Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, setembro 14, 2013

Zidane - Varane

"O melhor que [Varane] pode fazer é apoiar-se no que fazem [Sergio] Ramos e Pepe."

Varane, por favor, não faças isso. Só desta vez, não oiças o Zidane, a não ser que não queiras continuar a ser o melhor central do Madrid.


O que é que esse menino tem a aprender com os outros dois?!
Quem é que deve ensinar quem?!
Os estatutos têm que começar a cair...

65 comentários:

Ronaldinho disse...

Esse puto é quase perfeito a defender, nada a ver com os outros dois neandertais graças a deus

DC disse...

Desde que chegou a adjunto do Ancelotti o Zidane só tem dito m****.
Não sei se é o que pensa ou se são coisas que o mandam dizer mas tem claramente muito menos classe a falar do que tinha a jogar.

Aliás se ele pensa assim, como jogava daquela forma?

Yilmaz disse...

Özil precisou de 10minutos pra fazer sua primeira asistencia... Incredible..

Yilmaz disse...

E iam duas em menos de 15 se Walcott não tinha falhado...

Yilmaz disse...

Eriksen tbm já da outra pinta aos Spurs...
Assist pra ele tbm..

Yilmaz disse...

WTF assist pra Paulinhoo... o_O

Anónimo disse...

Se avalias por uma ou outra exibição do Pepe e do Ramos, então estamos conversados.

Yilmaz disse...

Barça tem Xavi/Iniesta/Messi.. Arsenal tem Ramsey(22 anos)/Wilshere(21 anos)/Özil(24anos)...

Grande futuro esta equipa..

PS:Tiago Mendes com os seus 32 e picos é melhor que todo o meio campo da Selecção(Veloso-Moutinho-Meireles)reunido:

http://www.youtube.com/watch?v=FtoIJy7PfPw

O meio campo de Portugal deveria ser este Tiago-Moutinho-Josué(Manuel Fernandes)!

Gonçalo Matos disse...

O Tottenham tem um plantel que promete muito mas neste momento não são nada de especial colectivamente. Faltam sempre apoios perto do portador da bola e estão sempre muito dependentes de acções individuais. Como visto hoje, pela qualidade individual e pela capacidade física vão ganhar à maioria das equipas.

Alguém viu o miudo do Man Utd, Januzaj a jogar? Não engana aquele.. Excelente toque de bola, excelente leitura de jogo, execução boa, decisão ainda melhor. Fantástico

hertz disse...

"O que é que esse menino tem a aprender com os outros dois?!" Só se for dar porrada como se não houvesse amanhã.

Jorge Fernandes disse...

De facto este miúdo, a aprender com os outros so se for a falar português ou espanhol, e mesmo assim... porque de resto é melhor do que ambos... Mas o Sérgio Ramos nunca sairá da equipa. O Mourinho tentou deitar abaixo os estatutos e caiu por causa disso...

Yilmaz disse...

Mourinho com tão bom plantel nem consegue pegar no jogo,incrível...


PS:É que o chelsea pode quase fazer duas super-equipas:
Cech;Ivanovic-Luiz-Terry-Cole;Ramires-Lampard-Mata;Hazard-Eto'o-Schurrle

Schwarzer;Azpilicueta-Cahill-?-Bertrand;Essien-Mikel-Oscar;Willian-Torres-De Bruyne

E ainda tem Van Ginkel,Demba Ba...

Yilmaz disse...

Eu punha toda a carne criativa no assador;assim(4-4-2 losango):

...........Cech...........

Azpi...Luiz....Terry...Cole

..........Lampard..........

......Oscar.....Mata.......

..........Hazard...........

........Eto'o...............
.............Torres.........

hertz disse...

Vejam bem estas declarações. Não admira que a Académica, para além de não jogar nada, esteja quase em último:
«Para mim o jogar bem é ganhar e adquirir os pontos necessários» - Sérgio Conceição

Gonçalo Matos disse...

A Académica deve ter a direcção mais masoquista da história do futebol.

hertz disse...

A direcção da Académica já deve ter outro treinador, ex-jogador do Porto, debaixo de olho para o futuro...

Roberto Baggio disse...

Anónimo,

"Se avalias por uma ou outra exibição do Pepe e do Ramos, então estamos conversados."

Bom, baseado em todos os jogos que vi, nos últimos 3 anos de Ramos e Pepe, posso dizer que, na minha opinião, com Ramos ele pode aprender como se fazem penaltis, e com Pepe aprende como se faz para ser expulso.

Jorge Fernandes disse...

Quem viu o jogo de hoje confirma o que aqui esta

Roberto Baggio disse...

Jorge, estava a comentar isso offline com o Gonçalo e o Ronaldinho, que o Ramos e o Pepe estavam a dar outro festival hahahaha. Deus salve esse puto da influência deles

Anónimo disse...

Grande jogada colectiva pela faixa do Real Madrid no golo do Bale:

http://youtu.be/FlkavYdxpvM

Demonstra que nem sempre é necessário ter a obcessão para vir para dentro encontrar maior probabilidade de passe, quando existe qualidade nas movimentações dos jogadores.

