Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, agosto 27, 2013

Liga Portuguesa: Melhor Onze deste Século

Ontem, foi prestada homenagem ao Deco aqui no blog e na caixa de comentários surgiu uma breve discussão sobre os melhores jogadores de sempre a jogar em Portugal. Antes de adormecer, pus-me a pensar neste mesmo assunto e resolvi elaborar o meu onze.

Pessoalmente, gosto de ver equipas com muita posse de bola e que saibam igualmente pressionar o adversário. Não sou muito fã de equipas que exploram muito a transição ofensiva em detrimento da organização ofensiva e acho que estes factores se refletem na minha escolha.
As minhas primeiras recordações mais sérias da primeira divisão portuguesa, são do inicio deste século e por isso, todos os jogadores escolhidos jogaram em Portugal a partir de 2000.

Aqui vai o meu 11 e os meus 7 suplentes.

GR: Vitor Baia

DD: Paulo Ferreia, DC: Ricardo Carvalho, DC: David Luiz; DE: Alex Sandro

MD: Axel Witsel

MC: Deco, MC: João Moutinho

MAC: Rui Costa

PL: Jardel; PL: João Pinto

Suplentes: Ricardo, Fábio Coentrão, Aimar, Anderson, Saviola e Falcao

PS1: A posição mais dificil de escolher foi a de lateral direito; o PF jogava na melhor equipa que ja vi jogar em Portugal e a minha escolha baseou-se muito nisso
PS2: Escolhi o Anderson porque a par do Cristiano foi o jogador com maior potencial que vi passar por cá, tinha drible fácil, criatividade, velocidade, explosão, força, e ao contrário do Cristiano, jogou algum tempo na nossa Liga. Na realidade acho que o Anderson foi o maior talento que alguma vez vi ser desperdiçado.

E para vocês? Quais os melhores?

61 comentários:

Anónimo disse...

Gr: Helton

DE: Coentrão
DD: P.Ferreira
DC: Carvalho
DC: Luisão

MD: Fernando
MC: Deco
MC: Moutinho
MC: Aimar

A: Hulk
A: Jardel

Podem não ser os melhores jogadores, mas acho que foram os mais importantes no seu contexto. Foi muito difícil escolher entre o Lucho e o Moutinho. De igual modo, as posições de avançado são difíceis. Teria que meter no banco Cardozo, Falcão, Jackson, Lisandro, Quaresma, João Pinto, se não me esqueço de nenhum. Menções, ainda: Rui Costa, Meireles, Bruno Alves, Simão, Baia, Rui Jorge, Costinha, etc etc.

Melhor equipa, para mim, aliás, equipa que preferia ter:

Gr: Helton
DE: Sandro
DD: Danilo
DC: Otamendi
DC: Carvalho
MD: Matic
MC: Deco
MC: Aimar
A: Hulk
A: Saviola
A: Jackson

Não consigo meter o Rui Costa acima do Deco e do Aimar. Não consigo, com todo o respeito que esse grande jogador merece (o mesmo para o João Pinto e para muitos outros).

Cumprimentos,
António Teixeira

Edson Arantes do Nascimento disse...

Trocava o Moutinho pelo Aimar e o P. Ferreira pelo Miguel.

Roberto Baggio disse...

Baia

P. Ferreira
Carvalho
Otamendi
Coentrão

Moutinho Mdef

Deco Interior
Aimar Interior

João Pinto Mofensivo/Extremo Esquerdo

C. Ronaldo Extremo Direito responsável pela largura nesse corredor.

Jardel

Isto é supostamente um 4-3-3, que se transforma em 4-4-2 quando JVP vem por dentro, com Ronaldo "sempre largo".
No corredor de JVP, Coentrão responsável por garantir Largura, JVP vem dentro criar superioridade.

Muita pena não ter espaço para o Falcão!

GC disse...

GR Helton

DD Paulo Ferreira
DC Ricardo Carvalho
DC David Luiz
DE Fábio Coentrão

(agora vem a parte lírica da coisa)

6 - Moutinho

MC - Aimar e Deco

Alas - Barbosa e JVP

PL - Jardel

Anónimo disse...

É muito difícil mesmo fazer um onze que inclua toda a gente :S:S:S

Mas por ai também se vê a imensa qualidade dos jogadores que por aqui passaram. Rui Costa, Aimar, Deco, jogadores de nível mundial.

Cumprimentos,
António Teixeira

DC disse...

Baía

Paulo Ferreira
Otamendi
Ricardo Carvalho
Alex Sandro

Fernando
Moutinho
Maniche
Deco

Derlei
Falcao


Pensei mais no contributo que efectivamente deram do que na real valia dos jogadores e todos estes jogadores com excepção do Alex têm no mínimo um título europeu (mas na posição dele a competição não era muito forte, Coentrão e pouco mais).

