Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, setembro 11, 2013

Borussia Dortmund e a máquina dos passes

Em conversa com amigos, hoje,  falava da máquina de passes que o Borussia possui.
Para os que não conhecem, fica aqui um video com a dita cuja!


Parece-me interessante e permite treinar vários aspectos importantes, como a recepção, o passe e a capacidade de reacção ao estímulo. 

21 comentários:

Yilmaz disse...

R.Meireles bem precisava passar algumas horitas no meio deste círculo...

PS:Sou eu ou Nani é cada vez pior?Não sei se é por causa da falta de ritmo ou quê,mas quando o gajo começa a querer organizar o jogo à 10,vê-se todas as suas limitações...

Neymar melhorou mais em 2 meses de Barça que ele em 7 anos de Manchester!
Aquele passe pra Maxwell(no 3° golo)nem em sonho Nani o consegue...

Bruno Pereira disse...

Que brutal!! Não conhecia! Mais uma vez obrigado pelo vosso (sempre grande) contributo :)
Se tiverem um tempinho gostava que analisassem a última parte do meu post (opiniões de entendidos são sempre bem-vindas :))

http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/2013/09/janela-de-oportunidade.html

(ah e vou roubar o post da máquina, ok?)

Abraço!

KAKÁ disse...

"Neymar melhorou mais em 2 meses de Barça que ele em 7 anos de Manchester!"

Do NANI não posso falar não acompanhei a carreira dele, mas o NEYMAR desde os 17 q o acompanho e ainda não mudou nada!!!
Esses passes ele sempre fez no Santos, mas a imprensa tende sempre a mostrar o drible, portanto muita gente acha que ele não sabe passar... mas ele sabe! o difícil é fazê-lo com frequência, ele ainda prefere jogar mais difícil...

;D

Roberto Baggio disse...

Kaka, era exactamente o que ia dizer.
Para já, a única coisa que ele mudou foi na reacção a perda de bola. Tenta sempre que a perde ir buscar. Se bem que quando são os colegas a perder a bola ele não reaja tão intensamente. Ainda assim, o processo é gradual, e ele está na equipa certa para mudar e aprender e tornar-se numa verdadeira dinamite.

Gonçalo Matos disse...

Yilmaz,
Pessoalmente gosto do Nani, pela criatividade que tem, mas estes ultimos anos em Manchester estão a matar-lhe a carreira.. Também acho que não podemos tirar ilações a partir deste jogo. De qualquer forma acho que esteve melhor que o Vieirinha

Bruno,
Tira à vontade! Quando tiver tempo, dou uma passagem no teu blog!

Yilmaz disse...

Neymar a pouco tempo atrás:

http://1.bp.blogspot.com/-cWlsN9eplLk/UVrzYiQxWGI/AAAAAAAAHys/mKgH7HGd8hI/s1600/neymar+estraga.bmp

"força drible e perde bola"...

Agora já pensa(um pouco)... Vê-se só pela atitude quando recebe a bola;para e levanta a cabeça!
Mete pausa no seu jogo...

É que ao contacto de Xavi-Iniesta-Messi-Fabregas-Busquets-Dani Alves ele está a melhorar bastante e isto já se nota...

PS:Era Nuno de EntreDez que dizia isto tbm a propósito do Abidal;o gajo ao contacto daqueles "cérebros" passava quase a jogar como um 10

Roberto Baggio disse...

Yilmaz,

Posso ir buscar-te 10 vídeos onde ele repete a acção neste jogo, passe antes da assistência. O problema é que ele o faz muito esporadicamente. Forçando na maior parte do tempo o drible, pelo qual é conhecido. Mas ele, ali, não fez nada de novo.

A mudança apenas irá ocorrer, quando o drible se tornar um recurso e a combinação com os colegas a regularidade. Ainda não o é. Ainda não mudou "nada" de significativo.

Yilmaz disse...