Anónimo disse...

Se Bale já marca, o que falar do quanto joga Neymar?

http://youtu.be/WM8th9Vo9fE

Claramente está a adaptar-se bem ao estilo de jogo do Barcelona, ao contrário de muitos profetas que diziam que o rapaz era apenas um "brinca-na-areia".

Anónimo disse...

«Bom, baseado em todos os jogos que vi, nos últimos 3 anos de Ramos e Pepe, posso dizer que, na minha opinião, com Ramos ele pode aprender como se fazem penaltis, e com Pepe aprende como se faz para ser expulso.»
Sim... até parece que com um Piqué ele iria aprender a fazer carrinhos que desarmassem realmente os adversários, ou que iria aprender com Puyol a fazer a espargata, ou com o Marcherano a grande arte de distribuir fruta.

O Ramos no último europeu foi um esteiro na defesa da Roja. O Pepe foi simplesmente o melhor central desse europeu, com exibições elevadíssimas. Escrever o que escreveste é de alguém que não tem sensibilidade nenhuma para isto e olha mais para as preferências clubísticas do que realmente para o jogo e os jogadores.

Daniel Martins disse...

O que o anónimo das 11h10 disse de certa forma é verdade. Sérgio Ramos teve um 2012 de bom nível, culminando num Europeu ainda melhor. E Pepe na minha opinião tem sido o jogador mais regular na nossa selecção desde que adquiriu a nacionalidade portuguesa, seguido por Moutinho.

Agora para mim também é verdade que o Pepe no Real parece que joga menos na antecipação e mais na porrada, e o Ramos sempre foi um jogador sobrevalorizado (principalmente pelos espanhóis), que tem muitas falhas de concentração e que abusa do jogo duro. Tem um bom passe vertical, um óptimo jogo aéreo e nada mais. Gostava mais das exibições dele a lateral direito. O Varane fazia melhor em observar os jogos do Garay e do Otamendi, porque como se viu ontem em Villarreal, com aqueles dois aprende muito pouco.

Anónimo disse...

Tenho que concordar com um dos anónimos.
Se o Varane pouco aprende com esses dois, também o Bartra pouco vai aprender com os outros. A meu ver, todos eles (os do Madrid e os do Barça) muito sobrevalorizados (mais os do Barça). Mas, também, e pese embora as lacunas que têm, são todos de top. O que não quer dizer que sejam os melhores, como se foi fazendo crer nos últimos anos. Claro que há uns que têm características que agradam a certos leitores, verificando-se o oposto. Logo é natural que alguns prefiram o Pepe, com a sua capacidade física e agressividade mas que comete erros posicionais, e outros prefiram o Piqué, que se posiciona bem mas que cada vez que sai da sua zona é comido. Muito sinceramente, neste momento, preferia o Garay e o Otamendi. Se tivesse que trocar um seria definitivamente pelo Pepe, apesar de tudo. Acho que num modelo de pressing mais alto, o Pepe é um jogador muito viável desde que acompanhado por um companheiro que o entenda e que corrija as acções dele. É a mesma situação do Mascherano. Só que nenhum dos dois tem esse colega, pelo perfil do Ramos e do Piqué (talvez o Puyol o seja). Acho que o grande problema nessas análises é que, normalmente, e em virtude dos dois paradigmas que se criaram e que opõem o Madrid ao Barça em tudo, ou praticamente tudo, os leitores tendem a valorizar o Pepe naquilo que o Piqué não tem, e vice-versa, e ignoram o que o outro tem. Depois, claro, cai-se no erro de achar que o Piqué é perfeito porque se posiciona bem (aqui num modo redutor do jogador, a título de exemplO) e que o Pepe é perfeito porque tem muita agressividade (no bom sentido). Nenhum dos dois é perfeito, muito longe disso. Mas, sinceramente, o Piqué parece-me melhor central para qualquer modelo. Apesar de um jogar no Barça, num modelo de posse e pressão, preferia o Pepe. Dos 5 o melhor é o Puyol, ou aliás, era, porque já nem devia ter o papel que tem, mas pronto. Potencialmente e actualmente, o Varane dá 10 zero ao Bartra, apesar do último ser bom, a sua gestão foi terrível, e talvez tenha perdido algum espaço de evolução no ano passado.

Sobre o Neymar, gostei do que vi ontem, aliás, do pouco que vi. Nota-se, ainda assim, algumas falhas na execução, em virtude de haver menos espaço e tempo para pensar, principalmente ao nível do passe (a tomada de decisão num ou noutro lance não é ideal também). Não gostei do Messi ontem, apesar do slalom, acho que estava muito trapalhão com a bola, e um pouco lento a pensar o jogo. Mas pronto, já se sabe o que pode fazer a segundos do fim.
O Madrid não vi.
Vi o Porto, e gostei de algumas coisas, principalmente do posicionamento do Licá na construção, entre linhas (e do Quintero também); a equipa, contudo, e mais na segunda parte, pareceu mais lenta e com a cabeça fora do jogo. O Quintero não apareceu muito, mas quando apareceu apareceu bem, pela qualidade de passe e inteligência, especialmente. Como diz o comentador, cria sempre problemas novos, i.e., é um jogador muito criativo. O Defour gostei. O Fernando parece melhor, apesar de falhas na execução. O Jackson não esteve muito em jogo. Lucho entrou bem; Danilo mal a definir mas bem, geralmente; Sandro não foi dos melhores, mas não foi dos piores; Centrais bem tirando um ou outro lance; Licá foi dos piores jogos, porque esteve pouco interventivo; Varela é capaz do melhor e do pior, mas acho que esteve bem, apesar das decisões.

