Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, agosto 22, 2013

Laudrup apresenta


Futebol muito muito positivo do Swansea, com mais qualidade individual e com uma linha defensiva mais organizada e seria equipa para andar a "chatear" os grandes em Inglaterra. 


44 comentários:

Roberto Baggio disse...

Michu também tem uma equipa a seguir.
Espero que tenha sorte, e comece a trabalhar melhor a linha defensiva.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Sinceramente, achei este vídeo tenebroso... E não concordo com alguns dos comentários.

Não vi nada do jogo. Mas, pelo vídeo, acho que o Man U. é que esteve bastante próximo de aplicar um resultado estrondoso - contra aquela forma de defender basta um passe bem feito pelo corredor central para deixar automaticamente as equipas numa situação de 3x4-4x4-2x3-3x3...

Já aqui disse e repito. Adoro o Laudrup-jogador e gosto de algumas coisas nas equipas dele. Mas também disse, e cada vez mais reafirmo, que esta maneira de trabalhar o processo defensivo é uma tragédia. Um filme de horror.

Também não consigo entender as loas à ideia de jogo do Laudrup. Pessoalmente acho que as ideias dele são contraditórias.

No processo ofensivo a ideia base é a equipa, o movimento dos colegas, a procura constante por apoios e pela melhor solução de passe; a defender, as referências são individuais, não há coordenação de qualquer espécie, nem sequer uma abordagem colectiva das situações de jogo.

Eu coloco as coisas ao contrário: para o nível do Swansea, o Laudrup tem excelentes jogadores à sua disposição. Porque se não tivesse...

Um terror. Meu rico JJ! eheheh :-)

Fred disse...

Como é possível uma equipa jogar tão bem ofensivamente, também em transição defensiva sempre em superioridade numérica e depois a organização defensiva baseia-se a defender HXH!

Ridiculo!

Ronaldinho disse...

Edson, não percebi onde discordamos, org. defensiva muito má em toda a equipa mas especialmente da linha defensiva. Mas nos restantes momentos do jogo tem ideias bastante boas e algumas melhores que o teu JJ.
Claro que o MU esteve perto de números avassaladores por isso é que falo em "se", se tivesse mais qualidade individual, se tivesse melhor org. defensiva. A intenção foi elogiar o momento ofensivo e transições que se tivessem a companhia de uma linha defensiva minimamente organizada faria do Swansea uma equipa muito boa.

Fred, também me parece ridículo, é uma pena estragar tudo com esta forma de defender.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Discordamos quando dizes no vídeo que o Swansea esteve perto de um resultado histórico. Esteve, sim, mas de apanhar sete ou oito.

E discordamos quando dizes que se tivesse mais qualidade individual batia o pé aos grandes. A defender assim, não batia o pé nem aos grandes, nem aos médios, nem a ninguém...

Anónimo disse...

Que grande fdp, por isso é que o futebol está como está, vale tudo!

http://www.ojogo.pt/Internacional/interior.aspx?content_id=3383342

Ronaldinho disse...

Pois mas podes reparar que eu disse que SE tivesse mais qualidade individual poderia ter feito um grande resultado e podia, teve inúmeras situações desperdiçadas pela falta de qualidade dos jogadores.

E podes reparar de novo que digo que batia os pés aos grandes se tivesse mais qualidade individual E uma linha defensiva mais organizada e podes ter a certeza que batia sim, sem dúvida.

Este Manchester por exemplo mete dó, ganhou este jogo apenas porque tem jogadores muito melhores.
Mas isso vais poder verificar durante esta época, ficar em 3º é o máximo a que pode aspirar.

Gonçalo Matos disse...

Concordo com o que diz o Fred, não tem sentido nenhum esta organização da linha defensiva. Mas tendo em conta os restantes momentos, parece-me que só não defendem melhor porque Laudrup não sabe mais e para isso a solução é facil. Cabe-lhe aprender a trabalhar a linha defensiva porque de resto há bastantes bons principios.

Edson, não me parece que Laudrup tenha assim jogadores tão bons, à excepção do Michu (não conheço bem o Bony). O que o Swansea tem é, desde há anos, modelos muito mais complexos que a maioria das equipas em inglaterra e muito melhor trabalhados.

