na intensidade xD. Agora a sério, nós temos a sorte de ter uma estrutura por trás que comete erros, mas na qual confiamos porque, como disse algures, podemos perder este ano mas para o ano ganhamos. A Champions, só lá iamos com o Villas Boas e com o Vitinho, mas com o plantel deste ano. É irreal para os nossos clubes e só com muita sorte. E depois temos melhor defesa (vocês apostam em camiões de extremos, nós em defesas). Penso que uma mistura das duas equipas seria muito forte na europa. Só te pedia o Enzo, Markovic e Ola John.


Caro Gonçalo,

Lá está, o Vitor Pereira não foi nesse paleio e não ganhou porque porque (faltou-lhe um Quintero).

Caro Baggio,

E para quando mais vídeos dos jogos dos teus miúdos? :)
Deviam passar aqui os do Benfas, e os do Paulinho para ouvirem as nossas queixas. Eu e o DC seremos, obrigatoriamente, futuros treinadores do FCPorto, e a chama da vitória passa por nós. Não tem mais que saber xD

Cumprimentos

Roberto Baggio disse...

"E para quando mais vídeos dos jogos dos teus miúdos? :)"

No final, talvez, ou se o Ronaldinho tiver um golpe de bondade e decidir colocar qualquer coisa desta pré-temporada ao final do primeiro mês.
Mas tens de perguntar ao Ronaldinho, porque ele tem mais juízo que eu hahahah.