Posse de bola no Facebook

Translate

segunda-feira, agosto 19, 2013

Destaques

Premier League

Uma maravilhosa proposta de futebol de ataque de Brendan Rodgers!
Ainda que careça de muitas melhorias ao nível da transição defensiva e sobretudo da organização defensiva, o Liverpool mostra-se, na forma de atacar, como uma equipa muito pouco britânica.
Como defendemos, em ataque organizado, tem como primeira opção o jogo interior, seja por condução ou passe. Muitos apoios frontais e uma tentativa de fornecer linhas de passe sempre mais orientadas para o interior do que para o exterior. Apenas um jogador a oferecer largura, normalmente o lateral, quando não o é, oferece mais uma linha de passe pelo interior.
E porquê que continuámos a insistir pelo jogo interior? Porque, da nossa forma de ver o jogo, é esse o local onde o portador da bola tem sempre múltiplas opções, para decidir por que caminho deve seguir o ataque.
Ora vejamos:


E o segundo destaque vai para o final do flash interview de José Mourinho


O United teve um começo, que confesso, não esperava. Reformulando, o United teve um começao que esperava (no que concerne a qualidade colectiva da equipa), mas isso não se reflectiu no resultado. O Ronaldinho (aqui do blogue), relatou um jogo amplamente dominado pelo Swansea, com uma proposta de jogo muitíssimo interessante, com um um domínio gritante em organização ofensiva, e uma transição defensiva fora do comum. Assim, não deixava o United jogar, por ter uma reacção muito agressiva quando perdia a bola. Porém, carece de organização defensiva (na linha defensiva sobretudo) e maior qualidade individual. O Manchester venceu, pela diferença de qualidade dos jogadores.

Por fim o Tottenham, de AVB, continua a desiludir-me, não pelo resultado, mas pela proposta de jogo. Joga de forma muito inglesa, sem criatividade no corredor central (onde acho que se devem decidir os ataques), muita correria, muito músculo, pouco futebol. Poderia ser o ano passado uma desculpa para não ter conseguido as contratações que queria, mas este ano reforçou os Spurs com mais músculo ainda. Fica por perceber a dispensa do melhor médio do plantel (nomeadamente por ter ideias diferentes dos outros, sendo um pouco mais criativo), Scott Parker!
Ao que parece AVB continua a querer vencer pela força...

La Liga

Não obstante de ser muito cedo para que se tirem conclusões, 7-0 na primeira jornada significa que este Barcelona está com fome! Fome, sobretudo de ganhar. Será, um campeonato disputado jogo a jogo. Neymar fez uma boa estreia, jogou 25 minutos, dos quais aproveitou para começar a perceber melhor como pode beneficiar da qualidade dos seus companheiros. Ainda demora muito a decidir (como expectável), no entanto notou-se nele a constante de preocupação em procurar os colegas para solucionar os problemas do jogo.

O Real Madrid fez um jogo normal, para uma equipa que tem um treinador com novas ideias e uma nova concepção de jogo. Teve muita bola, mas jogou contra uma equipa muito agressiva (Bétis) o que lhes dificultou muito o processo. Ainda assim, conseguiu ter alguns bons momentos de futebol, sobretudo não se precipitando no ataque à baliza adversária.

Liga ZON Sagres

O Sporting teve uma estreia muito positiva com a equipa a demonstrar sobretudo, organização. O adversário não foi o ideal para aferir a real qualidade dos leões, mas o trabalho de Jardim tem sido, para já, satisfatório. Fredy Montero, parece começar a confirmar o que já desconfiávamos, com os pequenos pormenores que foi mostrando na pré-temporada. 

Só vi o jogo do Porto em Setúbal até a expulsão, sabendo que desde aí o jogo ficaria mais fácil para o FCP. Sentiu muitas dificuldades com a agressividade (sobre o homem) do Setúbal, sendo também muito cedo, para aferir a qualidade do trabalho de Paulo Fonseca, por muitas vezes poder ser confundido com a base que Vítor Pereira deixou.