Ronaldinho disse...

Sim Gonçalo, esta linha defensiva é do pior que tenho visto e precisa muito de ser melhorada. O pior é que nem é preciso muito para melhorar bastante, já que é tão má, basta introduzir alguns princípios da defesa zonal. Não precisa ser tão evoluída como a do Benfica, basta ser minimamente competente para melhorar bastante a eficácia defensiva do Swansea.

Sim fiquei agradado com o Michu que não conhecia, bom jogador assim como Cañas.

Edson Arantes do Nascimento disse...

O Swansea tem, na minha opinião, melhores ou iguais soluções do que outras equipas que se batem do 10º lugar para baixo (o ano passado ficaram em 10º julgo eu).

O Vorm e o De Guzman são jogadores de selecção holandesa. Pablo Hernandez e Shelvey são atletas interessantes. E caros. O miúdo lateral-esquerdo tem potencial e veio da formação. E o Nathan Dyer também é um jogador interessante a este nível.

Agora contrataram o Bony, que foi o jogador mais caro da história. Cerca de 15 milhões... Têm investido na equipa. Têm o Michu. Juntaram uma série de espanhóis de segunda e terceira linha que, ainda assim, são melhores do que os ingleses de primeira divisão.

Numa coisa estamos de acordo, Gonçalo: o modelo de trabalho do Swansea, digamos assim, é mais elaborado do que o dos seus concorrentes.

Isto reflecte-se claramente na escolha dos treinadores. E parece-me uma óptima ideia. Que tem dado bons resultados.

Mas, peço imensa desculpa, com estes vídeos não posso ter uma opinião muito forte em relação ao Laudrup.

Eu vi bastantes jogos do Swansea sobretudo nas últimas duas épocas (B. Rodgers e Laudrup) e tinha uma má opinião do processo defensivo, sobretudo no ano passado.

A minha dica do Jesus foi apenas uma brincadeira. No entanto, acho que o Laudrup (se olharmos apenas para o trabalho do treinador) não seria um upgrade para o Benfica, por exemplo.

Ronaldinho disse...

Edson, eu percebo aquilo que sentes em relação ao Swansea a defender e realmente é uma falha tremenda na competência de Laudrup mas ao mesmo tempo não consigo deixar de admirar a qualidade no restantes momentos.

Concordo que o Laudrup não seria um upgrade em relação ao JJ, isto porque realmente a falta de org. defensiva é demasiado grave neste momento, no entanto, como já disse antes, não é difícil melhorar bastante esta linha defensiva e com essas melhorias Laudrup teria um modelo já bastante bom.

Com essas melhorias, na minha opinião, aí seria um upgrade em relação ao JJ. Assim como está, nunca.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Claro, nesse caso estaria 100 por cento de acordo.

Gonçalo Matos disse...

Concordamos todos

Mário Jardel disse...

eu disconcordo

PP disse...

Ronaldinho,

Eu acho que já falaste sobre isso, mas qual é o programa que usas para a edição de video?

Sobre o Swansea, já à duas temporadas que sou fan da maneira de jogar desta equipa. Em particular, não entendo como é possível o Michu continuar lá e ninguém ver o jogadorzão que ele é!!!

O Arsenal quer a todo o custo o Suarez, mas acho que por um terço do custo deste iriam buscar o Michu e se calhar sairiam melhor servidos... ou que trocassem este com o Giroud...

PP disse...

Já agora, eu até acho que o verdadeiro problema do Swansea esta temporada nem é tanto na defesa. Recordo que neste jogo defrontaram o ataque do campeão em título...

Não gostei foi do Shelvey. Acho muito lento e com mobilidade reduzida para a função e posição que está a jogar. E, sinceramente, dificilmente vai fazer uma carreira de sucesso como "10" atrás do avançado.

A estratégia com dois avançados, utilizada no segundo tempo, precisa de ser mais trabalhada.

Bony e Michu podem ser uma grande dupla... e acho que até podem funcionar um atrás do outro... ou seja, tirar o Shelvey daquela posição.

Ronaldinho disse...

