Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, outubro 26, 2013

Abel Xavier e o conceito de TreinaDOR

Veja-se a partir dos 5:25 min





Se para Abel Xavier isto é a definição de treinador, então já percebo porque é um sofrimento para um espectaDOR ver a sua equipa a jogar.



28 comentários:

João disse...

Quando ele disse "Eficacidade" desliguei o video...

Martins disse...

E o pior é que acredita com muita convicção no que diz...

fred disse...

O que eu achei mais interessante foi a parte que ele gosta que os treinos sejam competitivos e intensos e depois em sessões de 75 min, 40 sem feitos sem qualquer oposição! Como alguém consegue treinar a competitividade e a intensidade a treinar 11 contra 0?!

Para terminar, penso que o olhanense é uma equipa AMADORA pois AMA a DOR, pelo menos é um sofrimento vê-los jogar!

Ronaldinho disse...

Ahahaha muito bom Fred!

Gonçalo Toste disse...

Muito bom! E cada trocadilho que vocês acrescentem com dor, ainda faz isto ficar melhor!

Anónimo disse...

Este discurso foi o melhor momento do meu sábado!
E o cabeleireiro dele é outro AMADOR.. até me dói ver que lhe despejaram um pacote de esparguete na cabeça.

Akwá disse...

É um cultivaDOR, e um dinamizaDOR, veja-se: http://www.youtube.com/watch?v=1B_0TwYWsKg
Campeões do sofrimento, a partir de 11:13 mins

Anónimo disse...

e ganharam: hoje é o dia das pérolas deste blog

Anónimo disse...

Eu pensava que era um video de treino, em que vocês criticavam x e y por x e y... Até que decidi ver... Grande momento! A parte do "inrrelevante", das divagações etimológicas (já agora, o que é lutar a dor?!) "eficacidade" xD...

Btw, mais chocante é o futebol do Barça e do Madrid.

Cumprimentos,
Antonio Teixeira

Carlos disse...

Deixa ver se percei, ele deixa alguns atletas de fora do treino por causa da competitividade e itensidade???

Anónimo disse...

Até aos 5:25 é o mesmo palavreado do possedebolla..

GC disse...

Como é que ainda ninguém se lembrou desta?

É por isso que quem vê o Olhanense é um sofredor, porque SOFRE a DOR!

Rafael Antunes disse...

Top... Mais um que não precisa que o enterrem!!!!! Ele faz esse trabalho sozinho...

Anónimo disse...

Mas como é que estes tipos chegam à primeira divisão?? O critério é ter sido joga-a-DOR?

Rui Dias disse...

Caros entendiddos tal como voçes, tambem eu achei engraçada esta confrencia de imprensa! Obviamente o Abel não tem o dom da palavra...e como tal está a tornar-se motivo de risota! Agora o que vi nesta lista de comentários não foi tanto a critica á sua forma de falar mas sim á sua capacidade e conhecimentos do treino. Sei que por aqui passam pessoas que gostam realmente do jogo e que, em alguns casos, estão directamente ligados ao mesmo! Portanto a questão que vos coloco é a seguinte: É possivel que uma pessoa que fez uma carreira que iniciou em 80/81 no Sporting e que apenas terminou em 2008 ao serviço dos LA Galaxy não percebe nada do treino como querem fazer parece?

Vou deixar-vos aqui a lista de clubes que o Abel representou:

ÉPOCA EQUIPA
2008 LA Galaxy
2007 LA Galaxy
2006/07 Middlesbrough
2005/06 Middlesbrough
2004/05 Roma
2003/04 Hannover 96
2002/03 Galatasaray
2002/03 Liverpool
2001/02 Liverpool
2001/02 Everton
2000/01 Everton
1999/00 Everton
1998/99 PSV
1997/98 Real Oviedo
1996/97 Real Oviedo
1995/96 Bari
1994/95 Benfica
1993/94 Benfica
1992/93 Benfica
1991/92 Est. Amadora
1990/91 Est. Amadora
1989/90 Est. Amadora
1989/90 Est. Amadora [Jun.A S19]
1988/89 Est. Amadora [Jun.A S19]
1987/88 Sporting [Jun.B S17]
1986/87 Sporting [Jun.B S17]
1985/86 Sporting [Jun.C S15]
1984/85 Sporting [Jun.C S15]
1983/84 Sporting [Jun.D S13]
1982/83 Sporting [Jun.D S13]
1981/82 Sporting [Jun.D S13]
1980/81 Sporting [Jun.D S13]

Era preciso ser muito limitado para não conseguir, depois de tantas horas de treino, com treinadores de TOP aprender alguma coisa!

É preciso não querer olhar para não perceber que problema do Olhanense vai muito alem daquilo que é tarefa do treinador!