O Benfica sentiu as dificuldades esperadas na Madeira, porque o Marítimo está muito bem orientado. Para mim, o grande destaque da jornada é dele, Pedro Martins, pela forma como tem conduzido os madeirenses nos últimos anos, sempre com grande competência e nunca negligenciando o mais importante, jogar futebol. Um jogo onde Rodrigo aparece a fazer um golo onde ele é melhor (dentro da área) e a desperdiçar ataques promissores onde ele é especialista (fora da área).

O Guimarães conseguiu uma vitória sobre uma Olhanense muito mal trabalhada, ao nível da linha defensiva. O Ronaldinho (aqui do blogue) relatou uma caricata situação onde os dois centrais saem para atacar a mesma bola, ficando batidos, sem qualquer cobertura da zona central.

Espero muito do Estoril e do Rio Ave esta época, e apesar de não ter visto os respectivos jogos, pela qualidade dos treinadores, não me surpreendem os resultados.

42 comentários:

Luis Santos disse...

Baggio, passa lá no burgo, sff. lol

Não vi o Real. No whoscored, o Isco foi o melhor em campo. Tou curioso para ver o jogo.

hertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hertz disse...

- Vi praticamente todo o jogo do Liverpool e gostei da exibição dos Reds. Foi uma exibição bastante agradável com belas jogadas ofensivas. Como fã do Liverpool espero que isto tenha sido o começo de uma grande época.

- Não compreendi o Wenger dizer que só não contratou jogadores porque não encontrou jogadores de qualidade para a equipa. O gajo deve andar cego porque não será difícil encontrar melhores defesas do que aqueles que tem. O Wenger tem de parar apenas de se preocupar em contratar jogadores para o ataque pois aquela defesa precisa de ser reforçada.

- Vi um bocado do jogo do Chelsea no final da 1ª parte e depois na 2ª mas acabem por desistir porque o jogo estava a ser uma grande seca.

- Falando agora naquilo que, pessoalmente, mais me interessa: o Benfica. Não te pareceu que os jogadores já não estão com o treinador? Pelo menos foi isso que a atitude deles me transpareceu. O próprio JJ estava muito apático. Estará o JJ com os dias contados? Seria o Marco Silva uma boa opção?

Yilmaz disse...

Concordo com a "proposta de jogo" do AVB,que desilusão... Vão buscar Paulinhos & Capoues mas o que é isso?!?
Mesmo pouca criatividade neste plantel.. :(

Pra falar futebol(e do que vi neste fim de semana):
Josué & Quintero são fenomenais(esses sim!Criativos puros..);pra mim deviam sempre estar no Onze!

Também vi um pouco o Real/Betis;Isco va continuando mostrar ao Angelito como se joga a bola... Que crack,hombre!

PS:Maazou é mais rápido que Usain Bolt

PS²:Belo golo de Nélson Oliveira!

http://www.youtube.com/watch?v=H1CmJuD3NoE

Acho que com Montanier vai evoluir bastante...

Gonçalo Matos disse...

Vi o Liverpool aos soluços e adorei! Estou com especial atenção ao Aspas, tem mto bom jogo e é inteligente a dar os apoios, acho que vai ser máquina.

Vi o Tottenham e fiquei com a sensação que se fosse uma liga de rugby, eram campeões. De qualquer forma parece-me que a equipa ganharia mais ao jogar com Soldado e Defoe ao mesmo tempo, são os jogadores mais moveis e mais criativos da equipa. Poder-se-ia assim retirar o Chadli ou o Lennon e jogar com o Sigurdson no flanco, pra tirar tanta verticalidade e jogar mais por dentro. De resto, o meio campo é mesmo pra andar ao fight. Mas tenho a sensação que vai chegar para vencer a maioria dos adversários, pela dureza que põe nos duelos e pelos desequilibrios que vao conseguindo nos flancos pela força bruta ou velocidade. O Paulinho é que jogou ainda muito lentamente, com muito pouca criatividade, vamos lá ver o que vale e se vale mais que o Ramires (acho impossivel e inacreditavel)

Gonçalo Matos disse...

Yilmaz,

O Maazou vai fazer estragos com as capacidades fisicas que tem. Se aprender a segurar a bola e solta-la bem vai conseguir ser dos melhores do campeonato. Para já, começou bem

Yilmaz disse...

É uma vergonha AVB não ir buscar um 10 de jeito!
Nem parece um treinador tuga...

