Posse de bola no Facebook

Translate

sexta-feira, agosto 23, 2013

Mais talento desperdiçado

Diogo Rosado está sem clube neste momento. Será possível?
A sério Costinha?
A sério Marco Silva?
A sério Jesualdo?
Acorda Paulo Fonseca!!!!

Aqui em pequenas acções, grandes decisões. É isso que nos faz acreditar...

Classe que nunca mais acaba, não é tarde para se apostar em tamanho talento. Sem custos, seria facilmente titular em todas as 4 equipas que citei, inclusivamente no FCP!
Criatividade e o modelo de jogo de Fonseca iriam fazer dele um jogador bastante mais apreciado do que aquilo que foi.
Para já não passa de mais um que podia ter sido, porém nunca é tarde tendo em conta o retorno que esses clubes poderiam ter!
Não foi um acaso a forma como se passeou na luz, contra o Benfica de Jesus!


Aqui, mais extenso, mais acções, é isto que falta ao futebol português, é da falta destas acções que todos nos queixamos, é isto que desvalorizamos quando vemos!
Temos de uma vez por todas de decidir se gostámos de inteligência e criatividade, ou se paramos de nos queixar da falta dela!

Da mesma geração de André Martins, Wilson Eduardo, Cedric Soares, Josué, André Almeida, Ruben Ferreira, Rui Fonte, Diogo Viana e João Silva... Veja-se o rumo que seguiu a carreira deste menino...

32 comentários:

Pedro7 disse...

São coisas inexplicáveis... A meu ver nunca um treinador pode dizer para um jogador parar de inventar quando ele é bom a "inventar" e essas invenções decidem muitas vezes os jogos mais complicados!

Gonçalo Matos disse...

Olá Pedro7,

Depende do que for inventar.. Inventar no sentido de fazer dribles pra humilhar, como o Neymar fazia no Brasil, não serve de muito à equipa. Aí acho que o jogador deverá ser corrigido, mas com o intuito de que melhore as suas acções individuais para beneficio colectivo.

Acredito que estejas a associar esse bom inventar à criatividade que alguns jogadores possuem, e nesse caso NUNCA um treinador deverá cortar-lhes essa qualidade

DC disse...

Por muito talentoso que seja no Porto só se fosse na equipa B. Quintero, Iturbe, Kelvin, Lucho, Izmailov, Carlos Eduardo, Defour, Varela, Licá, Tozé, etc...
Sem a mínima hipótese de jogar.

O melhor para ele seria assinar por um clube de fundo da tabela para tentar relançar a carreira. Um Arouca por exemplo, aí podia ser importante.

Roberto Baggio disse...

DC nenhum extremo do Porto é melhor que ele!
Nenhum extremo do Porto é mais criativo que ele!
Nenhum extremo do porto tem mais qualidade técnica que ele!

Ele é mais criativo e joga melhor que extremos do Porto (excepção óbvia para Izmailov).
Ele tem a mesma qualidade técnica do que o que consideres ser mais tecnicista!

Portanto Lucho, Quintero, são os 10. Defour é médio centro ou médio defensivo.

Dos outros que falaste, só por um deles eu aceitaria que fosse ao banco. Izmailov.

Mas jogando com ele e Izmailov, Quintero e Lucho... Jackson...

Para mim, é claramente titular ali. Melhor que Lica, Varela, Iturbe, Kelvin, Atsu...

Ronaldinho disse...

Está sem clube como?! O que aconteceu ao contrato com o Benfica?

DC disse...

sim mas já o estás a adaptar a extremo e ele é também mais um 10.

Depois por exemplo na posição de extremo é muito provável que este ano apareçam Izmailov, Quintero ou Josué.
Falei em Defour porque no ano passado jogou também a extremo esquerdo e jogou muito bem.

Depois, acho que para a táctica do Porto, pelo menos um dos extremos tem que dar largura, logo Varela, Kelvin ou Licá têm que jogar dum lado e do outro sim, poderá haver um falso extremo a ocupar zonas mais interiores.