Não digo com isto que considere o Abel com perfil para treinar, pois creio que muito mais do que o conhecimento, é o perfil que faz a diferença (Quantos exemplos temos de homens que vêm a provar ser bons treinadores num determinado local e em outro local são "comidos vivos" e acusados de maus metodos - VIllas Boas no Porto foi TOp, depois foi horrivel no Chelsea (á boca de muitos) e por fim está a fazer uma boa prestação nos Spurs.

Dizer que o Abel é bom ou mau pelo que o vêm fazer num Olhanense como o dos dias de hoje e dizer que este não sabe o que é o treino(lembra-se do que se passou o ano passado com esta equipa???) é apenas bota abaixismo. Nada tem que ver com futebol!

Alguem neste blog tem mais horas de futebol que ele?....

Akwá disse...

Caro Rui Dias,

1-O Abel Xavier teve uma sessão de treinos exposta aqui no blogue, você viu?
2-Qual é o seu entendimento ao nível de treino/jogo para aferir se o Abel tem ou não conhecimento, baseado naquilo que é o modelo de jogo da equipa que ela treina, e em relação, por exemplo, ao treino que foi aqui exposto? Não entenda isto como um questionar do seu conhecimento, mas sim, como um pedido de explicação do modelo da Olhanense, dos erros, das dificuldades, das mais valias, assim como uma avaliação desse processo com o treino.
3-Quem são esses treinadores de TOP que Abel teve?
4- Relativamente a intensidade e competitividade que eles diz querer ter em cada exercício de treino específico (razão para deixar jogadores de fora de muitos exercícios), onde é que está presente naqueles 20 minutos de treino no Gr+10xGr?!
5-Quantos exemplos quer de ex-jogadores que têm muitas horas de jogo e treino, ao mais alto nível, que não percebem "nada" de futebol?
6-Di Maria tem mais horas de treino e de jogo que eu, e teve treinadores de top, principalmente nos últimos ano com Mourinho e Jesus, e garanto-te que não sabe mais do jogo e do treino que eu, por exemplo.

" Portanto a questão que vos coloco é a seguinte: É possivel que uma pessoa que fez uma carreira que iniciou em 80/81 no Sporting e que apenas terminou em 2008 ao serviço dos LA Galaxy não percebe nada do treino como querem fazer parece? "

Sim é possível.

Jesus já o disse, Mourinho idem, e por aí em diante: "A maior parte dos jogadores percebe pouco sobre futebol". Eu acrescento, quanto mais sobre o treino, que é algo muito, mas muito mais complexo que o jogo em si.

Rui Dias disse...

Amigo Akwa

1 - vi.

2 - A questão é relacionada com o meu conhecimento de uma equipa ou da equipa do Olhanense? De um equipa creio que tenho os conhecimentos necessários. Quanto á equipa em questão não! E passo a explicar-lhe porquê! Primeiro porque a mediatização dada é nula! Logo o meu caro viu um treino (posso estar enganado mas nem sequer era obvio qual a fase do micro a que reportava)ou dois e do treino dele conheçerá...não diria zero...mas pouco mais que isso. E depois porque esta equipa, para alem de ter sido feita a conta gotas, com parcerias loucas, não tem qualquer critério! Não tem um modelo de jogo definido, não tem um objectivo, não tem sequer a garantia de ser sustentavel! Sabendo a situação ctual do Olhanense é facil de perceber que o seio do clube não é o local ideal para um treinador inexperiente se lançar! Foi sim o rosto de uma "campanha" que se tentou fazer! Portanto o Olhanense não tem um modelo de jogo! Defende com 6 homens o jogo todo e não raras vezes com 8 e 9 (o guarda redes nao contou para o meu raciocinio...)! Modelo?...
Quanto á avaliação ao treino...a que posso fazer dos 3 treinos a que assisti é negativa. Mas não nos aspectos técnicos! Aquele grupo de jogadores não é uma equipa de um só clube.
3 - alguns:
Steve McClaren; (trio) Prandelli - el Neri - Rudolf Voller; Fatih Terim; David Moyes; Bobby Robson; Toni; Ivic.
4 - provavelmente por menor valencias da minha parte não alcancei a pergunta.
5 - um jogador de TOP que tem muitas horas de treino e não percebe nada de "futebol" então não é um jogador de TOP! Não é um jogador com mercado durante 15 anos (ou 10 neste caso nas melhores ligas)! Agradeço que me remeta 5 exemplos e que me mostre que estes não percebem do jogo, e mais que isso, da forma como uma equipa se prepara para as diferentes vertentes das competiçoes (ou pré-competições).
6 - muitos parabens! Deste ponto fujo já :)

"Sim é possivel" - é a sua opinião. Neste caso é so isso que podemos dar. Opinião. Nada há de cientifico no que defende, e não vou sequer falar da logica da afirmação. O jogo não é estáctico para que seja possivel mecanizar o jogador a fazer o que está pré formatado. Como tal, é preciso que este perceba o que o jogo lhe pede que faça dos diversos duelos! Ou seja, se o jogador não percebe do jogo, joga mal! Se joga mal, não é um atleta de topo porque nunca lá chega. É a minha opinião.


