Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, setembro 22, 2013

Leonardo Jardim

"Há duas partes distintas. Na primeira parte, tivemos o controlo do jogo, circulamos a bola e criamos dificuldades ao Rio Ave, mesmo sem criar grandes chances de golo. Na segunda parte, tivemos muitas dificuldades porque a capacidade de pressão não foi a melhor em termos de atitude e isso permitiu que o adversário jogasse. Avisei que o Rio Ave teria de ser pressionado porque tem boa técnica e é perigoso de bola parada. A equipa acabou por perder o controlo do jogo e sofremos de bola parada. Reagimos mais de forma emocional do que racional"

"Temos de rever as situações de superioridade no marcador. Temos de continuar a pressionar e a jogar porque se dermos iniciativa ao adversário, ele também reage porque existem equipas no nosso campeonato", defendeu, acrescenta que não é seu timbre comentar o trabalho dos juizes da partida, recusando a abordar o braço de Marcelo na área do Rio Ave que Carlos Xistra deixou passar em claro.

"Sobre arbitragens não falo. Vejo muita gente que só fala quando só tem razão e quando é prejudicado nada diz"



Para mim, o melhor treinador do campeonato até ao momento. Coerente na mensagem que passa, a equipa joga aquilo que ele pede, pelo que já conseguiu mudar no Sporting e por não falar de arbitragens a mim já conquistou. Pode, até, não ser o melhor em termos técnicos e de ideias, pode não ser o mais talentoso na liga, mas já alguém disse "o trabalho duro vence o talento, quando o talento não trabalha duro". Jardim é um trabalhador.

Quanto ao mais importante, que é o treino, eu, colocaria a equipa, numa fase adiantada do treino (a meio da semana) onde já há desgaste (tal como no jogo, por forma a simular da melhor forma a segunda parte), a jogar em inferioridade numérica, do género GR+10x14+GR, pedindo a equipa para manter os mesmo princípios mesmo estando em dificuldade, reforçando a vantagem no marcador e a reacção do adversário.
Quanto a equipa em superioridade, deixava sempre 4 homens na frente sem qualquer tarefa defensiva.

PS: Com mais perguntas como as do Nuno Luz, as conferências de imprensa seriam um espaço brutal de aprendizagem e de educação dos adeptos do futebol. Sem jornalistas com perguntas a sério, as conferências são apenas circo.

28 comentários:

Gonçalo Matos disse...

Até que ponto achas que o modelo de jogo do Sporting aproveita as características individuais dos seus jogadores? Especialmente dos médios na zona mais central?

hertz disse...

Em relação ao falar de arbitragens, era preciso ter muita lata vir falar nisso depois de andar à 3 jogos consecutivos a marcar golos em fora de jogo (e mais o penalty no derby). E mais, ele até acabou por ser hipócrita pois andou a pressionar a arbitragem antes de um jogo (derby).

Dos jogos do Sporting só vi o derby e alguns min de outros jogos mas vi bastantes jogos do Braga do L. Jardim e considero que fez um grande trabalho lá. Por essa altura, ele era um das minhas preferências para ser treinador do Benfica após a saída do JJ.

Roberto Baggio disse...

Ele quer ter a posse de bola e controlar o jogo sempre com a bola nos pés. Ataca tanto pelas alas, como pelo corredor central. Até porque independentemente das bolas irem para os corredores, muitas vezes o passe antes do cruzamento sai do corredor central. Portanto, acho que o único problema é não estar a ser ainda tão dominante quanto o que ele quer. De resto o modelo aproveita bem os jogadores que tem.

Gonçalo Matos disse...

Eu, tendo em conta a qualidade dos médios centro e mesmo de alguns dos extremos, gostaria de ver mais bola pelo corredor central, mais apoios próximos, mais apoio frontal (do Montero, por exemplo). Mas sim, parece-me que há um bom aproveitamento dos jogadores que tem.