Cumprimentos,
António Teixeira

DC disse...

António, o Fernando parece melhor???
Pior jogo que já o vi fazer com a camisola do Porto. Se tivesse jogado assim contra o Atlético de Madrid, por exemplo, levávamos 4 ou 5.

É ridícula a ideia do Paulo Fonseca de o colocar a iniciar a construção praticamente sem apoio. Ele pega no jogo e já só tem os centrais perto dele, de resto sobe tudo no terreno e deixa-o sem uma linha de passe minimamente fácil.
Vamos sofrer muito com isto na Champions.

Quanto ao Messi ontem o slalom não foi o melhor que ele fez. Basta ver o 2º golo do Barça para ver a qualidade.

Quanto a Pepe e Ramos assino por baixo o que disse o Baggio. Horríveis, mas como são armários (e principalmente como jogaram tantos anos para o intocável Mourinho) o pessoal ainda gosta deles.

Anónimo disse...

Caro DC,

Parece melhor na medida em que arranja soluções novas. Claro que não executa como os outros. Ele normalmente tem apoios na construção, mas ontem houve alturas em que a equipa não estava a jogar bem principalmente em organização. Os erros do Fernando são quase sempre técnicos.
Como disse, não vi o jogo todo. Ele na primeira parte estava a executar mal muitas vezes, parecia trapalhão xD. O slalom na medida em que é um golo no último segundo quase, em que o gajo criou aquilo basicamente sozinho sob pressão.

DC, o Pepe não é horrível. Não sei onde vão buscar essa ideia. O Piqué é o que então?
Não é por jogar para o Mourinho ou por ser armário, é porque oferece coisas ao jogo que certas pessoas podem gostar.

Cumprimentos,
António Teixeira

Yilmaz disse...

Carvajal fez mais nessa jogada do que Arbeloa em toda sua passagem a Madrid(sua carreira?)...

Yilmaz disse...

Nacho não sera o tal jogador onde um gajo diz "eh pah eu também podria ser jogador profissional ca....!"?...

Lateral-esquerdo...

Yilmaz disse...

Tristiano já é o m€£hor do Mundo...

CR17(000.000)

Roberto Baggio disse...

Anónimo das 10:55

"Demonstra que nem sempre é necessário ter a obcessão para vir para dentro encontrar maior probabilidade de passe, quando existe qualidade nas movimentações dos jogadores."

Quem disse que era necessário vir dentro? Se alguém disse, onde está isso?
O que dissemos, é que é melhor, tendo em conta as múltiplas opções de passe...
Não dissemos que pelos corredores laterais não se fazem golos. Nem dissemos que não se podem elaborar jogadas ali. Nem tão pouco que não se pode criar ali superioridade numérica para que o lance se resolva de forma colectiva...
Admito contudo que foi uma brilhante dedução da tua parte, que nós tenhamos dito alguma coisa do que citei acima. Mostra que não percebeste nada do quem tem vindo a ser defendido aqui.

Anónimo das 11:04,

"Claramente está a adaptar-se bem ao estilo de jogo do Barcelona, ao contrário de muitos profetas que diziam que o rapaz era apenas um "brinca-na-areia"."

Sim, ele está a adaptar-se bem. Mas ainda vai levar muito tempo para materializar todo potencial que tem.

Anónimo das 11:10,

"Sim... até parece que com um Piqué ele iria aprender a fazer carrinhos que desarmassem realmente os adversários, ou que iria aprender com Puyol a fazer a espargata, ou com o Marcherano a grande arte de distribuir fruta."

Dá sempre gozo discutir assim, com tipos que vêm cá dizer coisas que não dissemos...
Diz-me onde leste que Varane, se fosse para o Barcelona não seria o melhor central deles? Diz-me onde leste que não é o melhor central a jogar na liga espanhola? E diz-me, principalmente, onde leste isso que citaste?!

Agora uma coisa é verdade, com Puyol e Piqué ia aprender muito mais do que com Pepe e Ramos, que é sobretudo o que lhe falta, na minha opinião, para ser o melhor: Qualidade com bola (Piqué) e controlo da linha defensiva (Puyol).

"O Ramos no último europeu foi um esteiro na defesa da Roja."

Dependendo dos teus padrões para avaliar comportamentos defensivos e ofensivos do Ramos, admito que possas ter razão, nos meus não. Nos meus, nem por isso. E os meus são simples: contenção, cobertura, reacção, qualidade de passe, criatividade, criação de linhas de passe, controlo de largura, controlo de profundidade, agressividade (não confundir com agressão) sobre os espaços, agressividade sobre a bola, capacidades físicas, 1x1.

