Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, outubro 29, 2013

“In the box, there is no one better in the air in the world. When we get the ball there he is very, very strong,”

Guardiola sobre Mandzukic


É um jogador que aprecio mais do que Mário Gomez, e para mim, só um motivo o faria sobreviver no modelo de Guardiola: Ser fabuloso no momento de finalização.
Estaremos perante Mário Jardel?!


16 comentários:

Gonçalo Matos disse...

É interessante o Pep referir que aprecia o jogo aéreo de um jogador. No Barcelona raramente viamos jogadores a serem solicitados pelo ar, talvez pela sua estatura.

O Pep tem insistido que não quer fazer do Bayern um segundo Barcelona. Talvez o melhor aproveitamento do jogo aéreo do Mandzukic seja uma das alterações do modelo. Que achas?

Luis Santos disse...

Akwá, não o acho tão bom como o Jardel na finalização, mas acho muito melhor noutros aspectos do jogo, principalmente na fase defensiva.

Gonçalo, acho que o Guardiola tem a preocupação em ter um plano B, coisa que não tinha no Barcelona. Agora remates de longe e cruzamentos têm uma probabilidade de sucesso muito maior e ele tenta aproveitar isso. Não acredito que peça à equipa para "insistir" nos cruzamentos, mas não me admirava que trabalhasse essas situações ocasionalmente, principalmente em bolas paradas (no Barcelona saíam quase sempre a jogar curto).

Gonçalo Toste disse...

"O meu chelsea não ganhava o Calcio, meu Porto não ganhava a premier league, o meu Inter não ganhava a La Liga" José Mourinho.

Cada equipa tem as suas características específicas, porque são a soma das características individuais, assim como os contextos são diferentes, pois a dimensão física do futebol alemão é maior que no espanhol.

Guardiola não pode querer um segundo Barcelona, porque é impossível, o Modelo de jogo será parecido mas terá certas especificidades ( não comparar com a eficacidade do Abel Xavier). E é essa a maior riqueza do modelo do Bayern...

Mas acredito que com o tempo Bayern jogará mais como jogou com o City, sem Mandzukic.... mas este será essencial em certas circunstâncias... nomeadamente internas. Será aquilo que Pep tentou fazer com o Zlatan..

Cumprimentos,

Akwá disse...

Gonçalo Matos,

Acho que os cruzamentos não têm à ver exclusivamente com o Mandzukic. Acho que a agressividade com que os bávaros atacam as zonas de finalização é que os potenciam. O que ele mudou/tenta mudar, é, apenas, o momento em que se cruza. Ou seja, tenta pedir para mover o adversário primeiro, e aproveitar a grande agressividade com que eles atacam a finalização no espaço que ficou livre. Falo nomeadamente das variações de corredor.

Luís,

Eu também não o acho tão bom, mas poderá ser por não ter observado tão bem o jogador?!

Gonçalo Toste,

"Será aquilo que Pep tentou fazer com o Zlatan.."

É só aqui que divergimos.

Pep tentou fazer com Zlatan o que conseguiu depois com Messi. Jogo entre linhas, apoios frontais, qualidade e criatividade a jogar de costas para a baliza, sobretudo combinar com os colegas. Tudo o resto foi, parece-me, puramente acessório. Tais eram as zonas que Zlatan mais pisava no jogo, tais eram as movimentações para abrir espaços aos colegas, tão poucas eram as vezes em que aparecia em zonas de finalização. Depois, como acessório, claro que Zlatan tem uma dimensão física maior, assim como Messi tem uma capacidade de drible e aceleração maior, que depois foi aproveitada.
Contudo, a intenção com Mandzukic nunca poderá ser essa, uma vez que o croata não essas capacidades para jogar com os colegas.

Joao Rodrigues disse...

Apesar dos elogios que o Guardiola lhe faz cheira.me que nos jogos com o Dortumd, e nos jogos mais difíceis da champions, o croata fica no banco, já aconteceu isso frente ao City

Gonçalo Matos disse...