"Jesus já o disse, Mourinho idem, e por aí em diante: "A maior parte dos jogadores percebe pouco sobre futebol". Eu acrescento, quanto mais sobre o treino, que é algo muito, mas muito mais complexo que o jogo em si."

Disseram? Em que circunstancias? Recordo-me de alguns casos especificos em que Mourinho e Jesus já falaram desses temas! Não recordo nenhum caso em que algum deles tenha dito "O jogador X que tem 30 anos de idade e representou varios clubes de topo a bom nivel percebe pouco de futebol!".

Nunca esquecer que um bom treinador é acima de tudo um leitor do ser humano! Não o sendo, nunca será um treinador de topo! Não sei se é esse o problema do Abel, e posso estar enganado mas ainda o iremos voltar a ver num outro banco de suplentes. Veremos nessa altura se estas afirmações aqui proferidas fazer sentido. No mais o que sei é que o Abel esteve á frente duma equipa destroçada e criada a partir de pontas soltas e que, como tal, lhe aconteceu o que aconteceria provavelmente a qualquer outro! Sei tambem que o clube de Olhao vive uma fase muito complicada na sua historia e infelizmente tem um presidente que (como tem ficado bem claro nos ultimos anos) não defende o clube, a equipa e o treinado!

Infelizmente o nosso futebol é o espelho da nossa sociedade e a maioria das pessoas olha cegamente para um ponto, descorando todos os outros que o rodeiam! O Abel poderá vir a revelar-se o pior treinador do mundo, mas goza-lo como aqui se fez, não faz qualquer sentido pois não há dados para tal conclusão!

Infelizmente mais um despedimento de um treinador...sorte ao Paulo Alves!

Saudações



João Tudela disse...

Akwa wins by fatality.

João Tudela disse...

Akwa wins by fatality.

Akwá disse...

Caro Rui Dias,
Boa argumentação. Obrigado pelo comentário. Como disse, e bem, são opiniões. Tenho a minha que se prende com os jogos que vi da equipa e análise do modelo. Também tenho a opinião que desses treinadores que ele teve, se aproveitam 2.
Cumprimentos

Rui Dias disse...

Amigo Akwa,

Pois :)

Pena não se terem ficado pelas parcas palavras na altura de tratar mal alguem que até hoje honrou sempre os locais pelos quais passou (muitos deles instituiçoes nacionais!)!

Lamento que se tenha sequer dado ao trabalho de sustentar as suas afirmações mas percebi a ideia!

Peço desculpa por te-lo maçado!

Cumprimentos.

Akwá disse...

Caro Rui Dias,
Se quiser posso rebater, mas acho que não sairemos daqui.contudo, aqui vai:

2-Obviamente você conhece mais do contexto do clube em si do que eu que só vi alguns jogos (3) da equipa em questão. Então só falo do que se passa la dentro, em relação ao que o Abel exterioriza.

3- Só considero o Prandelli e o Robson (no aspecto humano).

4-Ele na conferência disse que não fazia peladinhas. Só exercícios específicos, com muita competitividade e intensidade. E foi essa a justificação para ficarem jogadores de fora de alguns exercícios de treino. a minha questão prendia-se com: Intensidade e competitividade num 11x0?

5- Atenção ao "nada". eu coloquei entre aspas de propósito. No sentido de demonstrar que obviamente os jogadores ganham competências ao nível de jogo, mas que na maior parte das vezes essas competências não compreendem o "todo" que é um jogo de futebol, pela sua complexidade em todos os momentos, pelo crescendo de organização colectiva de todas as equipas, e pela evolução que o futebol teve. Assim, pelo maior, muito maior, grau de complexidade que tem o entendimento do treino, entendo que muito pior será a percepção deles para o que se está ali a passar.

Para mim, não chega jogar nos maiores clubes para ser um jogador de TOP, nem jogar na selecção nacional. É preciso, dentro do entendimento que tenho do jogo, cumprir com princípios técnicos e tácticos para que se possa falar de TOP. A minha avaliação é portanto diferente da sua.

Não foi maçada nenhuma.

Rafael Antunes disse...

Ganhou a um adversário direto, e foi demitido!!!

O Costinha também já foi... Será que vão fazer um intercâmbio Paços de Ferreira - Olhão?!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Não compreendo, sinceramente, a defesa geral que centenas de pessoas fazem do treinador Abel Xavier. Até porque ainda não vi nenhum argumento que faça sentido.