"O Pepe foi simplesmente o melhor central desse europeu, com exibições elevadíssimas."

Novamente, admito que pelos teus padrões possas ter razão, mas pelos meus não.

"Escrever o que escreveste é de alguém que não tem sensibilidade nenhuma para isto e olha mais para as preferências clubísticas do que realmente para o jogo e os jogadores."

Sim, eu sou do Barcelona, apanhaste-me hahaha, grande maluco, como é que descobriste isso?!

Roberto Baggio disse...

Daniel,

"O que o anónimo das 11h10 disse de certa forma é verdade. Sérgio Ramos teve um 2012 de bom nível, culminando num Europeu ainda melhor. E Pepe na minha opinião tem sido o jogador mais regular na nossa selecção desde que adquiriu a nacionalidade portuguesa, seguido por Moutinho."

Concordo que o Ramos esteve a bom nível. Não concordo que esteve melhor que o Piqué, pelos padrões que defini acima.
Concordo que o Pepe tem sido o melhor central a jogar pela selecção. E daí já podes perceber a falta de qualidade no centro da nossa defesa. Pepe já foi muito bom, quando se preocupava mais com outras coisas. Agora preocupa-se mais com bater nos adversários, e com bola acrescenta zero, portanto...

Yilmaz,

"Carvajal fez mais nessa jogada do que Arbeloa em toda sua passagem a Madrid(sua carreira?)..."

Arbeloa faz check em todos os comportamentos defensivos que referi nos comentários anteriores, só não tem a capacidade física e o a criatividade com bola. É um jogador que eu eu gostaria de ter em qualquer equipa que treinasse. Talvez não fosse é tantas vezes titular.

Gonçalo Matos disse...

Baggio,

Diz aí 2/3 centrais bons, pra malta poder observar o que dizes. Eu acho que a dupla do Dortmund cumpre a maioria dos atributos que disseste. A do Porto no ano anterior também tinha muita qualidade.

DC disse...

Hummels, Thiago Silva, Kompany, Chiellini (embora jogue num esquema diferente), Varane, Piqué (quando não está só a pensar na Shakira), Otamendi, Garay, Javi Martinez, Koscielny, Vertonghen...

Para mim, alguns dos melhores centrais do mundo. Nada de Pepes ou outros que fazem do físico o único atributo.

Anónimo disse...

A dupla do Dortmund vive muito do filtro defensivo que é aquele meio-campo amarelo e negro. Subotic e Hummels são belíssimos centrais, mas não são todos poderosos. Ambos têm uma forma de jogar muito na linha da dupla Ferdinand e Vidic.

Anónimo disse...

Impressionante como ninguém referiu o nome do David Luiz?! Esse sim um central moderno que tem tudo para ser o melhor do mundo.

Anónimo disse...

Otamendi e Koscielny?! E ainda criticam o Pepe... Lol!

Roberto Baggio disse...

Gonçalo,

Não é necessário... Se forem observados os critérios pelos quais avalio, não preciso dizer nomes, eles saltam facilmente à vista.
Portanto isto depende do entendimento que cada um tem e das coisas que cada um vê. De que vale eu dizer nomes se não se consegue ver os critérios que referi?

Anónimo, o David Luiz tem potencial, concordo. Mas não concordo que tenha para ser o melhor do mundo. Tem para ser dos melhores, mas ainda não o é. Ainda faz muitas asneiras. Mas acho que vai estabilizar com Mourinho.

Jorge Fernandes disse...

Este Rinaudo, nem com o LJ que é muito bom a trabalhar a posição 6 vai lá,... no tempo que esteve em campo muito mau.

Viste o jogo? Se sim gostaria de saber a tua opinião

Anónimo disse...

Caro DC,

Mas o Pepe só se vale do físico é? Eu não digo que o gajo seja dos melhores, mas isso é, para além de redutor, uma visão errada do que é o jogador. Podes dizer mil e uma coisa deles, mas isso não é verdade. Volto a dizer, num modelo de pressing mais alto, prefiro o Pepe ao Piqué. Aliás, porque não condenas o Piqué? Diz-me, qual o último ano em que o Piqué fez uma época decente?

Baggio, lá está, os critérios, dai dizer que o jogador x é melhor no contexto N que o jogador y. A qualidade tem que vir definida no contexto, porque há contextos que exigem coisas que certos jogadores, por melhores que sejam, não conseguem. Isso em nada influencia a capacidade ou potencial do jogador, o facto de ser melhor que outro ou, até, a qualidade do contexto. Visto que certos modelos são maus, mas conseguem explorar no melhor as virtudes de um determinado jogador cujas características não seriam tão viáveis noutro modelo (e.g. o Salvio). De igual modo, as situações com que se depara um central num modelo de posse são menos complexas do que noutro tipo de modelos. Podes, até, limitar as acções do jogador porque, por exemplo, sabes que o adversário só vai sair no flanco em transição e com, imagina, três jogadores. Logo, obrigas o jogador a defender de acordo com o número de colegas (que nunca varia muito), com o espaço e o posicionamento dos colegas (que, normalmente, não oferece grandes variações, estou certo?). Ainda para mais, esse central nesse modelo vai ter muitas menos situações em Organização defensiva e transição defensiva (em que lhe seja pedida uma acção muito complexa) do que um jogador noutro modelo. Assim, é menos provável ele errar (sabendo que o jogador acerta mais de metade das vezes), parece-me (e estou na dúvida aqui na questão probabilística).