"Gonçalo, acho que o Guardiola tem a preocupação em ter um plano B, coisa que não tinha no Barcelona. Agora remates de longe e cruzamentos têm uma probabilidade de sucesso muito maior e ele tenta aproveitar isso. Não acredito que peça à equipa para "insistir" nos cruzamentos, mas não me admirava que trabalhasse essas situações ocasionalmente, principalmente em bolas paradas (no Barcelona saíam quase sempre a jogar curto)."

Luis, concordo com tudo. Aliás, para mim isso é mesmo o aspecto mais interessante deste Bayern. Eles conseguem alternar passe curto com longo, jogo mais apoiado vs mais directo, com muito mais facilidade que o Barça. Provávelmente não serão tão fortes quanto o Barça no 'tiki-taka' mas em tudo o resto parecem-me ter potencial pra serem do mesmo nível ou superiores.

DC disse...

Desconfio muito destas declarações. Acho que o Pep está a tentar segurar o balneário. Já teve o 1º problema disciplinar com o Robben e deve estar a tentar que mais ninguém fique insatisfeito. E estas declarações surgem depois de jogos em que o Mandzukic ficou no banco.

Sinceramente, acho-o muito fraco e bem pior que o Gomez por exemplo. De cabeça dentro da área o melhor é o Falcao e acho que se fizesse uma pesquisa um pouco mais prolongada encontrava mais uns quantos melhores que o Mandzukic.

Luis Santos disse...

Akwá, o melhor registo do Mandzukic em golos são 16 no Dínamo, longe do absurdo que era o Jardel. Por outro lado, só tem 2 épocas em futebol de topo com menos de 7 assistências. Se calhar, a interpretação errada não é em relação à finalização, mas ao que pode dar no resto do jogo.

Abraço!

Akwá disse...

Sim, poderá ser. Mas não o acho nada de especial relativamente ao resto do jogo. Mas, claro que podes ter razão. É uma boa linha de pensamento.

ABC

Bernard öZilva disse...

Eu prefiro o Mario Gomez*,mas tb tenho de dizer que nenhum deles enche-me as medidas...

Acho que são fracos entre linhas;têm pouca habilidade,pouco critério...

Têm potência e tal.. Fortes no ombro a ombro;nas alturas.. Cabeçudos...

Mas não gosto!...(nunca fui um grande fã de Jardel,tb..)

* http://www.youtube.com/watch?v=BRXr6eZY5CQ

Aza Delta disse...

não percebo, se o mandzukic para o autor é fortíssimo apenas no momento da finalização... como é que o prefere ao gomez que tem numeros bastante superiores?

Akwá disse...

Caro Aza delta, não fui eu que disse que ele era superior ao Gomez nesse momento. Nem Guardiola o disse. Ele apenas referiu que dentro da área, no jogo aéreo não havia melhor. Portanto, deu-nos um indicador claro que aprecia muito a capacidade dele para jogar em zonas de finalização.

Eu não disse que prefiro o Mandzukic por ser superior na finalização que o Gomez. Mais uma vez leu mal, porque não argumentei nada nesse sentido, nem há nada nos comentários que o indique.

Aza Delta disse...

"É um jogador que aprecio mais do que Mário Gomez, e para mim, só um motivo o faria sobreviver no modelo de Guardiola: Ser fabuloso no momento de finalização."

Por favor, explica-me o que queres dizer com este parágrafo.

Akwá disse...

1-Quero dizer que prefiro um ao outro.
2-Quero dizer que o único motivo pelo qual Guardiola opta por o manter no plantel é por considerar que ele é excepcional na finalização. Nomeadamente, como o próprio refere, dentro da área.

Aza Delta disse...

... Mas então repito a minha pergunta: porque é que o preferes ao Gomez?

Akwá disse...

Por motivos que não te consigo explicar, através da escrita.