Face às características dele, portanto, acho que iria discutir o lugar com jogadores melhores do que ele com o Izmailov, Quintero e Josué.

E depois além disso há a questão do estatuto. Ele perdeu praticamente toda a reputação que tinha, tem que provar novamente o que vale. E para o fazer tem que ser num clube pequeno. Se for agora para um grande vai ficar parado sem jogar, estagna e acaba a carreira. Por isso acho mesmo muito melhor para ele optar por um projecto diferente onde possa brilhar.

Um passo atrás para dar dois em frente, foi por exemplo o que fez o Josué.

Acredito no potencial do Rosado, mas não acredito que se fosse agora para um grande o atingisse.

Roberto Baggio disse...

Eu acredito que sim, pelo modelo de jogo.
Aliás eu como disse, só o aceitaria de fora para o Izmailov e é porque não vejo grandes diferenças entre eles.

É que perder mesmo, só perde para o Quintero.
E para mim isso é suficiente. Não estou a avaliar o estatuto, isso aí são questões extra futebol. Porque em futebol, acho-o fenomenal.

Ronaldinho, era empréstimo, o Benfica não activou cláusula de compra.

Ronaldinho disse...

Pensava que tinha sido contratado, nunca vi clube tão burro como o Benfica.

Roberto Baggio disse...

Já viste já, hahahah

Fred disse...

Tinha um miudo na alta de lisboa igual a ele, estes jogadores não são apreciados na alta competição porque criam desorganização nas equipas, eu pessoalmente adoro este tipo de jogador, mesmo que defensivamente não seja tão forte a nivel de organização ofensiva dá para explorar uma serie de sub sistemas tácticos o que é uma grande vantagem para qualquer treinador.


Ps: eu sou apologista de uma organização defensiva competente, mas também eu sou de uma organização ofensiva com criatividade táctica. Este jogador dá isso.

Roberto Baggio disse...

Fred estamos totalmente de acordo. Acho até que no máximo perderias em organização defensiva, a transição era uma questão de treino até o reagir rápido.

Anónimo disse...

Caro Baggio, não questionando o valor do jogador, do qual sou um fã, temos que ter em conta factores externos que podem ou não influenciar a contratação do jogador. No Porto, e em primeiro lugar, o Izmaylov não vai calçar ou pouco vai calçar. A sua venda está praticamente definida, em virtude, principalmente, da sua capacidade física. Vamos aguardar também. Depois, não conhecemos o jogador, o seu aspecto psicológico, etc etc, e sabemos que isso no Porto é das coisas mais importantes. Depois, há questões de modelo, mas penso que isso não é importante. Olha, o jogador é benfiquista? achas que o Josué ia para o Benfica alguma vez?
Btw, o Bruma provavelmente vai inverter as riscas do equipamento, o que achas do jogador?

PS: respondo te no outro tópico depois ok? Mas por uma rápida leitura, parece me que tens razão.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Se for dado como livre, ele já assinou pelos de vermelho. Acho que é um jogador interessante. Mas não tem potencial para ser dos melhores. Nem sei poderá ser considerado para a selecção tendo em conta a concorrência. Por exemplo não bruma mais talentoso que este Rosado ou que qualquer extremo que estão na sua futura equipa. Não é nenhum Nani. Portanto poderia crescer muito mais no Sporting que noutro qualquer clube para onde vai.

Roberto Baggio disse...

PS, claro que o perfil psicológico interessa, mas esse não o conheço.
Duvido muito que o Josué tendo recebido uma proposta do Benfica, sem receber a do porto não tivesse assinado. Por isso é fácil dizer que nunca jogaria chegado ao Porto. Assim como VP fez. No entanto agora que saiu já diz que poderia ser interessante.

LGS disse...

Especulando, o que pode levar a que um jogador com tanta qualidade não seja aproveitado?


É que o Benfica não foi o primeiro nem o único clube "burro" que não o aproveitou...

Negociatas e questões de empresários também não me parece, pq nesse caso acho que nem teria tido o empréstimo ao SLB.