Concordo com o David Luiz.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Jorge,
O Rinaudo é um daqueles duelos infinitos que tenho com Miguel Nunes e não conseguimos parar de contra argumentar sem sair da mesma ideia inicial.
António,
Respondo mais logo, não li com atenção

DC disse...

"Mas o Pepe só se vale do físico é? Eu não digo que o gajo seja dos melhores, mas isso é, para além de redutor, uma visão errada do que é o jogador."

Praticamente sim. Comete erros gritantes de posicionamento e abordagem aos lances em todos os jogos sem excepçãoo. Se tens dúvidas vai ver o jogo em Dortmund no ano passado. A valência física dele contra adversários fracos fá-lo parecer muito bom porque é mais forte e mais rápido que os outros e assim vai compensando os erros com a aceleração ou impulsão que tem. Agora quando defronta grandes jogadores isso já lhe vale de pouco. De resto, tecnicamente é miserável, não acerta um passe longo, por exemplo. Aliás lembro-me bem do coitado do Quaresma a aquecer no Dragão com ele e a ter que correr atrás das bolas todas que supostamente lhe teriam que chegar ao pé.
A não ser que me digas outros atributos não físicos nele que aches de topo. Não é inteligente, não tem boa técnica, não tem bom passe, não sabe ler o jogo, perde a concentração rapidamente. É bom nalguma coisa que não seja física?

"Podes dizer mil e uma coisa deles, mas isso não é verdade. Volto a dizer, num modelo de pressing mais alto, prefiro o Pepe ao Piqué. Aliás, porque não condenas o Piqué? Diz-me, qual o último ano em que o Piqué fez uma época decente?"

Lá está, pressing mais alto por causa do físico do Pepe, que como é mais rápido recuperar mais facilmente para a baliza caso seja ultrapassado. Agora porque prefiro o Piqué? Primeiro porque nem fisicamente perde muito para o Pepe.
Segundo porque é dos centrais com mais técnica no mundo.
Terceiro, porque tem uma capacidade de sair a jogar que o Pepe nunca teve nem nunca terá.
Quarto porque é muito menos agressivo (no mau sentido) e faltoso.
Quinto, porque se posiciona muito melhor...

Queres que continue?
E isto estou a falar de casos genéricos. Obviamente que o Piqué treinado pelo Tata não é o Piqué treinado pelo Pep. Mas isso não tem nada a ver com ele. Se o treinador o manda chutar para a frente ele não tem culpa, se o treinador agora o manda marcar homem-a-homem nos cantos ele só tem que fazer o que o mandam.

Agora, o Pepe foi repreendido inúmeras vezes pelo Mourinho por falhar posicionamentos TREINADOS.

Continuo a dizer, só se fala do Pepe porque ele é um armário. Com o corpo do Ricardo Carvalho nunca teria passado duma distrital.

Anónimo disse...

Caro DC,

O Pepe é tão mau no passe longo quanto é o Bruno Alves e quanto seria, quase, o Iniesta, daquela posição. Que erre em optar por isso, já é outra coisa.
Não tem técnica?!?! O Piqué é melhor que o Pepe na condução? O Piqué tem situações difíceis de resolver? Passes para o lado até o Mangala.
Perde muito para o Pepe fisicamente, da mesma maneira que o Pepe perde para ele no posicionamento. Isso do menos faltoso não é válido, o jogador expoem-se em menos situações em virtude do modelo. Para além disso, o argumento é irrelevante acho.
De qualquer dos modos, dou te o posicionamento.

Agora, queres falar dos erros do Piqué? Ou a culpa é sempre do mister e do Mascherano? É que são três anos a um nível razoavelmente baixo, para aquele que se dizia o melhor do mundo. Talvez tenhas dito algo da Shakira que lhe assenta que nem uma luva.

Prefiro o Pepe pela agressividade que dá e, como disseste bem, pela capacidade de recuperação (uma coisa em que dá vinte zero ao Piqué). São dois centrais com muitos defeitos e muitas virtudes, dizer que um é melhor que outro, aceito, agora que um é um armário e o outro é um deus da bola, é que não.
Volto a perguntar, onde estava o Piqué contra o Cristiano, por exemplo? E onde estava o Pepe contra o Messi?

Cumprimentos,
António Teixeira

DC disse...

"O Pepe é tão mau no passe longo quanto é o Bruno Alves e quanto seria, quase, o Iniesta, daquela posição."