Qual o proximo passo para ser mais dominante? Pressionar com mais qualidade?

Ontem não vi o jogo, não sei como está a equipa neste momento.

Roberto Baggio disse...

Circular com mais qualidade. Acho que o montero está bem servido de apoios. Os extremos é que nem tanto, daí optarem invariavelmente pelo cruzamento. Mas não duvido que o LJ daqui por uns tempos mude essa dinâmica, quando a equipa for mais segura, estiver mais estável e mais confiante. Porque não é fácil jogar o tempo todo no meio campo adversário, dentro do bloco, exige muita confiança que não vão perder a bola e isso só é possível com alguma tranquilidade e estabilidade emocional. Ontem por exemplo, na segunda parte, a ser pressionados pelo Rio Ave, mostraram muita insegurança. Perderam muitas bolas. Têm que se habituar a jogar sob pressão, depois vem o resto.

Luis Santos disse...

Já agora, o que achaste do Rio Ave? Não vi muito do jogo, mas pareceu-me que defendeu bem (aliás, não será por acaso que é das melhores defesas da liga e no ano passado foram a 6ª melhor), mas tinha muitas dificuldades no ataque.

Anónimo disse...

André André e André Santos :D

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

António,

Não percebi

Anónimo disse...

Pareceram-me jogadores interessantes, mas também só vi 30 minutos ;D

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Não vi o jogo. De qualquer forma o André Santos é um jogador que acho naõ ter sido devidamente aproveitado no Sporting. Não sei se ainda chegará a um bom nível.

Abraço

Roberto Baggio disse...

Lúis, o rio Ave esteve muito bem, na segunda parte. Pressionou, tentou roubar a bola ao Sporting, e conseguiu várias ocasiões para fazer golo. Estão bem orientados, ao que parece.
Mas sim, demonstram mais lacunas no desdobramento ofensivo que na organização defensiva.

Rafael Antunes disse...

Coerente na mensagem que passa, a equipa joga aquilo que ele pede, pelo que já conseguiu mudar no Sporting e por não falar de arbitragens a mim já conquistou"

Falando apenas de mensagem, e de postura...

Ouvindo a flash interview do Paulo Fonseca, Leonardo Jardim está 20 pontos à frente de JJ e PF!!!!!

Que desilusão ouvir falar PF daquela maneira (mas é o FCP!!!!!

Yilmaz disse...

Muito bem Jardim;bom treinador!

Só tem de acertar nas substituções...

Anónimo disse...

Caro Rafael,

Mas que tinha razão, tinha. As declarações do Jesus são completamente descontextualizadas, e tiveram resultado, como toda a gente bem viu. Mas não nos vamos desculpar com o árbitro quando a exibição foi o que foi, e o resultado até foi bom demais.

Cumprimentos,
António Teixeira

Miguel Martins disse...

António: A pergunta que se impõe é onde esteve este PF na última jornada do seu Paços no ano passado quando o James tropeça fora da área e sai dali um penalti e expulsão, e este ano no penalty contra o Marítimo fora da área? Pelo menos o jardim foi coerente!
As declarações de JJ descontextualizadas? Sporting 2 golos offside, penalty contra benfica... Porto penalti fora da área (marítimo), 1-0 ao Paços com empurrão evidente! Tudo isto lances sem dúvidas, não é nenhum de uns dizerem que sim e outros que não... Este foi o contexto!
Tiveram resultado? No penalti não marcado sobre o Lima? 2 jogadores num raio de 10m e não viu? Nos offsides ao enzo? No jogo do porto obviamente que o penalty não é penalty (ninguém, nunca irá dizer isso), mas nenhum dos amarelos á defesa do porto é mal exibido (excepto o do otamendi que já não devia estar lá, mas estando é amarelo) e o Otamendi era expulso logo no inicio... se o Estoril dominou 11x11 imaginemos (porque não dá para dizer) contra 10. No jogo do sporting até podem ter tido resultado já que não houve o típico golo fora de jogo!