Fala bem? Olha calha bem porque no outro dia esteve em Lisboa o Habermas... Será que o convidaram para treinar o Olhanense? Ele é filósofo. Fala bem pra caramba!

Rafael, o Paços já conseguiu melhor do que esses dois: o Henrique Cá-listo. Enfim. Acho que o Paços tem grandes hipóteses de passar de terceiro classificado a despromovido.

Rui Dias disse...

Caro Edson

E percebe que se diga que é mau treinador com base num vídeo de um treino e meia dúzia de jogos realizados com um plantel pessimamente mal construído? Acha que isso já tem lógica?

Se não podemos dizer que um jogador é bom ou mau sem se ver alguma contundido de jogo só mesmo, como podemos fazê-lo com um treinador?

Não vi aqui ninguém defender que o Abel é bom treinador, muito me os que o é por ser bom orador (mal de quem o achar bom orador :) )!

O que aqui se defendeu foi que não é possível definir se é bom ou mau com os dados disponíveis até agora!

Quantos exemplos temos de treinadores de topo que durante a sua carreira tm equipas que jogam um futebol sofrível?

Daqui por uns meses veremos o que conseguiu o Paulo Alves (um relativamente experiente e médio treinador) fazer com esta organização que o olhanense tem!

Que grande resposta teve a direcção do passos esta época! Felizmente provou-se que o crime não compensa! Espero que o presidente saia e que dê lugar a alguém com espinha dorsal! Infelizmente conseguiu estragar tudo o que de bom fez ao longo destes anos em meia dizia de dias!

É triste ver ao que chegou uma das melhores "escolas" de treinadores do pais!

Desta vez ganhou a honestidade!

Edson Arantes do Nascimento disse...

Desculpa lá mas eu vi o Olhanense jogar várias vezes e aquilo não tem ponta por onde se lhe pegue.

O Costinha, de quem eu desconfio bastante, e mesmo perdendo dez jogos em dois meses, demonstrava mais trabalho que o Abel.

E já percebi que a tua noção de topo é diferente da minha. Olha, para mim o Abel Xavier nunca foi um jogador de topo.

E se ele honrou as camisolas por onde passou não fez mais do que a sua obrigação - e também não é por isso que foi um jogador de topo, ou que vai ser um treinador de topo.

Sobre a defesa que fazes do Abel Xavier, criticando o clube, pois eu também te posso dizer que de certeza que ninguém apontou uma pistola ao homem para ir até ao Algarve.

E dos problemas do Olhanense toda a gente sabe. O Abel Xavier foi-se oferecer ao clube. Então agora que arque com as consequências.

E, já agora, que se deixe de merdas como aquelas que estavam no exercício aqui publicado noutra ocasião. Mesmo não conhecendo todo o contexto e mesmo do alto da minha ignorância sobre o treino sou capaz de dizer, sem medo de errar, que métodos daqueles não o levarão a lugar algum...

Rui Dias disse...

Amigo Edson,

Comparar o Olhanense com o Paços de ferreira é como comparar alhos e bogalhos...

O paços é um clube organizado, com contas em dia! Tem um plantel estável que, tirando o que aconteceu este ano com aquelas negociatas do final da epoca, nunca mexe em mais que 2/3 jogadores!

O Olhanense por sua vez...voçe sabe!

Quanto ao abel se ter oferecido ao Olhanense...até aceitava que voçe afirmasse uma coisa dessas há uns dias atrás...mas nunca depois de tudo o que foi esclarecido nos ultimos dias! Isso não só não é verdade, como foi uma escolha da SAD e do investidor do clube! Agora se me disser que não foi o presidente Isidro a escolhe-lo, digo-lhe que está correcto!

Não está aqui em causa se o Abel deve ou não arcar com as conseguencias, aliás, fica bem claro na conferencia de imprensa que aqui foi publicada que o unico que deu a cara foi mesmo ele! Portanto não fugiu ás suas responsabilidades!

É uma cultura que cada vez mais desenvolvermos esta de ter-mos alguns conhecimentos de uma determinada materia e dar-mos por nós a ser doutorados no tema!

O aqui defendi e volto a defender é que com os dados disponiveis e face á envolvente em que o treinador foi inserido não se pode dizer que é mau! Quanto aos metodos que utiliza, concluo que as pessoas que aqui comentaram os desconheçem (á excepção do que viram num unico video!) e como tal parece-me apenas critica facil!

Uma ultima pergunta...O Van der Gaag é bom ou mau treinador? É que eu vi varios jogos do belem este ano e aquilo não tem ponta por onde se pegue (e obviamente não estou a falar dos jogos em que ele já não é treinador do clube...)!

Volto a dizer que criticar sem conhecimento da causa é facil...

Anónimo disse...

a bola para vós é quadrada