Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, setembro 21, 2013

Na área a referência deixa de ser o espaço e passa a ser o homem

Baggio - Mister, psiuuuu, mister Jesus
Luís Jesus - Diz
Baggio - Não és tu, é o mister, o Jorge Jesus. Psiuuu, ohhhhh Mister
JJ - Diga lá jovem
Baggio - Oh mister, desculpe lá estar a incomodar. Mas é que vi no outro dia na televisão que na área a referência deixa de ser o espaço e passa a ser o homem
JJ - Sim, e então?
Baggio - Então que o mister anda na alta competição, e já era hora de perceber isso, caso contrário você a jogar, assim, zona, nunca vai chegar longe. Na área mister, é sempre o homem
JJ - Baggio, deixa-me que te explique duas coisas: 1) Zona é zona, e a minha ideia não muda consoante a maior ou menor proximidade da baliza. Zona, só o deixa de ser se nos lugares onde devem estar as coberturas, estejam jogadores adversários, aí nessa excepção, pegamos no adversário. Então, sabes que a defender zona, dentro ou fora da área as vantagens são sempre as mesmas, e não há, uma situação que zona não resolva. Zona tem homens entre a bola e a baliza, zona tem coberturas das linhas de passe mais próximas, zona tem o fora de jogo
Baggio - Ah, o mister tem ideias diferentes
JJ - Sim, por os outros fazerem, não significa que ache eles estejam certos, não significa que adopte os métodos deles. E a minha ideia é jogar sempre zona, queres ver?


Baggio - O mister percebe zero, zerinho de organização defensiva! 

Bola, colegas, espaço... Contenção, cobertura, és ultrapassado, linha de cobertura, defesa zonal é isto. Para quem quiser perceber.

Claro que nem toda gente tem essa preocupação em jogar zona, contudo a minha opinião é que não há melhor forma de defender que ela. Veja-se a diferença

27 comentários:

Ronaldinho disse...

Então mas oh Baggio, o JJ não ganhou uma liga dos campeões!

Signori disse...

E o Vercauteren tb já ganhou uma liga belga e foi treinador da Bélgica :)

Como foi abordado no entredez, o problema da zona poderá ser as rápidas variações de flanoc, mas quem usa bem a zona saberá dessa dificuldade, e procurará atenuar os efeitos da mesma.

Há alguma equipa actualmente que se assemelhe ao Porto de Mourinho?

Signori disse...

off topic
«Temos que criar automatismos e isso é apenas uma questão de tempo. Trabalho com campeões e a ideia que lhes passo é que não precisamos de 30 passes para conseguir a solução. Temos que ser astutos o suficiente para a encontrar antes, com três passes pode chegar. Sou italiano e o contra-ataque é uma opção que me agrada», explicou o técnico".

Carlo Ancelotti

Que acham deste comentário e do que pode significar no futebol do Real esta época?

Miguel Martins disse...

Acho que o principal erro na questão das coberturas na análise de quem fez a afirmação da utilidade das coberturas na linha da pequena área é que a cobertura tem de estar atrás... quando pode estar por dentro na mesma linha. Aos 2" vê-se bem isso... o Messi tem o Melga em contenção e depois que está em cobertura? O luisão ou aquele médio mais próximo (não consigo distinguir quem é)? Ambos... um se houver finta para a linha e outro se houver finta para o meio... aconteceu a finta para o meio e quem sai da cobertura para a contenção é o jogador que até estava mais á frente, ou seja, em jogadas originadas no corredor lateral e junto á linha de fundo a cobertura por vezes fica até mais longe da linha de fundo do que a cobertura desde que do lado do corredor central.
Vou ver o Chelsea.

Ronaldinho disse...

Toda a razão a Miguel

Signori disse...

Neste Fulham há 3 ex jogadores de Mourinh: Sidwell, Scott Parker e Damien Duff

Anónimo disse...

O Barça está cada vez pior:S:S:S


Cumprimentos,
António Teixeira

Ronaldinho disse...

É verdade António, continuam é a ter muita muita qualidade individual e isso vai disfarçando...

Anónimo disse...

O Messi vai disfarçando... Incrível mesmo...
Cumprimentos,
António Teixeira

Yilmaz disse...

Mourinho que continua com Mikel e Ramires que é mesmo assim que vai dar um "different style" aos Blues...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=429322

"A razão pela qual Mata não está a jogar é um assunto que apenas posso falar com ele,mas trata-se de um processo.Ele pode jogar como n.º 10, com assistências inteligentes e boas ações,pois tem grande talento.Terá de se adaptar a isso,além de que nesta altura Oscar é o meu n.º 10.Quem disser que não está a ser o melhor jogador do Chelsea desde o início da época,terei de discordar.»

«Como treinador tenho de mostrar aos adeptos que sou bom,assim como o Mata terá de provar que pode tirar Oscar da equipa»...

Incrível como por Mourinho um só "playmaker"(hoje por acaso tinha lá dois;Oscar-Hazard),um n°10,já chega pra fazer jogar a equipa!

Mata e Oscar não poderão jogar juntos?.. São assim tão incompatíveis?...