PP,

O programa é o Sony Vegas

Sobre o problema do Swansea é mesmo defensivo, independentemente de que possas ter razão ou não sobre a mudança de Shelvey já têm uma excelente dinâmica ofensiva.
A marcação HxH é mesmo o modo como defendem seja contra o MU ou o Stoke City e é a origem dos principais problemas que têm.

Gonçalo Matos disse...

PP,

Eu concordo com o Ronaldinho. Qual é a tua perspectiva?

Gonçalo Matos disse...

A pergunta extende-se igualmente ao Mario Jardel, claro.

Luis Santos disse...

O trabalho do Laudrup como treinador parece uma extensão do que ele fazia no Barcelona de Cruyff: jogava na posição onde joga o Messi no Barcelona actual e as preocupações eram ofensivas (linhas de passe, etc.) e transição defensiva (reacção à perda). Pouco participava na organização defensiva. Se ele aprender um bocado desse momento o Swansea torna-se uma equipa muito forte e Laudrup um treinador de top.

KAKÁ disse...

Ronaldinho

O Romário falou q o Laudrup foi dos melhores jogadores com quem jogou...

Swansea ataca como Barcelona, e defende como os times brasileiro (em sua linha defensiva)...

Concordo q se melhorar a linha defensiva vai dá trabalho!

Boa análise
Abraço
;)

KAKÁ disse...

Ronaldinho

E digo mais, se esse time fosse brasileiro diriam os "especialista" daqui:
"O time até q joga bem mais esses defensores são muito ruins..."

Eles não percebem q não é necessário ter quatro Thiago Silva pra defender bem... sempre colocam a culpa no nível técnico dos defesas!!

B)

PP disse...

Ronaldinho,

Sim, houve falhas na defesa do Swansea, ao nível de estabelecer o fora-de-jogo. No lance do primeiro golo, ambos os laterais colocavam o jogador do United em jogo... São falhas que até posso ser benevolente, relativamente ao início da temporada e ao nível do adversário.

Não podemos esquecer que o van Persie tem escola holandesa. Ele é super inteligente a mover-se lá na frente. O terceiro golo que o diga...

Mas, vejo potencial naqueles 4... que marcação HxH estás a falar? O que eu vejo é ambos os centrais tentarem jogar em antecipação, sobretudo o espanhol Chico. Estás a falar nas marcações nos cantos?

Não vi o jogo frente ao Stoke... :(

Já quanto ao Shelvey (frente ao United), não gostei da sua exibição naquela posição. E, já não é apenas desta temporada... já quando estava no 'Pool e jogava ali, era a mesma coisa. Engraçado veres que quando ele desceu para o meio-campo, na segunda parte, já o vimos a intervir nas jogadas.


PS: Já alguma vez tiveste problemas a abrir ficheiros mpegs no sony vegas?


Gonçalo Matos,

A minha perspectiva do Swansea? Acho que a defesa precisa de corrigir e treinar mais e não acho que o Shelvey seja o "10" que o Laudrup precisa. Para mim, essa poderia ser a posição do Michu se jogar o Bony no ataque. Caso seja o Michu o avançado ponta-de-lança, tentaria apostar no espanhol camisa 11 do Swansea, Pablo Hernandez. Não é um jogador nascido e crescido nessa posição, mas tem características para tal. A forma como trabalho a bola para o golo do Bony é demonstrativo disso.

Gonçalo Matos disse...

PP,
Pausa o video aos 43 segundos. Se aquilo não é defesa H-H então o que é?

Anónimo disse...

Fdx mas este gajo do PP é burro ou não tem olhos na cara? Nem percebe o que é marcação HxH e nem percebe que no HxH não há linha de fora de jogo possível, porque a preocupação é com o homem.
Fdx estão ali acopolados os defesas aos avançados quando a bola nem está nessa zona, por acaso. Fdx que grande burro!

Já viram a nova do blogue dele? Diz que o modelo de jogo do Benfica, para o jogo com o marítimo, devia ser igual ao do jogo com o são Paulo! Fdx mas o modelo de jogo é para mudar de jogo à jogo?