Anónimo disse...

Caro Miguel,

Não me interessa discutir arbitragens. Penso que é uma discussão circular, e o próprio dono do blogue já pediu para não falarmos disso. Vou apenas responder desta vez.

Existe, claro, um tropeção do James em Paços de Ferreira. Tal como existiram pelo menos dois penaltys no jogo da Luz contra o Sporting. O penalty do Marítimo foi em cima da linha. Aceito que digas que foi fora da área, tal como aceito que o árbitro marque fora ou dentro, porque é um lance difícil.
Sobre o jogo do Benfica, existiram razões de queixa de ambas as partes. Nos cartões, o Guimarães tem muitas queixas. No fora de jogo e penalty, tem o Benfica. O Guimarães também não jogava contra 11, talvez contra 9, se o critério fosse o mesmo. Sobre o Estoril, o Otamendi não é expulso no primeiro lance: o jogador do Estoril não tem a bola dominada a não ser que seja o Messi. Poderia ser expulso no segundo; o penalty é de uma idiotice gigante; o fora de jogo no segundo golo aceito, é um lance difícil, tal como o do Maicon na Luz.
O empurrão do Paços, lá está, não te podes queixar, porque o Benfica já marcou um golo na Luz, contra o FCPorto, com um lance em que existe um bloqueio do Luisão; se aceitas que um seja falta, tens necessariamente que dizer o mesmo do outro. Sobre o derby, tens razão no fora de jogo, mas o Maxi mais uma vez mantem-se em campo, e tu como benfiquista sabes ver que é das coisas mais estranhas de sempre esse jogador nunca ter sido expulso...

Eu não quis falar de arbitragens, aliás, no meu primeiro post disse-o, mas julguei acertado responder-te, apesar de todo o respeito que nutro por ti. Posto isso, a conclusão a que chego é que todos temos motivos de queixa, e todos temos telhados de vidro, aqui e em todo o lado. Os árbitros erram, são humanos, as vezes influenciados, outras vezes não. É natural. Dá paixão ao adepto. Eu só não gosto que os culpados sejam sempre os mesmos, e que a imprensa dê tratamento diferente aos seus enteados e filhos pródigos.
Sumamente, não vou responder a mais nenhum comentário sobre arbitragem, visto que penso ser uma discussão circular. Mais interessante: o jogo colectivo do Guimarães e a ausência de jogo colectivo do Porto. Isso sim, temas que gostaria de ver abordados porque penso ter muito a aprender para construir a minha análise. E é com o Baggio, Ronaldinho, Miguel, Gonçalo, Signori, LMS, DC entre outros que aprendo. Arbitragens aprendo com o meu coração, e vai sempre dar ao mesmo. Hoje sou eu, amanhã és tu.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

António, estou a fazer download do jogo, se conseguir ainda hoje posto alguma coisa

Anónimo disse...

Caro Baggio,

Desde já te agradeço. Vai custar ver, mas tem que ser mesmo :(...

Cumprimentos,
António Teixeira

LGS disse...

Baggio, e jogo do Benfica, viste?

Também gostava de ler uma análise tua a este SLB, particularmente à dupla Fejsa-Matic. É preciso ver mais jogos, eu sei, mas para já parece-me que a presença do Fejsa "anula" um bocado o que o Matic poderia dar ao jogo...


Abraço

Roberto Baggio disse...

Vi a segunda parte só, mas não consigo encontrar o jogo para sacar.

Superaguia1904 disse...

O sporting vai perder pontos nos próximos dois jogos. Veremos se Jardim mantém a coerência quanto à influencia arbitral..

Anónimo disse...

Caro LGS,

Parece-me que sobressaí o que há de pior no Matic com esta dinâmica. Mas também só vi um bocado ontem.

Cumprimentos,
António Teixeira

Rafael Antunes disse...