Isso lembra-me um pouco sua reticência em pôr Ozil e Modric juntos em campo...

Nuno de EntreDez dizia que pra Mourinho o 10 era tipo um "quater-back"...
E isso é verdade;no Real tinha Xabi e Özil que desempenhavam esta função.O Objectivo era simples:lançar o mais rapido possivel os "running-back" CR7 & DiMaria..

Agora tem Oscar(e Lampard quando suas pernas lhe permite jogar)a tentar lançar Eto'o..(Willian?..)

Não sou muito fã desse jogo de "planos";deste futebol "mecanizado"...

FS disse...

-> Miguel Martins: este lance no video foi originado de um canto curto (imagem de marca do Barcelona). Não percebi como solucionarias esse "problema"? Propunhas colocar mais um homem na cobertura à dupla do Barcelona perto da linha lateral?

Signori disse...

No entanto, Mourinho revela que quer que Mata e Oscar joguem juntos: «Quero que isso aconteça mas para isso Mata tem de se adaptar e trabalhar porque não quero mudar a posição de Oscar.»

Vá lá!

Mata tem de aprender a jogar da maneira que eu quero. Tem de ser mais consistente, tem de participar mais no jogo quando a equipa perde a bola. Ele não tem culpa. É apenas consequência de como o puseram a jogar nos últimos anos», afirmou o técnico dos blues à Sky Sports.

Zé Mourinho

Miguel Martins disse...

Não vejo o problema! Na área havia superioridade numérica e controlo dos espaços predominantes de finalização... e quando o jogador com bola a dominou havia logo contenção e dupla cobertura por isso acho que está bem resolvido, acrescento ainda que quando o jogador com bola começou a driblar afastando-se da baliza a ultima linha defensiva subiu coordenada para reduzir o espaço útil de jogo.
O meu comentário deu a entender que havia aqui algum problema? Quando me referi à questão do posicionamento da cobertura era relativamente a uns comentários num post passado onde se referia que a cobertura na linha da pequena área não tinha utilidade... eu afirmei que tem a mesma utilidade que noutra zona do terreno, pode é estar colocada de forma diferente e até à frente da contenção.

Signori disse...

Estou a ver a repetição do Rayo - Barcelona, tem 7 minutos de jogo e pergunto: o que foi feito do Barcelona??? O que é isto? Estou chocado. Valdés a bater na frente, passes longos desconexos...está cada vez mais uma equipa com um jogo vulgar com excelentes executantes

FS disse...

-> Miguel Nunes: Ah! Ok! Também não vi grandes problemas nesse lance do Benfica. Aliás, acho que o Jesus planeou bem em termos defensivos as bolas paradas defensivas frente ao Barcelona.

Acho que o Roberto Baggio quis dar o bom exemplo da "zona" com esse caso, enquanto que o Sporting ficou com a "má zona".

Eu arranjei um video melhor que dá para perceber o que é uma má e uma boa zona defensiva, para o caso de haver alguém aí interessado, aqui está:

http://youtu.be/AtIAhX5xhLs

Signori disse...

FS, ao minuto 4:53 desse vídeo ele menciona uma boa zona, quando o central persegue o avançado, desfasando-se da linha do último bloco, dando mais profundidade, e tendo como referência o homem. Má zona.

Roberto Baggio disse...

DC,
Estou contigo. Cá para mim o Valter mudou de nome. Que mania essa de comentar com nicks diferentes, que estranho este pessoal ultimamente.

DC disse...

O Barça realmente é uma desilusão.
Tanta, mas tanta qualidade individual ao serviço dum ignorantezito qualquer...

Mesmo assim vai dando gosto ver o Messi e mesmo a evolução do Neymar que hoje tem lá 2 ou 3 jogadas (com apoio colectivo) fabulosas.

Agora essencialmente do meio-campo para trás aquilo está miserável. Na fase a eliminar da Champions arriscam-se a sofrer novas goleadas a continuar assim.
Só nas bolas paradas, a defender H-H, o Chelsea com o Ivanovic, Terry e outros que tal arrasava-os.

Como é que jogadores como Messi, Xavi e Pedro aceitam retroceder tanto na forma de jogar?

Ronaldinho disse...

DC, vão aceitando porque vão ganhando. Assim que os resultados deixarem de aparecer (e vão deixar) vão começar aparecer as criticas e os problemas.

DC disse...

Pois é Ronaldinho, mesmo assim aquelas declarações do Pique a defender o chutão para a frente chocaram-me.

Nunca pensei que ele estivesse a jogar 5 anos naquele modelo e não soubesse o que estava a fazer e o porquê de o estar a fazer.

Miguel Martins disse...

O meu nome não é Nunes... Somos diferentes pessoas e com perspectivas diferentes.

Anónimo disse...

Caro DC,

Só uma análise profunda (e, infelizmente, só se vão sabendo rumores) ao que se passa naquele clube te pode responder a essas questões. Começa por perguntar: será que o Guardiola quis sair porque precisava de um novo desafio, ou porque houve pressões?

Cumprimentos,
António Teixeira

Signori disse...