Um gajo que não pesca nada disto e pensa que até tem algum entendimento, é pior que um gajo que não pesca nada disso. Porque os que não pescam põem em causa, e procuram saber e perceber alguma coisa. Este tipo só diz merda e nem percebe ou põe em causa a merda que diz.
Amigo PP por favor, para com isso, é ridículo.
Junta-te ao Valter

Um abraço a todos os santos que aturam este lírico, porque lá escrever bem ele faz. Agora o conteúdo. Enfim.

Qualquer dia começo a discutir sobre basquetebol ou assim, já que quem não pesca nada de futebol tem alguma coisa a escrever, eu também vou dizer coisas sem sentido sobre isso.

Jorge Ferreira

PP disse...

O facto de os laterais estarem muito em cima dos extremos não considero como defesa H-H... acho que é circunstancial. É que os laterais não limitaram a sua tarefa a marcação individual àqueles extremos durante o jogo todo. Saíram para o ataque várias vezes. Tal como a dupla de centrais, eles tentaram jogar sempre na antecipação e no fora-de-jogo.

De salientar a tua leitura nesse minuto: o espaço entre os laterais e os centrais formavam autênticas auto-estradas. Muito mal defendido.

Mas, vou estar mais atento para a forma de defender deles, sobretudo a essa vertente H-H.

PS: Não consigo abrir ficheiros mpg e mpegs no Sony Vegas Pro 12. Estava a tentar fazer um clip sobre o jogo do Benfica, mas não consigo trabalhar o ficheiro... já tiveste algum problema parecido?

Ronaldinho disse...

Kaká,

Ahahah por acaso acredito que era algo que dissessem, mas não é só aí no Brasil.
É verdade, para ter uma defesa minimamente competente, não é preciso Thiago Silva nenhum, longe disso.

PP,

Tens que converter os ficheiros noutro formato, MP4 por exemplo.

Gonçalo Matos disse...

Mas tu sabes que quando jogas H-H as ruas referencias sao o posicionamento dos teus adversários? Nao é obrigatório andares atras do mesmo o jogo todo. Simplesmente quando um gajo cai no teu raio de acção tu marcas o gajo. Isto é H-H do mais puro que pode haver

Anónimo disse...

Posso rir?
Hahahaha
Este PP é camelo.
Não consegue distinguir um HxH porque os laterais sobem quando têm bola!
Hahahaha hahahaha hahahaha
Ridículo este tipo!
Não percebe que o HxH só se aplica quando se defende! Looooooooooooooooooooool
Já ganhaste PP. És um verdadeiro artista do futebol.

Abraço a todos

Marco António

Roberto Baggio disse...

Kaka aqui também se diz que os jogadores não têm capacidade para jogar zona por exemplo, como desculpa para o HxH.

PP disse...

Gonçalo,

A minha concepção de uma defesa H-H é estar todo o tempo a marcar o adversário, inclusive, quando estás a atacar. Modelo que teve o seu apogeu no mundial de 82, quando Gentile marcou em cima o jogo todo o Zico...

Normalmente, esse tipo de sistemas defensivos ocorre em equipas que defendem com 8 e atacam com 3.

Actualmente é mais utilizado nos lances de bola parada, mas está em desuso.

De qualquer maneira, mesmo que se entenda como defesa H-H o que os laterais do Swansea estavam a fazer aos extremos do United, aos 0:43 do video, estavam a fazer mal. Não se marca de fora para dentro, mas enfim... acho que falta muito trabalhinho naquela defesa, falta aperfeiçoar rotinas.

Já agora, se a definição é essa Gonçalo, então todas as equipas jogam com marcação H-H, nem que seja os seus laterais... o que não concordo totalmente.

Mas, também não percebo a exaltação que esta minha opinião causou por aqui. Estamos a falar de "rotulagens" que no contexto do futebol actual já não se justifica.

Quantas vezes num jogo de futebol vemos "marcações H-H", como estas dos laterais, mas também marcações à zona, como aquelas que ambos os centrais, aos 0:43 estavam a fazer ao van Persie?! Ou seja, no futebol actual já não se pode aplicar uma só solução defensiva, mas sim um "combi" dessas duas.

Quem fica a discutir o que é isto ou aquilo, de forma puramente académica, perde o foco da análise, que se bem me recordo, neste caso era saber qual o pior sector do Swansea.

Anónimo disse...