Gonçalo,

É que nem sei se Nani tem tanto criatividade como isso!

Entre linhas,nos espaços reduzidos,sob pressão,ele não descobre assim tanto(boas)soluções...

Ainda vou me referir ao EntreDez(é pra ver se Nuno aparece um pouco aí pra discutir a "Posse De Bola" lol)e um post deles sobre Muller
É que o gajo pode não ser tão vistoso(para a maioria)como o Nani mas tem uma criatividade incrivel!

http://entredez.blogspot.fr/2010/06/criatividade-de-muller.html

Yilmaz disse...

Criatividade é isto:

http://youtu.be/43UzmV239Ts?t=2m09s

Criminoso Robben não validar com golo esta sublime inspiração de Muller(a fazer lembrar Zizou)!

PS:Robben é o DiMaria holandês lol

Gonçalo Matos disse...

Pra mim, criatividade é o que te oferece um Iniesta, um André Martins.. Não tem forçosamente a ver com recortes técnicos.

http://www.youtube.com/watch?v=sqU-Yd0veWc

Olha o que o Samaras faz com o passe! Vê quantas linhas ele desequilibra com a sua acção. Isso é criatividade pra mim.

Yilmaz disse...

E já viste Nani fazer passes destes?

Eu pouco...

KAKÁ disse...

Baggio

"Para já, a única coisa que ele mudou foi na reacção a perda de bola. Tenta sempre que a perde ir buscar.
Perfeito!! Concordo contigo, sendo q ainda precisa aprender a pressionar sem fazer faltas...

Abraço!

Gonçalo Matos disse...

Yilmaz,

Mal vi Nani jogar nos ultimos anos, é complicado. Lembro-me de um grande jogo dele contra a Bósnia, levou a equipa às costas. A questão é se tens alguém melhor.

Há outra coisa que aprecio nele, é que não se corta nem na transição nem na organização defensiva. Consegue recuperar muitas bolas e é mais eficaz na pressão que a maioria dos extremos

DC disse...

Na selecção não sei, mas no Barça Neymar está bem diferente. Nota-se o respeito pelo colectivo.
Enquanto no Santos arriscava 30 dribles por jogo, agora arrisca 5 e nos outros passa a bola.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Qual é a diferença entre o Paulinho, por exemplo, que se fartou de levar na cabeça nos textos sobre o Tottenham, e o João Moutinho?

Ontem o Paulinho, apesar de eu só ter visto a primeira parte, limpou completamente todos os jogadores do meio-campo tuga. Limpinho. Com a bola no pé então a diferença chega a ser confrangedora. E o Paulinho não é nada de especial com a bola no pé!

Há uma jogada na primeira parte, em que o Moutinho recebe sozinho no corredor central (um dos problemas do Brasil), em contra-ataque, onde demonstra a sua falta de talento. Más decisões umas atrás das outras. Não atraiu o adversário, soltou sem critério e, com duas opções de passe no corredor central, colocou a bola na direita com um passe horrível para o Nani - que tem estado miserável - e que o obrigou a parar para vir buscar a bola nas costas.

Quando alguém diz que o Moutinho é o Xavi português isto só pode ser uma palhaçada... Porque é mentira. Há pessoas que consideram que os jogadores do Benfica, por exemplo, são super-valorizados mas o que se diz acerca dos atletas do FCP chega a ser ridículo. Se o Coentrão jogasse no FCP, por exemplo, seria considerado o melhor jogador do mundo pelos tugas.

O Moutinho é óptimo tacticamente mas no resto é um jogador mediano. Nem sequer considero a sua capacidade de decisão acima da média. E depois, como lhe falta talento e não tem atributos físicos (que nesta situação específica poderiam fazer alguma diferença), nos confrontos com os melhores do mundo é constantemente subjugado.

Comem-no vivo ao pequeno almoço.