Fala-se de Halilovic;um puto de 17anos... Tem grande potencial é certo,mas fodasse 17 anos!!
Ainda não esta preparado pra jogar na PL...

Espero que com o dinheiro do Bale,compram alguns jogadores de jeito...
Lamela pra ala esquerda já seria um bom começo..

Mas eu queria um 10!!!
Um criativo no corredor central,como ta dito no texto do Baggio..

Yilmaz disse...

Sim Maazou é um veneno numa equipa que joga contrataque..

Segurar a bola e tomar boas decisões acho já não sera muito pra ele.. lol

Roberto Baggio disse...

Hertz,
Lembras do texto do lateral esquerdo onde o Miguel disse que a continuidade do treinador seria decidida por Luisão?
Eu concordei com isso por perceber que só os do balneário poderiam dar uma resposta quanto a satisfação ou não com o treinador. Parece sobretudo que os jogadores estavam nervosos e ficaram afectados com o golo do Marítimo. Quando o Benfica empata até nem estava a fazer nada de especial, mas lá conseguiu com o golo acordar um pouco e meter mais velocidade no jogo.
Quanto à descrença, não sei mesmo. O próximo jogo vai servir bem para aferir isso.
Depois o Garay comete um erro gritante no primeiro golo. E lá está, quando não há inspiração dos alas, não há dinâmicas colectivas para ajudar a equipa a atacar com qualidade. Depois há outro ponto importante que foquei na pré temporada, que é o facto de a história recente não ajudar Jesus e com um mau início de campeonato, os jogadores simplesmente vão deixar de responder. Então se o Sporting for ganhando os adeptos vão "correr" com ele.
Marco Silva parece-me muito boa opção pela ideia de jogo que tem.

O Liverpool precisa de melhorar muito para chegar aos lugares de Europa por não ter a qualidade individual dos outros grandes.

O Chelsea está a recomeçar, é importante dar tempo para o homem colocar o modelo de jogo em campo.

Yilmaz,
É um desperdício não ter o Nelson a crescer no Benfica. É o ponta de lança que Portugal procura há anos, e continuamos a preferir ir buscar fora.

Quanto aos Spurs, não é necessário um 10, aliás, qualquer médio centro espanhol, dos sub21, tem mais criatividade a fazer o pino do que esses do Tottenham.
Lamela sim parece uma boa aposta e acho que ele joga no corredor central.
Quanto ao puto croata, parece ter tudo no sítio. Só não tenho a certeza de que vai para o campeonato certo, para desenvolver as qualidades necessárias para confirmar todo o potencial que tem.

Anónimo disse...

Baggio,

Sobre o Porto. Agressividade do Setúbal, como disseste e bem, mas não se pode falar muito deste jogo pelo estado do relvado. Como pode uma equipa que tem constantemente a bola, e que procura combinar muito, construir naquele batatal? O lance do Helton, em que se lesiona, mostra mesmo isso: um relvado que não deve ter sido regado, com relva alta, e que a cada sprint levantava.
Perdeste o melhor: Quintero. É possivelmente o maior talento a passar neste país. Resolve o jogo com uma facilidade incrível num lance. E Josué, classe e, acima de tudo, Portismo, na maneira como resolve marcar o penalty e assumir a responsabilidade.
Mas o Setúbal fez por si, começou com a sorte do jogo, mas depois trouxe dificuldades ao Porto, as quais, a meu ver, não existiriam de modo tão acentuado, por exemplo, no relvado do Dragão (a quantidade de erros técnicos deste jogo foi enorme, o Porto, ao intervalo, tinha 80 passes completos).

Sobre o Barça, a grande diferença que salta a vista é a quantidade de gente nas zonas de finalização a dar apoios verticais. O Sex Fabregas poderá ter um papel importante nessa dinâmica. O Messi distribui mais, e gostei de ver o Tata substituí-lo. A equipa pressiona muito melhor que com o Tito, mas ainda muito pior do que com o Pep, a ver como corre. Foi um jogo que poderia acabar 10 zero ao intervalo, bastava acelerar. Não o fizeram, ainda bem, em virtude do desgaste.