Não estás a falar a sério, pois não? Pepe igual a Iniesta no passe? LOL

"Não tem técnica?!?! O Piqué é melhor que o Pepe na condução? O Piqué tem situações difíceis de resolver?"

É, de muito longe. Tem e com o Guardiola nunca as resolvia com pontapé longo, logo resolve-as de forma muito mais difícil.

"Perde muito para o Pepe fisicamente, da mesma maneira que o Pepe perde para ele no posicionamento."

Se valorizas as duas coisas da mesma forma não posso fazer nada. É como valorizar a capacidade de drible da mesma forma que a capacidade de decisão.

"Isso do menos faltoso não é válido, o jogador expoem-se em menos situações em virtude do modelo."

Não é válido porque não te apetece? O Piqué joga, ao contrário do Pep, SEMPRE com a defesa subida. Logo, ele sim está muito mais exposto a possíveis faltas.

"são três anos a um nível razoavelmente baixo"

LOL nem vou comentar sequer.

"Prefiro o Pepe pela agressividade que dá e, como disseste bem, pela capacidade de recuperação "

Lá está, físico apenas.


"Volto a perguntar, onde estava o Piqué contra o Cristiano, por exemplo? E onde estava o Pepe contra o Messi?"

Tendo em conta que o Piqué foi muito menos vezes expulso e o Barça sofreu muito menos golos do que o Real desde que Pepe e Piqué estão nas respectivas equipas, não percebo a tua pergunta. A não ser que tenhas mudado de lado e estejas a tentar defender o Piqué.


O teu problema e já não é a primeira nem segunda vez é que te focas muito só nos últimos jogos. Eu lembro-me de muitos e muitos jogos em que o Cristiano contra o Barça nem cheirava. Aliás as coisas só começaram a mudar um pouco nos últimos meses da última época do Pep.

Anónimo disse...

Caro DC,

A execução do passe longo da defesa para a linha lateral do meio campo adversário não é, como deves imaginar, fácil. E isto vale para qualquer jogador, quase. Eu não disse que Pepe era igual a Iniesta no passe. Se eu te dissesse que o Federer era melhor que o Messi no ténis, respondias-me LOL Federer melhor que o Messi?

Que situações dificeis então? A nível de organização/transição ofensiva? Quantos apoios tem o Pepe e quantos apoios tem o Piqué? É só um exemplo. Quanto à condução, não concordo absolutamente contigo. Mas penso que não há maneira de provar isso.

Não valorizo igual. Mas pegando no teu argumento, é perfeitamente irrelevante a capacidade de decisão se o jogador tiver quase 100% de acerto no drible, porque vai marcar quase 100% das vezes golo, porque passa pela equipa toda. Agora o que não podes acreditar é que só a capacidade de decisão ou só o posicionamento definem o jogador. Isso é totalmente absurdo: um jogador manco que decida 100% bem e que se posicione sempre bem vai ser 1000 vezes inferior ao Pepe ou a qualquer outro, usando as tuas palavras, armário.

Isso está errado, na questão das faltas. Mais uma vez, é irrelevante o facto de a defesa ser subida, porque pode passar o jogo todo assim e ter uma situação passível de falta, porque a bola pode passar 1 vez da linha de pressão. Já para não falar que as situações de contenção do Piqué são quase todas na linha e, novamente, contra um jogador decente, ele perde a maioria. Lá está, o Piqué, com espaço, é mau no 1x1, o Pepe não.

Não é LOL, porque se falas do jogo do Dortmund também te posso falar dos jogos do Barça contra o Madrid. Ou o Pepe erra nos jogos pequenos e o Piqué não? É isso que estás a dizer?


Não é físico apenas, mas isso é óbvio. Já agora, o que se passa para toda a gente ter alergia as características físicas dos jogadores? Não chegou a meia final do Bayern para provar que também são importantes? Não tanto como algumas, mas são MUITO importantes. O futebol trata de provar isso diariamente, e muita gente infere do exemplo do Barça o que é o futebol, quando isso não é verdade. O Barça pode ter sido a melhor equipa da história, e a capacidade física pode não ter muita relevância na equipa (tem, mas pelo argumento), mas isso quer dizer que as equipas devem todas apostar em baixinhos só porque decidem melhor e são melhores tecnicamente? E se o treinador tiver uma ideia diferente do jogo? E os adeptos? Olha, bem sei que a inferência não é correcta, mas houve tanto treinador a ganhar a Champions com jogadores "armários", tanto treinador a ganhar campeonato, tanto treinador a ganhar, basicamente, que a não ser que a maioria das equipas jogue como o Barça, o facto de o Barça jogar com jogadores com as características que joga em nada dá direito a predicar o valor dos modelos, jogadores etc. Porque o Barça foi muito superior aos outros. Isso é o mesmo que comparar a importância de Jesus à importância de Einstein. É que nem sequer é comparável. Já viste se fossemos todos dizer que Einstein não foi inteligente, ou que não deu algo de valor ao Homem, apenas porque Jesus é o maior homem de todos os tempos e lhe foi superior em tudo? Já viste o quão fundamentalista é isso? É basicamente dizer que porque x é igual a 10, então y tem que ser igual a 0. Não pode ser igual, vá, já nem digo 8, mas 6 ou 5?