A menor posse de bola, ainda por cima contra o Rayo Vallecano!..., após 5 anos, é um indicador muito forte que algo de regressivo anda lá a passar. Fiquei boquiaberto com chutão para a frente dos centrais e GR, além de cruzamentos bombeados e bolas longas como recurso frequente.

Luis Jesus disse...

Felizmente alguns leitores perceberam o meu ponto de vista.

Eu apenas escrevi aquilo que defendo enquanto que tu defendes que aquilo em que acreditas é que está certo e os que fazem ou defendem outra coisa não prestam. Mesmo que seja o Mourinho.

Fazer videos para mostrar que tens razão é facil. Como fazer vídeos para mostrar que não tens razão. A facilidade é a mesma. Mas fiquei triste com os videos que colocaste. Podias fazer e encontrar melhor para defenderes o teu ponto de vista.

Escreves que os lances de bola para são outra conversa e colocas 1 canto para dizeres "Eu tenho razão!", Incoerente.

O lance do sporting apenas mostra que defendiam mal. Muito mal mesmo. Eu nem sequer consigo perceber como estavam a defender. Apenas defendiam mal. Estás sempre a vir com a conversa da cobertura, e vejo ali cobertura. Mas horrível.



Esclarecimento 1- A referência passar a ser o homem não implica que esteja a marcar HxH com o nariz em cima da nuca do adversário como tu estás a pensar.

Esclarecimento 2- Não consigo perceber a relação entre a referência ser o homem e o fora-de-jogo. Tento. Mas não consigo.

Esclarecimento 3- A sério que não consegues visualizar um jogador defender em função do espaço e do adversário? Certamente já terás ouvido falar em dividir espaço. Quando 1 jogador o faz, qual é a referência? Exemplo. Bola parada para ser fácil tu visualizares. Pontapé de baliza adversário. Obrigar a equipa adversária a bater. Quando 1 avançado se coloca entre o lateral e central do lado contrário para a bola não entrar ali, quais são as suas referencias? Não são o espaço e o adversário? E isto transporta-se para situações de bola corrida.

Dúvida 1- Falavas de zona pressionante. Agora neste texto falas de zona, apenas. Decide-te porque tu que és todo de "conceitos", tão "mestre da táctica", não é bem a mesma coisa.

Dúvida 2- Escreves "Sim, por os outros fazerem, não significa que ache eles estejam certos, não significa que adopte os métodos deles. " Não percebo. Se não fazem o que defendes, não quer dizer que estejam certos. Mas se fazem aquilo que dizes que é certo, ai podes fazer um video a mostrar que tens razão? É no mínimo incoerente. No mínimo.

Duvida 3- Escreveste que o Borussia ainda estava em transição defensiva 15´´ depois de ter perdido a bola. Também não consigo perceber isso. Ao fim de 15´´ a equipa já está mais do que organizada defensivamente. 1 de top então nem se fala. A confusão deve estar em a equipa encontrar-se no meio ofensivo. Mas 1 equipa pode estar em organização defensiva e ter todos os jogadores no meio ofensivo.

1 situação em que faz o que eu digo --> Vídeo para o blog --> Estou certo. "Mestre da Táctica"

1 situação em que não faz o que eu digo e corre mal --> Vídeo para o blog --> O treinador é 1 merda

1 situação em que não faz o que eu digo e corre bem --> Não consegues fazer vídeo --> Não é por ele fazer que está certo. Mesmo que vá à final da Champions.

Depois, fico triste porque podias ter pegado nas 2 situaçoes que referi do Bayern e comentares. Mas não te convém.

Fico triste porque podias ter pegado no Brasil 3x0 Espanha que referi. Mas não te convém.

http://www.youtube.com/watch?v=9CJ1e7L6s2A

Ver os 2 primeiros golos do Brasil.

Mas assim fica fácil para ti. Mostras que és o "mestre da táctica" aos teus amigos todos. Mas os leitores do blog que não são teus amigos perdem.


Abraço

Anónimo disse...

este Baggio é um nabo!!! acredita que ah milhares de milhares no mundo que dominam tudo o que é conceito, o problema é que falta-lhes inteligencia para aplicar na prática, o teu problema é ainda maior... TRANSIÇÕES são momentos de um click apenas... como pode um individuo achar-se o rei do conceito afirmar que um transição demurou 15 segundos!!!!!! :D j te disse a ti, para falares menos, e muito menos quando se trata de criticar Treinadores com milhares de horas no terreno, e em contacto com homens diariamente, e não com computadores ou linhas de texto...

Roberto Baggio disse...

Muito obrigado pelo comentário anónimo. Muito construtivo. Pouco acertivo, porque também eu tenho esses milhares de horas de prática, podes não concordar com o que digo, mas sem o justificares és só um parvo. Dizer que por milhões fazerem está certo, chega a ser anedótico. Não me acho rei de nada. Escrevo o que penso e há quem goste e há quem não goste. Há quem tente fundamentar o porquê de gostar ou não e há os parvinhos como tu.

De resto aqui vai a minha dica para ti, retribuindo o favor que me fizeste: Aprende a ler e a escrever.

Anónimo disse...

e ...