Caro António,

Apesar de toda a razão que PF possa ter.

Lembro-me muito bem do tom dele no ano passado, lembro-me muito bem de uma entrevista na Sportv onde se mostrou muito lúcido, calmo e cordial.

Quanto às declarações do JJ, normal... e não concordo com a postura.

Mas foi uma desilusão ouvir PF falar assim, ainda pra mais como disse e eu concordo, "Mas não nos vamos desculpar com o árbitro quando a exibição foi o que foi, e o resultado até foi bom demais.".

Se não fazes o que deves, pra quê queixar-se das arbitragens???!!!!

Nessa estou com o LJ e o Marco Silva, não comento. Nem quando há benefício nem quando há favorecimento... Penso ser a postura mais sensata.

Cumprimentos

Edson Arantes do Nascimento disse...

É preciso ter uma grande lata para falar de imprensa e de tratamento desigual em prejuízo do FCP. Mesmo uma grande lata.

Quanto ao Leonardo Jardim acho e sempre achei que é um bom treinador - apesar das equipas dele deverem bastante à criatividade.

Agora, tanto a performance desportiva quanto a postura ainda terão de ser avaliadas porque eu, pelo menos, não arrisco grandes sentenças.

Até porque neste jogo com o Rio Ave ele diz que houve hipocrisia mas o primeiro homem do Sporting a falar (Wilson Eduardo) disparou logo na direcção do árbitro.

O Sporting jogou, até agora, com as piores equipas do campeonato, excepção feita a Benfica e Rio Ave. Como não vi nenhum destes jogos não vou fazer comentários. Todos sabemos que não os venceu mas isto pode nem querer dizer grande coisa.

Olhanense, Académica e Arouca são do pior que há na Europa. Simplesmente horríveis.

LGS disse...

Caro António,

"Parece-me que sobressaí o que há de pior no Matic com esta dinâmica."

Como assim, sobressai o que é o pior?


Para mim não sobressaiu nada, esteve apagado mesmo... Pode ter dado um contributo importante no domínio do meio campo, mas aquilo que no ano passado fez dele o melhor médio em Portugal (forte presença no meio campo, inicio de construção, progressão com bola quando necessário e criatividade/visão) não se tem visto...

Cumps

Anónimo disse...

Caro Edson,

Remeto para o meu comentário ao Miguel. Se é lata ou não, pergunta à coca-cola.

Caro Rafael,

Eu também acho que o ideal seria não falar das arbitragens, mas isso é impossível. Os próprios clubes também decidem não é?

Caro LGS,

Naquela posição, segundo me pareceu, o Matic vai ter que ser muito mais vertical. Embora ele seja bom nos aspectos que referiste, ou muito bom, parece-me que é ideal para tirar a bola da zona de pressão e jogar no pivot. Mais adiantado, no modelo de Jesus, não me parece (pelo menos pelo jogo de ontem, mas já no Anderlecht me pareceu um pouco desaparecido). Sendo um jogador mais pausado, parece-me que o modelo exige dele mais verticalidade, e quando digo defeito será nesse sentido, porque penso que o jogador não poderá manter um bom índice de decisão se cumprir com o que o parece que o modelo exige. Sinceramente, preferia o Matic a pivot. Mas quem sou eu, e aliás, a minha análise pode estar errada :)

Cumprimentos,
António Teixeira

Edson Arantes do Nascimento disse...

Já gostei muito de Coca-Cola mas era para acompanhar um bom Pato (Bravo). Entretanto desisti porque nunca gostei de penas azedas com a mania que são o Johnny (Bravo).

http://www.youtube.com/watch?v=iLpgst6hll8&feature=player_detailpage

LGS disse...

Concordo plenamente António. Aliás já tinha aqui algures num post referido o mesmo, que no jogo com o Anderlecht Matic também pouco se viu.


Vamos ver se continua assim...


Cumps