Quanto ao Nani tendo a concordar com o Yilmaz. Eu acho que o Nani tinha, aos 18-20 anos, todas as condições para ser um grande número 10. Muita habilidade, capacidade técnica e física apesar de ter sido relativamente franzino (mas bem constituído) e com alguma inteligência. Que precisava ser trabalhada, claro. O Nani tinha um potencial incrível.

O que aconteceu? No Man. United ensinaram-lhe que o melhor era encher (hoje parece uma caixa de músculos) e correr com a bola no pé como se não houvesse amanhã.

Está cada vez pior. Não joga nada. Não tem velocidade e não é ágil física ou mentalmente. Não ganhar um duelo individual. Decide mal em 70 por cento dos casos. A única coisa que sabe fazer é correr, corre Nani, corre... Digo mesmo que a sorte dele foi ter renovado com o Manchester porque, vejamos, em que clube teria o Nani condições para evoluir?

Bruno Alves (não tem nenhuma qualidade, nenhuma, nem uma), Meireles, João Pereira (ontem deu pena... dó), Vieirinha, Nani, Miguel Veloso são jogadores fracos. Alguns são mesmo fraquíssimos. (O N. Oliveira não está aqui incluído porque talvez ainda vá a tempo de melhorar algumas coisas - apesar da minha falta de esperança.)

E digo mais: assim como Kun Aguero é, para mim, o segundo melhor jogador do mundo, o Coentrão é (disparado) o segundo melhor jogador português da actualidade.

Classe em tudo o que faz! Com bola, sem bola, no pé, no espaço, a defender... Classe pura.

Yilmaz disse...

Moutinho é muito melhor que Paulinho...

O problema é que ontem e contra a Irlanda ele jogou limitado(vem de lesão),e com falta de ritmo não rende o maximo..

PS:Quando o Paulinho conseguir fixar e soltar assim,chamam-me:

http://youtu.be/LsykqPMyqHo?t=1m34s

Edson Arantes do Nascimento disse...

É é, então não é... Viu-se ontem.

Há uma jogada na primeira parte em que o Paulinho atrai o Moutinho e depois com uma simulação de corpo, apenas, quase que o desmonta (terminou com um remate à baliza ou com um passe para a direita numa jogada de perigo).

Gonçalo Matos disse...

Oh Edson, mas tás a tirar conclusões com base num jogo.

Houve um jogo que me marcou muito, em relação ao Moutinho, que foi o Portugal-Bosnia no estádio da Luz. Tive a sorte de ir la ver e não queria acreditar na qualidade dele. O conhecimento dele a nível táctico (ofensivo e defensivo) é gigante e é dos melhores do mundo nesse campo, não tenho duvida. Não é super criativo mas também nunca foi. Agora, acho que acrescenta mais criatividade e mais capacidade de decisão que os outros dois que jogaram.
Se fosse treinador do Porto ou de Portugal, era Moutinho e mais 10, porque o que quer que eu quisesse que a equipa fizesse, o Moutinho iria cumprir com tudo o pedido

DC disse...

O Edson aproveitou para descarregar toda a frustração de ver o clube dele perder recorrentemente contra o Moutinho nos últimos 3 anos.

Agora um jogo amigável, numa altura em que anda com problemas físicos é prova suficiente para anular 6 ou 7 anos consecutivos a ser o melhor médio português.

Só falta dizer que o Carlos Martins é melhor...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Ya Gonçalo e tu queres me dizer que a comparação num jogo com o Brasil não é boa mas com a Bósnia é que é... Ok.

No outro dia o Markovic a vir de lesão fez aquilo que fez em Alvalade. Também não compro essa.

Eu detesto o Carlos Martins. Um jogador horrível. Por isso, há pessoas que podem namorar com ele. Se quiserem.

DC disse...

Edson tens anos e anos de fabulosas exibições do Moutinho e vais buscar um amigável?
Fala do europeu e das exibições dele aí. Foi só o melhor português no europeu, muito mais regular do que o Ronaldo.