A questão das expulsões não é importante, até porque o Messi poderia ser expulso mil e uma vezes e continuava a ser muito melhor. Não estou a defender o Piqué, estou a dizer-te para comparares as situações de 1x1 do Piqué/Ronaldo e do Pepe/Messi. É que se queres um central que jogue num modelo como o do Barça e que seja comido sempre que vai à linha (especialmente com o Ronaldo, ou seja, jogadores rápidos+espaço), então estamos entendidos, vemos as coisas de maneira diferente.

Desculpa o português xD

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

Vocês os dois estão a tentar comparar o incomparável!

Eu quando quero medir comprimentos utilizo uma régua. Quando quero medir tempo, utilizo um relógio. Quando quero medir um peso, utilizo uma balança. E, poderia continuar por aí fora.

Vocês fazem o erro de comparar dois centrais que jogam em equipas com estilos de jogo muito próprios e distintos. Logo aí a comparação é enganosa. Por isso mesmo acho errado as assunções cometidas neste artigo, e por isso mesmo entendo a extensão das palavras de Zidane.

Mais a mais, há uma coisa que toda a gente se esquece e que é talvez uma grande marca dos grandes centrais: a experiência. Pois, normalmente com ela vem as "manhas" todas. E, quanto a isso o Varane por muito que não se queira, tem muito que aprender.

No jogo da época passada frente ao Lewandowski do Dortmund, não foi apenas o Pepe que errou em vários lances. Também o Varane foi papado muitas vezes.

Anónimo disse...

Caro Anónimo,

Mas o meu argumento é precisamente esse! De que o jogador só pode ser avaliado pela condição contextual do modelo e afins. Apenas estou a tentar levar ao absurdo a comparação do DC, com todo o respeito que lhe tenho, e ele bem sabe que tenho.

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

Há tempos criticou-se muito a escolha do Mandzukic por parte do Bayern de Munique, em vez de manterem o alemão Mário Gomez. Talvez este vídeo dê alguma razão ao Pep Guardiola por ter optado pelo croata:

http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/interior.aspx?content_id=844183&via=fb

Roberto Baggio disse...

Anónimo,
Estás a falar da primeira mão?

Yilmaz disse...

Olééé... Oléééé.... Olééééé...

http://www.youtube.com/watch?v=CVHnnpXNPa0

Yilmaz disse...

"No jogo da época passada frente ao Lewandowski do Dortmund, não foi apenas o Pepe que errou em vários lances.Também o Varane foi papado muitas vezes"

Contra o Galatasaray também foi um pouco ultrapassado;Sneijder & Drogba...

http://youtu.be/cBK-G6cvRg8?t=5m35s

DC disse...

António, salvaguardando também o respeito que te tenho, não posso continuar numa discussão com alguém que afirma isto:
"Já para não falar que as situações de contenção do Piqué são quase todas na linha e, novamente, contra um jogador decente, ele perde a maioria"

Tens uma visão completamente radical não só do Piqué como do Barça, como já notei várias vezes, não consegues ter um meio-termo. E como tal, não vou insistir.

Abraço

Roberto Baggio disse...

António,

Se reparares, nos pontos de avaliação para um bom central tenho as capacidades físicas e o 1x1 em último lugar. E foi de propósito. Porque são esses os factores que menos me interessam num defesa central. Ou seja, se eles tiverem esses dois, e mais nenhum, para mim são demasiado maus. Se tiverem todos os outros, sem esses os dois, são bons centrais, se tiverem todos, são fabulosos.

Então, aceito que o Piqué erre. E até dou de borla e aceito que erra tanto quanto o Pepe. Porém, ele acrescenta coisas, que Pepe já acrescentou e já não acrescenta (bom posicionamento e reacção às situações) e ainda coisas que Pepe nunca acrescentou, nem nunca o vai fazer, qualidade com bola.

Para mim, Pepe só tem um físico poderoso e um 1x1. Coisa que qualquer central do distrital tem (exagero, claro). Piqué não tem isso, mas tem quase tudo o resto, coisa que não abunda no distrital (novo exagero, obviamente).

Abraço

Anónimo disse...

Caros DC e Baggio,

Em primeiro lugar, DC, podes ter compreendido mal o que disse (ou que tenho vindo a dizer) sobre o Barça e o Piqué. Apenas tento fazer sobressair os defeitos, até porque as qualidades estão mais do que elogiadas. Neste caso, trata-se de melhorar o modelo e os intervenientes, aliás, até porque, como disse, há muitas coisas diferentes do Pep para o Tito e, segundo me parece, ainda que pouco tenha visto, para o Tata. Aliás, o Barça do Pep é a equipa que mais gostei de ver jogar futebol. E continuo a apreciar o futebol do Barça,ainda que a espaços. Posto isso, não penses que estou a ser extremista. E eu gosto do Piqué, só não acho que para gostares do Piqué tenhas que desgostar do Pepe ou dos armários. Ou que para gostares do Messi tenhas que desgostar do Ronaldo. Todos são válidos no seu contexto, uns melhores outros piores, mas essa visão, de achar que só os do Madrid é que prestam ou os do Barça, é pura influência dos contornos mediáticos assumidos pela rivalidade.

