Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, agosto 24, 2013

Sporting - Benfica

Alvalade vai receber o Derby mais equilibrado desde a chegada de Jesus ao estádio da Luz.
O primeiro passo para cumprir/superar os objectivos da época passa por um acerto na escolha do treinador. É a partir disso que tudo se desenvolve ou degenera.
Duas goleadas, seguidas, não podem ser fruto do acaso, e por mais que os resultados não se ajustem ao jogo, a confiança que essas vitórias trazem, o reforço positivo que esta organização colectiva vem tendo, a fluidez de jogo que apresenta, somado com a motivação de bater o rival num Derby, fazem com que verdadeiramente, desde a chegada de Jesus, o Benfica pela primeira vez, não entre em campo como favorito.
Se o que o Sporting tem feito, vai ser suficiente para lutar já pelo título? Uma vitória contra o Benfica os tornará um sério adversário na luta pelo campeonato.
Ainda assim, há que perceber que tanta juventude, jogadores novos, treinador novo, direcção nova, ideias novas demoram o seu tempo para que se tornem sólidas.
Não está ainda ao nível do Benfica ou Porto, mas poderá estar mais cedo do que o esperado!

Um sério aviso a Jesus estes dois resultados, fruto de duas exibições de qualidade.

37 comentários:

Pedro7 disse...

Eu vi o jogo e gostei do que vi em relação ao ano passado o Sporting está uns 1000% acima (também não era difícil fazer melhor, mas este Sporting está a fazer muito melhor) gostei de ver a exibição do Sporting e principalmente do sector atacante! Acho ainda que o sector defensivo é neste momento o sector mais fraco que o Sporting apresenta no momento mas tenho a certeza que vai melhorar!

Baggio se viste o Sporting o que achaste da exibição do slimani? Foi pouco tempo mas não vi nada de especial! Falta de tempo de adaptação? Ou outro factor?

Roberto Baggio disse...

Falta de capacidade técnica, foi o que pareceu.
Más recepções, maus passes, parece até descoordenado.
Talvez seja demasiado cedo, mas foi isso que transpareceu.

Jorge Santos disse...

Alguem me pode resumir o jogo de hoje? Não o consegui ver.

Vi contra o Arouca e gostei, mas o Arouca deverá ser a pior equipa do campeonato. Pelo menos assim o pareceu

Gonçalo Matos disse...

Alguem me pode resumir o jogo de hoje? Não o consegui ver.

Vi contra o Arouca e gostei, mas o Arouca deverá ser a pior equipa do campeonato. Pelo menos assim o pareceu

O comment anterior foi meu,
Gonçalo Matos

Anónimo disse...

Ainda achas que o William não é jogador para o Sporting? Parece-me bem mais do que "curto", vi todos os jogos dele até agora (transmitidos) e este não foi certamente o melhor dele (principalmente ofensivamente), mas pode ser que o tenhas visto com mais atenção. Não estou a criticar a tua opinião, mas fiquei surpreendido com o que disseste.

Manel

Roberto Baggio disse...

Sim, não mudou nada.
Jogou sempre com muito espaço, não foi pressionado de costas, muito tempo e espaço para decidir e assim é fácil. Foi o que ele teve nestes dois jogos.
Repito, não é que seja mau jogador, mas não chega.

Aliás, viste o jogo todo certo?
Viste o lance em que a bola vem do Capel para ele, e ele sentiu o aproximar do adversário, faz um passe e a bola vai fora?
Isso é o William, que evidencia dificuldades técnicas e ao nível da tomada de decisão quando pressionado, que tem dificuldades ao nível da agilidade.

Anónimo disse...

O jogo de hoje não foi claramente um bom exemplo. Muito tempo, muito espaço e também alguma displicência e desconcentração a partir do 4-0 contra 10, já a um ritmo baixíssimo (altura em que se deu esse lance). Parece-me natural que não seja um jogador ágil, dada a fisionomia. Acho que ele decide rápido e bem, principalmente na transição ofensiva, mas é preciso ver como vai ele responder a estímulos maiores, onde o tempo e o espaço são menores. Acho que as maiores dificuldades são defensivas. Veremos contra o Benfica. Parece-me contudo um grande upgrade ofensivamente em relação ao Rinaudo, mas aí não parece haver grandes dúvidas.

Manel

Roberto Baggio disse...