Ficam de fora JVP, Rui Costa, Aimar, Alenitchev, Hulk, Pepe, Jardel, Lucho ou Anderson, mas considero que estes deixaram uma marca mais relevante neste século.

Rafael Antunes disse...

Assim de repente, custa-me muito não ver o Preud'Homme... Talvez por ser muito pessoal... :D

Anónimo disse...

Caro Rafael,

Ainda jogou neste século?

É o problema com o Jardel: Fez uma época boa neste século. O mesmo para o C.Ronaldo, que pouco cá fez. Acho que é muito relativo.

Cumprimentos,
António Teixeira

daniel duarte disse...

Shmeichel; P Ferreira; André Cruz; R Carvalho; Coentrao; Matic; Aimar; Deco; Rui Costa; J Pinto; Jardel...matic carrega esses artistas!...

Roberto Baggio disse...

Atenção, o Ronaldo que eu escolhi, era o do Sporting! Não era este do Real Madrid. Escolhi-o pelo que fez cá. E como extremo, fez muito bem.

Anónimo disse...

Lá está são opções. Eu prefiro 1 Hulk a dez Ronaldos desses, por mais que decida mal. Os centrais também é difícil (basta olhar para os quatro centrais que cá estão, e para os 3 que passaram pelo Porto); os Guarda Redes, a meu ver, é muito perto entre o Helton e o Baia; os DE é Coentrão e Sandro, e penso que não há muito debate; tudo se complica no trinco: o Fernando foi o mais importante no seu contexto; mas e o Costinha, Matic, Javi, P.Assunção? E então os interiores? Fazemos uma lista de 10 com uma facilidade incrível!! Avançados? Falcão, Lisandro, Jardel, Jackson, Cardozo? São todos grandes jogadores! Este é um tópico para chegar as 1000 páginas xD.

E que tal uma lista do mundo inteiro?

Cumprimentos,
António Teixeira

Signori disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edson Arantes do Nascimento disse...

Eu sempre achei que o Miguel (no auge, claro) era muito melhor jogador do que o P. Ferreira. Aliás, viu-se no Euro 2004 a diferença entre um e outro. Se o Miguel jogasse no FCP naquela altura ainda hoje andava pelo Chelsea...

Signori disse...

Schmeichel; Bosingwa;Ricardo Carvalho;Pepe;Fábio Coentrão; Matic;Moutinho; Deco; C. Ronaldo/ Nani; Hulk; Jardel

Baia; Miguel; Alex Sandro; David Luiz; Otamendi; Costinha; Maniche; J.Pinto; Derlei; C. Ronaldo/Nani Falcao

Rafael Antunes disse...

Verdade Sr Antonio Teixeira... My bad... :D

Obrigado... Mas este merecia uma cunha pra figurar em tão distintas equipas... :D

Signori disse...

off topic:

http://jogodirecto.blogspot.pt/2013/08/sporting-saudavel-falta-de-senso.html

Concordam com a análise ao SCP? Nomeadamente o que é relacionado com os médios

Tsubasa disse...

Helton

Bosingwa
Ricardo Carvalho
Otamendi
Coentrão

Com 2 laterais tão ofensivos como estes teria que haver um médio mais recuado para garantir superioridade numérica no setor defensivo e acautelar a transição defensiva. Assim, e nesse modelo, escolheria

Mdef - Fernando

Interiores - Ramires e Deco

ED - Hulk
EE - Quaresma
PL - Jardel

Esta seria uma equipa para jogar essencialmente em transição/ ataque rápido.

DC disse...

Edson, o Miguel defensivamente era ruinoso. Deixava sempre muito espaço nas costas.

O Paulo tacticamente era perfeito, jogou inclusivamente muitas vezes e muito bem como interior direito no modelo de Mourinho. E a centrar, em Portugal, não houve nenhum lateral com a qualidade dele.

Gonçalo Matos disse...

Acho que este exercicio é dos mais dificeis que já fiz.

É que para o meio campo entao, as soluções são quase interminaveis. Custou-me deixar o Lucho de fora, assim como o Matic. O Ramires por exemplo, acho que nem entrava no plantel. O Ronaldo e o Quaresma também merecem destaque, apesar da deficiente capacidade de decisão do Quaresma. Também por estas listas conseguimos perceber o Porquê do Porto ter dominado os ultimos anos. A qualidade individual foi frequentemente abundante.

Pedro7 disse...