Sobre a assunção, basta ver, como te disse, os jogos contra equipas grandes. Mas compreendo que não queiras discutir, e não discuto mais.

Baggio,

Mas não está em causa, aliás, nunca esteve, o valor global do jogador. Eu apenas disse que os santos não são tão santos nem os diabos tão diabos, entendes? E como disse, preferia o Pepe num modelo de pressão alta, contra o Piqué, porque são essas situações que referi a que o Piqué vai estar inúmeras vezes exposto. Também por culpa de outras coisas (laterais, interiores, falta de coberturas na transição quando passam as primeiras linhas, etc). Dai preferir um gajo forte no 1x1, agressivo, e com uma excelente capacidade física.
Só um reparo: eu continuo a não achar o Pepe mau com a bola. Pode ser mau a decidir, mas tecnicamente é bom.

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

Yilmaz, check this out:

http://youtu.be/DtzXNsKxcv4

Como é possível este tipo não ir à selecção nacional?!

Yilmaz disse...

Manuel Fernandes tem coisas de Ronaldinho Gaúcho... Também adoro como tira os livres;mete um efeito impressionante... E na sua postura tbm tem um pouco de Dinho..

Acho que deve ser o seu ídolo...

Gito Bastos disse...

Varane :\
É bom... mas não é tudo isso. Tal como no jogo com o Galat, com o United n teve muito bem
http://www.youtube.com/watch?v=jYzIEUBHc1w
Já Ozil, este sim, está entre os melhores... Lance do golo do Cristianinho... Criatividade sem limites

Roberto Baggio disse...

Não esteve muito bem porquê? Quais foram os erros?

"É bom... mas não é tudo isso"

É é.

Gito Bastos disse...

Minuto 1:36

João disse...

Que talento impressionante - Apenas conhecia de nome, antes de chegar ao Real.


Fenómeno físico, bastante capaz tecnicamente, tanto em dribble como em passe (ver youtube.com/watch?v=0SUL_k2OysM), e, acima de tudo, inteligência e capacidade de reacção - capacidades que parecem faltar à maior parte dos centrais de hoje.


Se tudo correr bem, este ficará perto de Maldini e Baresi.

Roberto Baggio disse...

Gil, qual é o erro?

Roberto Baggio disse...

João,

Novamente de acordo

Gito Bastos disse...

No mesmo jogo perde dois lances de cabeça numa bola parada (pontapé de canto).
Minuto 0.31 – Canto, perde o lance de cabeça para Vidic. Estranho o seu posicionamento, aparece nas costas de Vidic.
Minuto 5:13 – Canto, perde novamente o lance de cabeça para Vidic.
No entanto, são erros que não me “assustam” muito.

Minuto 1 – Van Persie “fixou” Varane e rodou para a baliza com alguma facilidade.
A luta “corpo a corpo” que tentou travar com o avançado após este receber a bola comprometeu a equipa. Não fosse o United estar a atacar com poucos, depois de Van Persie enquadrar poderia ter surgido um lance muito mais perigoso.
Depois da recepção do avançado a prioridade deveria ter sido manter-se entre a bola e a baliza. Uma vez que Van Persie recebeu de costas deveria ter tentado impedir que enquadrasse.
Durante este jogo Varane disputou com ele pelo menos mais dois lances idênticos a este, em que conseguiu receber e enquadrar. Embora tenham acontecido em zonas do campo menos perigosas.
Este erro dou de barato… era Van Persie 
Minuto 1:36 – Disputa uma bola com Nani junto à linha de fundo. Nani está de costas para a baliza. Pouco perigo podia causar. Varane encontrava-se numa situação mais vantajosa. Naquele momento ou mete a bola fora ou faz contenção até a equipa se reorganizar defensivamente.
Ao tentar bater a bola contra nani e ganhar um pontapé de baliza comprometeu a equipa e … Golo

Embora o tenha como um bom central, este jogo ficou-me na memória... fico sempre com um pé atrás

Roberto Baggio disse...

Gil, boas.

Vou ver o vídeo, ainda não tinha visto. Depois digo algo. Abraço.

Roberto Baggio disse...

"Minuto 0.31 – Canto, perde o lance de cabeça para Vidic. Estranho o seu posicionamento, aparece nas costas de Vidic."

HxH tem disto, nunca se sabe quando é que há bloqueios. Quando é que o nosso adversário faz movimentos para nos enganar e para além de estar atento a bola, temos de estar sempre em reacção para o homem. E o próprio termo reacção já diz tudo.

Quanto aos outros erros, concordo com todos.

Anónimo disse...

embora nesta publicação o jogador sobre o qual falámos é Varane, eu gostava muito que fizessem uma análise com algum detalhe sobre o Mats Hummels fico à espera boa tarde a todos!