Os outros não vi, mas em Portugal são as já habituais queixas de arbitragem e polémicas. De qualquer dos modos, o tal Montero deve ser jogador, pese ainda não tenha visto. Poderá o Sporting lutar pelo título? Não creio, mas pode fazer uma figura muito melhor. Acho que os próximos dois resultados do Benfica e Porto ditam o campeão.

Cumprimentos,
António Teixeira

Pedro disse...

Só para dizer, em relação ao Tottenham, que joga lá um menino chamado Holtby... Não precisam de procurar nenhum 10...

Abraço.

Roberto Baggio disse...

António, não preciso de ver mais do que já vi do Quintero: É craque!
Josué fez um bom jogo, espero que se mantenha a aposta nele, ainda assim duvido que o Bento mude alguma coisa por isso.

Achas que foram assim tantos? Acho que por lance apareciam no máximo dois, mas combinavam de tanta forma e tantas vezes, permitindo a entrada de homens da segunda linha, que acho que deu a impressão de parecerem mais. O Messi a distribuir e depois aparece para finalizar o passe atrasado, parece-me bem, também.

Eu não entro nisso da arbitragem, não gosto de falar sobre coisas que não domino. Quanto ao Sporting lutar pelo título, não acredito. Mas acredito numa equipa organizada que consiga amealhar regularmente boas exibições e somar a isso vitórias.

Pedro,
Pela posição onde ele o utiliza, não me parece que AVB tenha a mesma opinião que tu. Mas sim, Holtby é um bom jogador, numa equipa com maus princípios de ataque.


Anónimo disse...

No Porto, no tal 2-1 no meio campo o Fernando não fica um pouco perdido ali? Além de que tem que subir muito mais vezes no campo e na minha opinião tem um mau passe e decide quase sempre mal. O melhor não seria Defour, Lucho no "duplo pivot" e Quintero a 10, isso a longo prazo?
O Josué é muito bom mas poderá o ser num flanco?
De resto estou um pouco preocupado com a maneira de defender do Porto o laterais sempre muito subidos sem as devidas compensações, e o meio campo longe.

Anónimo disse...

Mas dois já são muitos em comparação com as dinâmicas anteriores Baggio. Normalmente aparecia um mais as diagonais dos extremos. Mas mesmo assim, os da segunda linha participam na criação mas depois apareciam a finalizar, logo não estou certo? Com o Tito nem sei, mas apareciam os extremos normalmente. Este jogo não dá para tirar grandes conclusões porque o Levante foi mesmo muito fraco, mas há coisas para melhor em relação ao Tito Team.

O Bento não muda nada, como te dizia no outro blog.
Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Acho que pela forma de atacar as transições no Porto estão asseguradas. É impossível defender todas as transições do adversário principalmente se essa for a única forma de atacar do adversário. Assim, o porto recupera a maior parte das bolas no sector onde a perdeu, ou recorre a falta para permitir que a equipa se organize.

Josué jogo no flanco "para fazer de pino", serve apenas de referência para largura, esperando pela subida do lateral para ocupar um espaço mais interior, ou para progredir com bola dentro.
Acho que Josué poderia ocupar o meio campo, no 2+1 com Lucho ou Defour ao lado e Quintero na frente deles.
Sim o Fernando perde protagonismo porque num duplo pivot, tendo em conta a forma do Porto jogar, é preciso muita, muita, competência e sobretudo outro tipo de recursos com bola. Coisa que Fernando não tem, naturalmente, perde protagonismo.
O Porto tem muitas soluções este ano, apesar de não ter contratado um extremo de qualidade superior, equilibrou bem o plantel, havendo dois jogadores por posição.

LGS disse...

Não tenho visto o Tottenham, mas pelo que aqui tem sido dito surge-me uma dúvida:

Até que ponto o Porto de AVB não tinha já o "dedo" de Vitor Pereira?

Roberto Baggio disse...

LGS,
Outra questão muito pertinente!
Eu nessa matéria só posso dar a minha opinião, que é: VP fazia-lhe a papinha toda...

LGS disse...

Pois, é o que parece... O que acaba por ser um bocado "triste" porque põe em evidencia a ideia de que o sucesso na carreira depende cada vez menos da competência.


Off-topic: Agora que o Miguel Nunes fechou o "estaminé" fico a contar contigo e o resto da malta do Posse de Bola para obter as doses diárias de posts de qualidade superior.