Será algo no comportamento dele?

(Relembro o Dani, que tinha um potencial tremendo mas que nunca pareceu querer atingi-lo...)

DC disse...

O Josué é puto de bairro do Porto, era gajo dos SD, faltava a treinos dos juníores se fosse preciso para ir para a claque. Olha que não mesmo, só se estivéssemos a falar de muito dinheiro mesmo é que lhe viravam a cabeça!

Quanto ao Bruma isso é certo, ele ter assinado pelo Benfica?

Roberto Baggio disse...

LGS, como disse o António o factor cabeça influencia e muito. É talvez o motivo mais recorrente pelo qual esses jogadores não vingam.

DC,
Não sei. Estamos a falar de futebol. E dar o salto para um grande. Objectivo de todos os jogadores que jogam nos pequenos. Contudo acredito que ele tenha esses valores. Se bem que os considero pouco inteligentes.
Quanto ao Bruma, só se vai confirmar se for dado como livre. Mas sim já assinou.

LGS disse...

Se isso de o Bruma ter assinado pelo Benfica se confirmar acho que é mais um péssimo acto de gestão por parte do SLB.

Antagonizar este Sporting não me parece inteligente. Nem o jogador me parece que justifique que se compre uma guerra com um clube com quem se deveria manter uma rivalidade cordial e "civilizada".

Roberto Baggio disse...

Concordamos. Aliás, nem acho que a mais valia que o jogador traz a justifique.

Anónimo disse...

Caro Baggio,

Equivoquei me e fiz confusão, parece que é mesmo para o Benfica. Seja verdade ou não, acho que, apesar de não ser um jogador que aprecie, seria melhor para o Porto do que para o Benfica contratar este jogador. Parece me um tiro no pé, não só do clube, como do jogador. O Bruninho vê-se também num buraco, perdendo o potencial aliado da 2a circular. E o Benfica abre um período de más-relações com o Sporting (que no caso de isto ser mentira e o jogador for para o Porto, não altera nada, em virtude de não existirem relações entre o Porto e qualquer dos clubes da Segunda circular). Veremos, mas parece-me mais um acto de gestão terrível da parte do Benfica, e escolham o que escolherem, o Porto fica sempre a ganhar, eventualmente.

Sobre o Josué, nunca o gajo ia para a Luz ou Alvalade. Aliás, teve proposta do Sporting. Ainda há jogadores assim, mas são poucos, lá isso é verdade.

Eu disse aquilo deste jogador, i.e. o contexto da sua vida pessoal, porque no Porto sempre foi algo muito importante. Quando o Porto se move no mercado contra a maioria dos adversários, ganha o jogador (dentro das possibilidades monetárias e algumas excepções, e.g. Bernard), por isso se quisera este jogador, já o teria. Se tem qualidade, é natural que o clube o tivesse referenciado, porque os olheiros não brincam, mas poderá eventualmente ter um contexto pessoal que não o favoreça, não sei.

Ps- Baggio, o que achaste do processo defensivo do Barça no golo do Atlético, não te parece errada a acção do Alves na segunda linha de pressão?Deveria ter optado por posicionar-se ao invés de pressionar?


Cumprimentos,
António TEixeira

Yilmaz disse...

Também sou fã... Gosto do Licá mas o Rosado é outra coisa;tem mais técnica,critério,pausa... (em sumo,"classe"!)
Uma intêligencia rara no futebol tuga...

Gostava de o ver no Vitória(Guimarães),já que falta criatividade a este plantel,e que é o clube pelo qual simpatizo.. ;)

Accorda Vitória(Rui)!!! lol

PS:Afinal parece que o Willian vai pro Chelsea;Mourinho 1 AVB 0!
Tottenham vai continuando com os seus pinos...(espera que vem ao menos um Lamela...)

Anónimo disse...

parece que o bruma nao vai para o benfica...

Roberto Baggio disse...