Sinceramente não consegui ainda escolher um 11 acho que o mais fácil seria mesmo a defesa mas hoje ainda posto o onze que acho ideal para mim

Pedro7 disse...

Sinceramente não consegui ainda escolher um 11 acho que o mais fácil seria mesmo a defesa mas hoje ainda posto o onze que acho ideal para mim

Tsubasa disse...

Gonçalo,

Acho que o Ramires foi um jogador fantástico no ano em que esteve em Portugal. No modelo de jogo que concebi para este exercício ele encaixava e era o melhor disponível, na minha opinião. No entanto, não o considero globalmente superior ao Matic ou ao Rui Costa. Depende do modelo... Quaresma decidia frequentemente mal, mas muitas das vezes em que decidia mal... fazia golo xD

Gonçalo Matos disse...

Tsubasa,

Vi que gostarias de jogar em transição. Em transição defensiva o Ramires deve ser dos melhores do mundo! Na transição ofensiva, por vezes não toma a melhor decisão mas acho que tb a jogar aquela velocidade deve ser o melhor ou dos melhores. O Ramires para mim fez parte da melhor equipa do Benfica nos ultimos anos e tinha grande contribuição no equilibrio da equipa. Por acaso, adoro o gajo.

Rafael Antunes disse...

Mas isto de ter de escolher os melhores é sempre tão difícil... Principalmente porque em muitos casos gostamos de jogadores diferentes pela complementaridade que fazem uns em relação aos outros.

Seria interessante, por posição, que qualidade e de quem é que daria o jogador ideal pra essa posição... :D

Das listas que vi acima, Ricardo Carvalho é um indiscutível assim como Coentrão. Defesa direito Miguel/Bosingwa/P. Ferreira/Danilo, um deles. Para a outra vaga de central Pepe/Otamendi/Mangala/David Luiz/Garay/Luisão/André Cruz.

MD - Fernando/Matic

MC - Deco
MC - Aimar
MC - Rui Costa

AC - Falcão
AC - Jardel (só fez um a época boa neste sec. mas pelo que fez antes tem de figurar aqui)

Depois disto tudo... Fica tanta gente de fora... JVP, CR, Jackson, James and so on.

Desafio difícil!

Gonçalo Matos disse...

O Quaresma sempre foi e há-de ser daqueles jogadores que vai pelo caminho mais dificil. Mas a dada altura era dos melhores desequilibradores da Europa. Era tipo o Robben aqui da Tuga.

Rafael Antunes disse...

Ramires, witsel, P Asunção...

Difícil

Signori disse...

e o nani, pá? nem no banco?

Roberto Baggio disse...

Não tendo colocado o CR7, o Nani era a minha segunda escolha.

Gonçalo Matos disse...

Por curiosidade Baggio, porquê o 4-3-3?

Roberto Baggio disse...

Jardel

Tsubasa disse...

Já agora, na vossa opinião o Jardel era melhor "servido" no FC Porto (Capucho, Drulovic e Zahovic) ou no Sporting (JVP, Barbosa, Hugo Viana, Quaresma)? Ainda que esta análise remeta para um período anterior ao início deste século...

Arrenka disse...

Como benfiquista posso ter algumas opiniões mais facciosoas), mas aqui vão os 23 com os quais faria um plantel:

GR: Shmeichel, Helton, Baía; (Enke)
DE: Coentrão, Alex Sandro; (???)
DC:Carvalho, Otamendi; (Luisão)
DC:Pepe,Garay; (André Cruz)
DD: Miguel, Paulo Ferreira; (Bosingwa)
MDef: Matic, Fernando; (Costinha)
MC: Ramires, Aimar; (Moutinho)
MC: Deco, Rui Costa (desta década); (Pedro Barbosa)
Av:Quaresma; Hulk (Simão)
PL: Jardel, Falcão (Jackson)
Av: JVP, C Ronaldo (Saviola)

O Primeiro de cada posição o titular, entre () a próxima escolha, ficando muitos outros de fora...

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Miguel era ruinoso a defender... Granda treta. Isso foi o que te habituaram a acreditar na televisão.

O homem em forma era quase intransponível. Pergunta ao Robben e ao Overmars o que acharam dele no Euro 2004 - e nessa altura era treinado pela dupla Camacho (Benfica)-Scolari (selecção). Se tem apanhado um JJ, um Mourinho, o que seria do Miguel?

Sim, o P. Ferreira (também) era impecável a defender. Mas o Miguel era um jogador explosivo, meio burro, sim, mas com um ritmo fora do normal. Um jogador decisivo em todo o sítio por onde passou.

O P. Ferreira com a bola nos pés é que era ruinoso...

Fred disse...