Espero que os motivos profissionais que levaram ao fecho do LE signifiquem que estão mais perto de desmentir ali o meu 1º parágrafo. (Será que o Vieira tem culpa nisto? Já estou a imaginar o Miguel no lugar do JJ eheh)

DC disse...

Também acho cada vez mais que o Porto de AVB era de VP e o AVB estava lá para pouco mais que dar a imagem de novo prodígio.

Quanto ao Porto actual está miserável a defender, é incrível como mesmo nas bolas paradas o Setúbal esteve sempre perigosíssimo.
O Paulo Fonseca não me parece 10% do treinador que é o VP, mas a ver vamos.

De resto, Quintero e Josué dão um gosto enorme ver jogar.

DC disse...

O encerramento do LE é uma péssima notícia aliada à pouquíssima actividade do Entre10. Espero que vocês continuem muito activos!

Roberto Baggio disse...

Não vamos julgar já os novos treinadores. Principalmente aqueles que substituem gente de competência inegável.
Fonseca precisa de tempo. Daqui a 9 jogos veremos.

LGS, sim o Miguel Nunes e o PB estão neste momento a trabalhar na primeira divisão nacional, pelo que lhes seria muito difícil manter o blogue. Decidiu-se isso ontem junto comigo e outra malta do centro de jogo.

Quanto ao nosso blogue, é muita, muita responsabilidade. Os do lateral-esquerdo.blogspot.pt são incríveis, sabem muito, muito, muito, sobre futebol. Nós, aqui, no posse aprendiamos todos os dias com os posts deles, por isso a qualidade nunca será igual. Não por esta ser má, mas porque ali o nível era altíssimo. Ainda vou conseguir convece-los a voltar de vez em quando.

Portanto, não esperem demasiado de nós,
Aqui temos também malta com pouco tempo para actualizar o blogue, daí sermos tantos. O Cláudio tem a sua equipa e a faculdade de desporto. O Fred tem escolas de futebol sob sua responsabilidade e é também treinador, no mesmo campeonato que eu e o Ronaldinho.
O Savicevic, também treina na primeira divisão, só que de juvenis.
O Gonçalo, está na fase da tese de mestrado.
Não vai ser fácil, mas vamos tentar organizar-nos por forma a que a abrangência seja a maior possível. Nomeadamente de assuntos relacionados com treino e dos vários campeonatos.

Abraço

Roberto Baggio disse...

Ps: O Ronaldinho está também com uma equipa, mais a faculdade de desporto. Eu estou com duas equipas e ainda irei pegar numa terceira.

hertz disse...

Na altura quando o PC anunciou o VP como treinador principal disse que tinha ficado impressionado com a forma como ele dava o treino (pelos vistos era o VP que preparava os treinos). Vendo o que o Villas Boas tem feito talvez aquele ano do triplete tivesse mesmo muita influência do VP.

PedroF disse...

Baggio, façam lá um esforço. Este blog faz parte de um conjunto onde se fala verdadeiramente de futebol!

Roberto Baggio disse...

Hertz,
Sim VP sabe muito sobre treino e sobre o jogo. Já o sabíamos ainda antes de ele ser chamado para adjunto de AVB.

PedroF,
Não vai ser fácil. Mas iremos tentar. A partir da próxima jornada, analisar um jogo do campeonato nacional e um jogo de um campeonato estrangeiro. Talvez fazer o vídeo do dia maior destaque e o outro com imagens. Vamos ver, como vamos conseguir.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Com o óbito do LE espero que o Baggio, Ronaldinho, Savicevic possam dar água de beber futebol aos incautos como eu...

Antecipadamente grato.

LGS disse...

Tenho a certeza de que vão conseguir pegar no testemunho. =)

Abraço

Edson Arantes do Nascimento disse...

Epá e como provavelmente eles vêm aqui deixar um abraço ao PB e ao Miguel Nunes porque de facto foram longos dias e horas e anos de muito debate e muita aprendizagem - no meu caso...

Anónimo disse...

lateral esquerdo ja não regressa mais ??

Yilmaz disse...

Baggio:"É um desperdício não ter o Nelson a crescer no Benfica.É o ponta de lança que Portugal procura há anos, e continuamos a preferir ir buscar fora"..