PP,

Estamos em 2013.
Aquilo que se fazia nos 80 chama-se perseguição.
O que se faz agora é HxH.

E se tu não sabes o que é HxH, o que é zona, se não os consegues distinguir, não estás aqui a fazer nada.
Este blogue é óptimo para aprendizagem, finge que não percebes nada, e relê todos os posts, pode ser que entre aí algo, como entra na minha.
Onde andaste durante os 6 anos de lateral-esquerdo?
Eu aprendi imenso lá, não sabia nada e agora até sei alguma coisa. E com o que sei, percebo que o que dizes é ridículo!

Filipa Matos

Roberto Baggio disse...

PP o pior sector é a linha defensiva. Não há como discutir uma coisa óbvia e factual.

Abraço

PP disse...

Algo diz-me que Jorge Ferreira e Marco António, são heterónimos da mesma pessoa... e são acima de tudo uns cobardes de primeira, ao esconderem-se por detrás do Anonimato.

Por detrás de um ecran são todos uns heróis, agora cara-a-cara queria ver...

Só não sabia que era política do blog deixar comentários juncosos e injuriosos na caixa de comentários... é porque devem conhecer as personagens...

Roberto Baggio disse...

Não Sei quem são. Mas não existe moderação de comentários. Talvez comece a haver. Vamos ver.

Ronaldinho disse...

Filipa deves ser a primeira mulher a comentar no nosso blogue!
És muito bem vinda!

PP disse...

Baggio,

Por vezes o problema a jusante tem a ver com o que está a acontecer a montante. Outras é mesmo o que acontece a jusante.

A defesa tem problemas é verdade, mas acho que todos eles são justificáveis pelo início da temporada.

Não são problemas de concepção, como tem o Benfica, por exemplo.

No caso do Swansea, acho que perdiam facilmente a bola no sector intermediário, leia-se quando tentavam ligar com o Shelvey. Uma bola perdida nessa fase, arrebatou completamente com os laterais e médios centro, pois quando estavam a movimentarem-se ofensivamente, tinham que voltar para trás e isso cria logo hiatos nas recuperações.

Repara que a defesa do Swansea até começou a defendder bem, mas isto a acontecer vezes sem conta dá cabo da equipa... em termos físicos e mentais.

Pelo menos eu vejo assim. Com isto não quero dizer que a leitura do Gonçalo esteja errada. Nada disso! Eu até concordei com tudo o que ele escreveu, à excepção do conceito H-H, que eu acho que é um pouco diferente, e que o problema do Swansea é defensivo.

É que já estou a antever que com Shelvey a "10" o Swansea irá ter problemas, tal como o 'Pool teve na época passada em muitos dos seus jogos.

Mas, também há uma coisa, que referi acima, este jogo não foi com um qualquer, foi com o campeão United...

O mais indicado será fazer nova leitura daqui a um mês e meio, com 5 ou 7 jogos já nas pernas.


Ronaldinho,

Obrigado pela dica do mp4! Assim farei.


Filipa Matos,

Acho que com esses tais 6 anos deverias ter empregue melhor o teu tempo e tirado um curso superior na área...

De qualquer maneira, porquê mais um heterónimo?

Roberto Baggio disse...

PP quando a equipa é apanhada em transição no HxH eles dividem-se e vão atrás dos homens. na defesa zonal eles vão concentrar na zona da bola. Isto é simples assim. Seja em que momento for HxH é HxH, zona é zona. Isto do Swansea é HxH. Isso implica ser o sector pior organizado da equipa. 5/7 jogos é suficiente para ele mudar e melhorar isso.

Anónimo disse...

PP,

Estou a fazer isso.
Fui praticante de futsal muitos anos e agora estou em futebol na fmh.

Filipa Matos

PP disse...

Baggio,

Mas, mesmo que aquilo fosse defesa H-H, não é assim que se defende H-H.

A figura aos 0:43, mais parece que os laterais estão a defender as linhas laterais que o caminho para a baliza.

O que quer que seja, aquilo é má defesa. Disso estou de acordo. Que pense que seja o pior deles, não acho que seja.