Manel, pelo contrário.
As maiores dificuldades são ofensivas. Na construção, na criação, na criatividade, na velocidade e acerto da decisão.
Defensivamente ele é muito competente e ao nível do posicionamento é muito bom.

Pedro7 disse...

A mim parece me também um upgrade em relação ao rinaudo! Quero ver se essas facilidades como dizes baggio de ele não ser pressionado não derivam do facto de ele ser muito bom no posicionamento e a partir daí estar sempre mais solto que o esperado! Quer dizer em todos os jogos que vi dele ele pareceu me sempre sem essa marcação que tu queres que seja feita, pode ser por algum motivo ou não? Há jogadores assim... E claro que também há jogos e jogos!

Gonçalo se viste o Arouca foi mais ou menos isso o Sporting sempre por cima do jogo a académica lá assustou numa bola parada mas o Sporting foi sempre superior e chegou com naturalidade aos golos depois do 4-0 e da expulsão foi só gerir o resultado, muitos passes bola pelo meio pelas alas mas tudo mais facilitado derivado da expulsão!

Pedro7 disse...

Eu também acho que em relação ao rinaudo é um claro upgrade! Baggio será que ele não pode andar sempre solto do que o esperaso derivado ao excelente posicionamento em campo é que em nenhum dos jogos até agora de pré época e época nunca houve a tal marcação que tu queres que seja feita pode ser por esse motivo ou não?

Gonçalo se viste o Arouca foi mais do mesmo! O Sporting sempre por cima a mandar no jogo a académica lá assustou numa bola parada mas nada de especial e o Sporting com naturalidade chegou aos golos depois do 4-0 e da expulsão foram 20 min a pensar na recepção ao Benfica, tudo muito calmo bola a entrar no meio e a voltar ao meio campo defensivo ir às alas e voltar ao meio... Apenas gerir o controlo da bola

Pedro7 disse...

*andar sempre mais solto do que o esperado

Luis Santos disse...

Baggio e a grande pergunta: se o Benfica perde, o que acontece a JJ?

Gonçalo Matos disse...

E alguem me resume como jogou o Sporting? Muita transição? Jogaram de novo pelas alas? Vi que aos 3-0 nao tinham assim tanta posse de bola mas por outro lado a Académica não tinha remates.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Podes ter razão, mas uma coisa é certa: esta equipa da Académica, pelo menos ontem, foi um terror... A determinada altura da primeira parte deixei de ver o jogo porque aquilo era tudo mau demais.

Isto é apenas a minha opinião, reconhecendo que o Sporting tem finalmente um treinador e não um sapateiro qualquer.

Só este factor já faz com que tudo seja diferente, mesmo com atletas de baixo nível. E são vários.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sim, Gonçalo, os 40 minutos que vi foram como dizes: muito jogo lateral do Sporting, mas com critério, e muita transição.

A Académica foi um adversário fraquíssimo, praticamente inexistente, sem qualquer ideia de jogo visível, mal organizada defensivamente... Péssimo é um elogio.

Roberto Baggio disse...

Luís,
Não sei. Não sou o presidente xD

Gonçalo,
O jogo foi igual ao do Arouca, literalmente igual.

Edson,
Claro.
Digo-o não pelo Sporting estar ao nível do Benfica, porque não o está. Nem colectivamente, nem individualmente.
Mas num jogo deste tipo, sabemos que joga mais que futebol.
Dúvida e pressão no Benfica. Motivação e vitórias e confiança no Sporting.
Claro que os adversários são fracos, mas também os teve no ano passado e não houve goleadas. Quanto mais seguidas.
Este início fulgurante do Sporting é o que faz aproximar, os dois, naquele contexto específico (jogo de Alvalade). Mas na matéria futebol, ainda há muito que fazer no Sporting, de modo a continuar a esconder as debilidades de algumas unidades.

Anónimo disse...

O jogo da semana seguinte calha numa altura pior para o Benfica do que para o Sporting, porque é muito encima do fecho do mercado, e isso pode mexer também. Sem ver o Sporting, e sem querer tirar mérito à equipa, duvido, no seguimento do que diz o Baggio, que seja melhor que o Benfica. Poderá sê-lo nesse jogo, claro.

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

Errata: Em cima

Gonçalo Teixeira disse...