Para mim:

michel preud'homme
Coentrão
Gamarra
Ricardo carvalho
Bosingwa
Matic
Deco
Rui Costa
Figo
Ronaldo
Futre

Suplentes:

Particio
David Luis
Ramires
Jardel
Quaresma
falcão
J Vieira Pinto


Dos que vi jogar são estes sem duvida.

DC disse...

Edson, pelo contrário, o Miguel sempre foi valorizadíssimo em todos os meios de comunicação e o Paulo Ferreira desvalorizado. Portanto esta opinião vai contra o que me "habituaram a acreditar na televisão".

Essencialmente por isso, porque um era "explosivo" como tu dizes, enquanto o outro sabia quando devia subir e quando devia ficar.
O Miguel subia sempre e depois para voltar está quieto.

Lembro-me bem da goleada que levamos da Espanha por 3-0 em que todos os golos são a explorar o espaçõ nas costas dele porque ele subia a correr mas descia a passo.

De resto decisivo, no Valência foi sempre muitíssimo irregular, não sei em que é que foi decisivo.

Roberto Baggio disse...

Eu percebo o Edson quando diz que se o ensinassem a defender na fase certa da carreira dele, seria um lateral top mundial. Mas não o ensinaram. E tal como o Edson diz, teria ido também, para um Chelsea, Real, ou outro grande, tal como Paulo Ferreira.

Signori disse...

SC Freiburg vs Bayern Munchen
25m de jogo de m* do Bayern. Na tá fácil não...

Signori disse...

Bem melhor o jogo de posse depois do golo

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Miguel foi sempre titular no Valência. Podes confirmar, DC. Mas se quiseres continuar a emprenhar pelos ouvidos, boa sorte.

Falas-me de um 3-0 que eu não me recordo até porque não sigo muito os jogos de selecções. Mas recordo, sim, o Miguel a limpar todos os que lhe apareciam à frente num Portugal-Espanha decisivo do Euro 2004, em Alvalade.

E também recordo que o P. Ferreira começou a titular contra a Grécia e nunca mais calçou - tirando quando o Miguel se lesionou na final.

Recordo também, com muita clareza, que aquilo que o Miguel dava à equipa, em todos os momentos do jogo (contra Rússia, Espanha, Inglaterra e Holanda), era incomparável com o contributo do P. Ferreira.

Aliás, o Miguel foi eleito o melhor lateral-direito desse torneio. E estou a utilizar o Euro 2004 como meio de comparação porque estavam os dois na melhor fase das carreiras.

Esses argumentos de que ele ia "e depois voltava a passo" para mim são balelas. Não me dizem nada. Zero.

DC disse...

Sim, Edson não disse que não foi titular, apenas que não foi decisivo.

O Baggio resumiu tudo, podia ter sido um defesa de top mas não foi porque nunca soube defender.
Já o Paulo, apesar de atacar mais pela certa, defensivamente era fabuloso.

Podes considerar os meus argumentos da forma que quiseres, da mesma forma que eu considero essas eleições em torneios de selecções também da forma que entender.
Tu preferes valorizar a forma numa competição de 15 dias, eu prefiro lembrar-me de quem é que parava o Simão Sabrosa nos Porto-Benfica, o Evra contra o Mónaco, etc...

Aliás se quisesse ir por aí, ficaram famosas algumas humilhações do Deco ao Miguel, uma delas com o Porto a perder 1-0, o Deco a arrancar-lhe 2 amarelos em 15 ou 20 minutos e ainda a marcar na sequência da falta feita por ele para 2º amarelo.


Mas eu acho que o Miguel foi um bom lateral, mais ou menos ao nível do Bosingwa. Agora o Paulo para mim foi o melhor!

Pedro7 disse...

DC para mim apesar de achar que o Paulo Ferreira foi mesmo do pior que já vi como jogador acho que motivado pelo treinador certo (mourinho) conseguiu atingir o patamar que atingiu... Eu pessoalmente gostava mais do Miguel mas isso são gostos tenho a certeza que como o baggio disse se ele tivesse sido treinado pelo treinador talvez tivesse estado no top 5 dos laterais, assim esteve no top20!

DC disse...

Pedro, quanto à questão do Miguel também acredito que sim, mas isso vale o que vale. Se calhar alguns diriam que se o Sabry tivesse um treinador a sério dava jogador e o Mourinho pô-lo logo a andar. Ou o Iturbe, que também dizem que tem um potencial absurdo mas se calhar nunca lá vai chegar.
Acredito que o Miguel nas mãos do Mourinho desse craque, mas também podia dar um Casillas a bater de frente com o Mourinho, isso nunca saberemos.