Até porque, a defesa esteve até bastante organizada nos primeiros 20 minutos... gostei de vê-los subidos no terreno, encurtar distâncias entre sectores e enfrentar feras como van Persie, Wellbeck e Valência desta forma. Não é para todos.

Tivesse o Swansea alguém que ligasse melhor o meio-campo e o ataque, que não fosse o Shelvey, a equipa entrava numa dinâmica muito melhor e teria exposto as fragilidades defensivas que vi do United. Esta deixou muitos espaços, foi pena o Swansea não ter o homem certo para descobrir-los.

"5/7 jogos é suficiente para ele mudar e melhorar isso." Então, mas não é isso que se pede de um treinador? A minha dúvida neste tema é saber se os jogadores têm capacidade para interpretar o que ele parece pedir em termos defensivos. Quanto a isso, eu penso que ele tem o necessário. Já quanto ao tal "10", com Shelvey, duvido muito, daí eu achar mais preocupante este último do que a questão defensiva.


Filipa Matos,

Acredito que sim! Tu e todos os teus heterónimos! Com os tais 6 anos já serias sra. Doutora! ;)

Gonçalo Matos disse...

PP,

Eu aceito que tenhas uma maneira diferente de pensar da maioria, mas quando criticas a defesa do Swansea dizendo que tao a marcar as linhas, explica como fabricas pra que defendessem bem. Assim parece que só mandaste o bitaite para o ar.

Outra coisa, há determinados conceitos que nao sao mutáveis, ou sao apenas ate certo ponto e acho que muitos tu nao dominas. Talvez fosse melhor reveres alguns conceitos...

Le Cock Grande disse...

O Carvalhal define marcação HxH como:
«Entende-se por marcação HxH uma marcação de responsabilização individual, isto é, independentemente de onde estiver o meu adversário, eu vou ser o responsável por anular a sua acção ofensiva. Nesta marcação é importante referir que temos que manter o nosso corpo entre o adversário e a baliza que estamos a defender, não perdendo de vista não só a trajectória da bola, mas principalmente a movimentação do adversário! Reforço aqui a posição dos apoios (nunca deverão estar paralelos) de forma a respondermos rapidamente à acção do adversário.»
http://www.coachcarvalhal.com/site/pt/artigos/bolas-paradas-esquemas-tacticos-marcacao-zona-mista-ou-homem-a-homem-h-x-h
Por acaso percebo a cena do PP. É que tu não vês o Rangel a marcar o Wellbeck quando ele vai para outro flanco. No vídeo vê-se o Rangel a acompanhar o Wellbeck até à zona dos centrais, deixando depois a marcação para o central, mas como não vê o central a tomar conta, fica "tiltado". No site do Carvalhal tem lá uma dicas engraçadas.

Roberto Baggio disse...

Estou certo que Carvalhal não disse isso.
A não que estivesse a falar de momentos estáticos (bolas paradas)

Rafael Antunes disse...

Boas!

Min 8:27... "Mais uma vez, a linha defensiva (qual linha?)" ahahahaha :D

PP

Vi 10 vezes o min 0:43, e ainda não consegui perceber como consegues não ver HxH dos laterais, mas ainda me custou mais perceber como consegues chamar ZONA à marcação dos centrais... Fiquei baralhado.

Não é por teres um curso universitário que percebes o jogo, como sugeriste à Filipa, e falo por experiência própria.

Tenho de concordar com o Ronaldinho... Se calhar falta-te domínio de alguns conceitos básicos. Mas não faz mal, estás num sitio (blog) em que podes aprender se realmente entenderes que precisas. Sempre que seja construtivo o pessoal até tem debates muito produtivos.
É que na tentativa de mostrares domínio através do discurso e com palavras bonitas, acabas sempre por te contradizer, o que demonstra falta de domínio.

Baggio

Não concordo com comentários que não sejam construtivos, mas principalmente que não sejam respeitosos... Acho que cada um é livre de dizer o que lhe apetece... Mas acho que o insulto pelo insulto deveria ser retirado... Plo menos poupa tempo de leitura a quem quer de facto aprender/evoluir/debater... Compreendo também que vos aumente o trabalho... Mas qualquer proprietário gosta de ter o estabelecimento "limpo"... :D

Cumprimentos