Que acham do Wilson? Não vejo muita gente a falar dele mas tem tido exibições muitos interessantes. Este ano começei a reparar logo na pré-época nele e parece-me um que extremo demonstra algum critério com bola e procura muito o jogo interior, o que aprecio particularmente. Não esperava que fosse titular em detrimento de Capel mas parece-me que finalmente o Sporting tem um excelente treinador à frente da sua equipa. Abraço

daniel duarte disse...

A pior equipa do campeonato deve ser mesmo esta académica...

DC disse...

Já andam a comparar o gajo ao Patrick Vieira lol, este pessoal exagera tanto.

Sinceramente, acho que se o Benfica ganhar hoje (libertanto alguma pressão) vai ganhar de forma relativamente tranquila a Alvalade.
È que acho que se estão a esquecer de uma coisa: se por um lado é bom ganhar confiança defrontando equipas más como o Arouca e a Académica, por outro se calhar neste momento o Sporting pensa estar num patamar muito alto e essa confiança vai-lhes fazer mal.
É que acho que é quase unânime que Académica e Arouca vão andar a fugir da despromoção toda a época, enquanto que o Marítimo lutará certamente por um lugar europeu.

KAKÁ disse...

Alô Baggio

Como chama aquela fita (branca) usada para fazer campo reduzido?
Me ajuda aí!! preciso comprar uma e não sei o nome...

Agradeço a resposta!
B)

Jorge Fernandes disse...

Tao a ver o porto?
Pensava que o Licá ia rodar entre banco e bancada mas afinal...

DC disse...

Licá e também Josué, que grandes contratações! E ainda por cima portugueses e portistas :)

Yilmaz disse...

Espectacular 1a parte do Porto... Em 2 anos de Vitor Pereira não vi tanto jogo como nesses 45minutos..

Futebol de toque!Cerebral...

PS:Josué genial.Licá idem.

Gonçalo Matos disse...

Já se tem falado no blog e no Lateral esquerdo do Licá, ele é muito forte a desmarcar-se e finaliza bem. E principalmente tem noção do que pode ou nao fazer, tem perfeita noção das limitações.

O wilson é outro que também joga bem sem bola, e depois remata muito bem. Acho que sao os dois jogadores de selecção, de uma segunda linha. Têm ambos muito critério e trabalham para a equipa.

DC disse...

Yilmaz, nisso permite-me discordar. No ano passado este mesmo Marítimo levou 5 no Dragão e a exibição foi semelhante à desta 1a parte. Esmagadora, muita posse, muitas ocasiões e zero ocasiões do adversário.

Gonçalo Matos disse...

Quer para jogar na faixa ou no centro.

Jorge Fernandes disse...

Sim mas o Josué, mesmo no paços via-se que era um jogador com uma qualidade superior, ainda para mais veio com o treinador que ja o conhecia e gostava. O Licá é que me está a surpreender, e eu dizia que o porto precisava de outro extremo, mas com ele a marcar e a assistir desta maneira não é preciso.

Roberto Baggio disse...

Kaka,
Não sei a que te referes. Não percebi mesmo.

Jorge,

Não, vi um bocado da segunda parte até entrar o Quintero, estávamos no estádio a ver o Benfica.

Gonçalo Teixeira,

Prefiro esperar por mais uns jogos para ter uma opinião final.

Estava a espera de uma vitória contundente do Porto, com uma grande exibição. Não estou nada surpreendido.

Gonçalo Matos disse...

Eu gosto mto dele, é mto inteligente. Já no Estoril criava inúmeras jogadas de perigo só com demarcações

Signori disse...

Que acham do posicionamento do ruben ferreira nos 2 1ºs golos do Porto? Obrigado.

Roberto Baggio disse...

No primeiro golo não vejo nada de errado.
No segundo o posicionamento é péssimo.
Tem de fechar a zona central, junto aos colegas, oferendo, apenas como opção de passe a lateral.

Postiga disse...

Que equipa porias frente ao Sporting tendo em conta os momentos de cada um, Bless?

Roberto Baggio disse...

Artur
Rúben Amorim
Garay
Luisão
A. Almeida

Matic
Enzo
Ola
Gaitan

Lima
Markovic

Le Cock Grande disse...

WTF?! Amorim e Almeida para as alas? O Ola a titular? O Luisão e o Enzo também merecem ser titulares? Não concordo mesmo nada com esse onze. Mais vale juntares ao lagartixa7.

Roberto Baggio disse...

Não era para concordares Le Cock Grande,
Era para o Postiga, que me pediu para colocar o meu 11.

Um abraço