António,
Admitindo que ele tenta criar superioridade para recuperar a bola mais depressa, depois não baixa para a linha defensiva como devia. Fez o movimento a andar e no espaço que ele devia ocupar o Villa fez golo.

Anónimo disse...

Mas não será um erro de leitura, com um jogador a receber de costas com o Xavi muito perto, e vendo o flanco sem ninguém? Acho que esses erros acontecem cada vez mais no Barça?
Teve que ir, mais uma vez, o pobre do Busquets a correr desalmado. O Alba está bem posicionado? Não me parece, mas posso estar errado.
Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Tendo em conta a diagonal que ele tem de fazer para atacar o espaço sim, o Alba até estava bem. Ele vem da organização ofensiva ainda demora algum tempo a chegar. Tendo em conta que o movimento do atlético tem várias pausas e acelerações.
Sim, ele (Alves) poderia ter ido logo ocupar a linha defensiva, mas nunca na posição dele, sim na de um dos centrais.
Concordo com o erro de leitura, mas sobretudo realço que tendo errado ele, depois, pode recuperar e não o faz.

DC disse...

O movimento a passo do Dani meteu-me nojo. Há ali mesmo gente a borrifar-se para aquilo, que venha o Messi e resolva.

Até o Mascherano que é o mais fraco da defesa se tem destacado ao lado dos preguiçosos Piqué e Alves que só querem é mulheres e noitada.

Anónimo disse...

Caros Dc e Baggio,

Não me interpretem mal e pensem que estou a embirrar com determinados jogadores. Até porque acho que há um erro técnico do Messi e outro do Busquets que ditam a perdida da bola no lance do golo.
Sobre o Alba, ele vem picado com o gajo do atlético. Se corre tanto para a frente e se tem tanta energia para barafustar e armar conflito todos os jogos, não tem para correr para trás? E Baggio, eu acho que está muito distante do colega, e sabendo que não está ninguém nas costas, poderia estar mais perto do Piqué e defender, exactamente, mais perto do 1º poste.
Hum, sobre o Alves, eu digo que ele não deveria ter aproximado do Villa e sim, recuperar para a linha defensiva. O Villa não é o Messi e não estava propriamente sozinho (Xavi em contenção, ainda que numa posição que não seja usual, mas recuperável, e Piqué em cobertura). Acho que acima de tudo existe um problema de transição para defender em bloco, e parece me que escolhem mal os timings do pressing.
Qualquer dos dois jogadores poderia ter oferecido, nesse lance (e em tantos outros da epoca passada) maior entrega ao jogo, tal como o Piqué, entre outros... Mas parece que aquele balneário é minado, e que a incompetência (e vai mais uma do Messi, quando está curado de vez ou por algum tempo?) tem hegemonia ali. Ainda assim, por agora Tata»Tito.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Acredito que estejas certo. Vou tentar rever o jogo.
Abraço

PP disse...

Acho que o Diogo Rosado já perdeu a boleia de uma carreira à imagem do seu talento.

Não acho que seja por causa da atitude do jogador fora de campo, como muitas vezes fazem transparecer que seja isso que interfere no crescimento dos nossos jovens.

Acho que o problema foi mesmo o falta de oportunidades de jogar ao mais alto nível. É um problema que existe no futebol profissional nacional.

Numa Alemanha, tenho quase a certeza que seria uma espécie de Özil... aliás, cada vez mais que o vejo a jogar, quer seja na ala ou no centro, faz-me lembrar o alemão... com as devidas distâncias.

Anónimo disse...

Caro PP,

Mas ainda ontem o presidente do teu clube disse que agora é que era, agora é que iam jogar jovens portugueses. Mas ao mesmo tempo disse que era o último ano em que vendiam. Ou seja, ou está a mentir, ou não tem noção de planeamento xD

Cumprimentos,
António Teixeira

Le Cock Grande disse...

O Rosado é um jogador com muita classe e qualidade técnica. Como é possível não ter futuro no futebol?

Anónimo disse...

jesus so acredita em estrangeiros... muda o nome para diogo rosadovski

http://www.jesusaindaetreinadordobenfica.com