Agora com esta frase é que não posso mesmo concordar:
"DC para mim apesar de achar que o Paulo Ferreira foi mesmo do pior que já vi como jogador"

Só te relembro o jogo de há 2 épocas para a Champions em que o Benfica defronta o Chelsea e o Paulo tendo feito 2 ou 3 jogos completos a época toda é lançado a titular (com 30 e muitos anos, não nos esqueçamos) e faz um jogo irrepreensível.

Isto é como estar a dizer que o Cafu era melhor que o Zanetti. A atacar era, mas quem defendia melhor? A exuberância no futebol não é tudo.

Ronaldinho disse...

Preud'homme
Paulo Ferreira
Ricardo Carvalho
David Luiz
Coentrão
Moutinho
Deco
Rui Costa
Figo
JVP
Jardel

Anónimo disse...

Figo saiu de Portugal em 1995 e Preud'homme em 1999. Does not compute!

Gonçalo Matos disse...

Ya Ronaldinho!

Revê lá esse 11! =)

Le Cock Grande disse...

Qual ensinar a defender qual quê?! O problema do Miguel foi ter-se deixado levar pela sua "entourage" e com as noitadas em Valência. Se fumasse menos "brocas" e bebesse menos alcool, poderia ter tido uma carreira bem melhor, talvez uma como o Zanetti! Em grande forma, o Miguel metia qualquer um no bolso. Um dos melhores no euro 2004 e um dos melhores do Benfica de 2004-2005.

Anónimo disse...

ó chupa pichas grandes, ainda nao te puseste no caralho?

Joel disse...

Como nao consigo fazer apenas um onze:

Vítor Baia
Paulo Ferreira
Jorge Costa
Ricardo Carvalho
Alex Sandro
João Mourinho
Lucho Gonzalez
Deco *
Hulk
Falcão
Ricardo Quaresma

Artur
Miguel
Luisao
David Luiz ou Ezequiel Garay
Fábio Coentrao
Matic
Witsel
Rui Costa
Simão Sabrosa
Oscar Cardozo
Nuno Gomes

Peter Schmeichel ( nem que tivesse feito apenas um jogo)
Rogério
Anderson Polga
André Cruz
Rui Jorge
Miguel Veloso
João Moutinho
João Vieira Pinto
Cristiano Ronaldo
Pedro Barbosa
Mário Jardel

Ronaldinho disse...

Sim e então? Eu vi preud'd homme jogar e era um dos meus ídolos, o Figo realmente não me lembro bem em Portugal por isso é substituido pelo Karel Poborsky

Anónimo disse...

Gr: Carlos Bossio
DD: Secretário
DC: Paulo Madeira e Polga
DE: Nelson Benitez
MD: Bynia
MO: Tinga e Farnerud
ED: Martelinho
EE: Freddy Adu
Av: Purovic

Tenho dito!

Ronaldinho disse...

Finalmente alguém com um onze de respeito!

Anónimo disse...

Ronaldinho, é só deste século o 11.

Anónimo disse...

Secretário e Polga quando houve Sonkaya, Dudic, Escalona, Luis Filipe, Stepanov, Boulahrouz, Julio César, Sidnei, etc...

Signori disse...

O Anderson apenas envergou a camisola azul e branca em 23 jogos. Cristiano Ronaldo teve 35j no SCP...

Le Cock Grande disse...

Ó garganta funda, tu gostas pouco de morango, gostas...

Anónimo disse...

E o Anderson fez mais em 23 jogos do que o Cristiano em 35. Basta ver os números da transferência, uma foi o dobro da outra.

ò Amante de Big Black Cocks, tu estás cá sempre por saberes que o Blessing é angolano? És tarado por africanos dotados?

Le Cock Grande disse...

DCómico, tu que só vês a uma cor (leia-se azul-e-branco), dizes que: «Aliás se quisesse ir por aí, ficaram famosas algumas humilhações do Deco ao Miguel, uma delas com o Porto a perder 1-0, o Deco a arrancar-lhe 2 amarelos em 15 ou 20 minutos e ainda a marcar na sequência da falta feita por ele para 2º amarelo.» Porque não dizer da expulsão do Ricardo Rocha que nem falta faz ao Deco?
Deco esse jogador que foi levado ao colo e protegido pelo "sistema", ou vocês também não ouviram as gravações?!

Le Cock Grande disse...

Fala quem sabe não é Anónimo?

Le Cock Grande disse...

Anónimo, garganta é contigo, não é verdade? Toma lá morango!

Roberto Baggio disse...

Enfim

Ronaldinho disse...

Epa é por um ano que estamos a falar? Entra Helton então