Pois.. Serei atento ao desempenho de Funes Mori,se ele é melhor que NO(tenho dúvidas)muito bem,se não é o caso será mais um fail do Jizus

Quanto ao Holbty,bom jogador sim,mas não me parece muito competente para assumir/pensar o jogo..
Quando vejo um Oscar(Hazard)no Chelsea,David Silva(Nasri)no City,Cazorla(Wilshere)no Arsenal,ou até mesmo um Coutinho no Liverpool,Holty fica mesmo à léguas..

Josué,só aquele passe-chapéu onde isola Martinez(que desperdício do colombiano!..Ainda não percebi bem o que ele quis fazer nesse lance)diz tudo do menino:
Criatividade,imaginação,arte...

PS:EntreDez,Lateral-Esquerdo & PosseDeBola são os melhores da "FuteBlogosfera";O Top3,la crème de la crème...

Roberto Baggio disse...

O lateral-esquerdo.blogspot.pt não sabe se irá conseguir continuar. Vamos ver. Acho que se não voltar é de certeza bom sinal. Sinal que está a ter sucesso no trabalho dele e fico contente.

Yilmaz,
Não concordo, o centro de jogo fechava o pódio.
Abraço

Anónimo disse...

Esperemos, então, que não volte. Há este, e outros blogs muito bons também.

Cumprimentos,
António Teixeira

Gonçalo Matos disse...

Da minha parte, já há algum tempo que estou com intenções de parar e estudar sobre futebol porque sinto que neste momento não estou ao nível dos restantes escritores do blog. Infelizmente até Outubro o tempo é escasso.. Vou tentar postar alguma bibliografia ou alguns vídeos e abstrair-me dos textos com análises mais complexas.

De qualquer forma não vamos deixar o blog cair certamente! De relembrar que a troca de ideias é parte do que nos dá mais prazer, assim como a discussão.

Da minha parte, aproveito para agradecer a toda a malta que aqui comenta, tenho aprendido bastante nos ultimos tempos com as discussões na caixa de mensagens.


Yilmaz disse...

Também gostava ler o CentroDeJogo,muito bom mesmo..

FutebolÉIsto também me parece ter bom nível...

EmJogo,AVidaDoFutebol.. Dão uns bons toques igualmente

KAKÁ disse...

Nossa!! já vinha pra cá, pra falar o quão chateado fiquei ao saber do fim do LE... Mas ao lê q talvez seja por um bom motivo profissional, fico feliz, e na torcida do sucesso deles... não vai demorar e muitos q aqui escrevem nos deixaram a ver "navios" é a vida... sucesso a todos, e continuem com o blog

Grande abraço

PS. qual o time q o Miguel treinava? e o PB?

Valeu!
B)

Anónimo disse...

O emjogo é bonzinho a falar de factos históricos no futebol.
Quando se mete a falar de táctica é cada disparate que até incomoda.
Ficaram célebres algumas humilhações que o Nuno do EntreDez deu ao autor.

Anónimo disse...

Baggio, só uma pergunta se puderes revelar. O PB vai para a 1ª divisão de futebol masculino ou feminino? E para treinador principal?

Roberto Baggio disse...

Malta, isso são coisas que se assim decidirem poderão divulgar.
Eles estão atentos ao blogue, portanto, mais cedo ou mais tarde vão passar por aqui.
Abraço

Edson Arantes do Nascimento disse...

Quanto aos destaques do tópico: a única coisa que vi no fim de semana foi o City ontem.

E aproveito para dizer que, para mim, o Kun Aguero é o segundo melhor jogador do mundo. E que o Pellegrini é grande. Enorme!

Tenho dito.

Anónimo disse...

Caro Gonçalo, é o teu desejo e o meu. Infelizmente, não há muito tempo mas, seria útil, segundo creio, fazerem um post com referências bibliográficas, sejam multimédia ou obras, para os leigos começarem a aprender mais facilmente e a estudar sistematicamente. Penso que isso só iria favorecer o debate e o futebol em Portugal. :)

Acho também, necessário criar à volta deste blog uma rede de blogs, e estabelecer ligações com os blogs de futebol que existem por ai, sejam de história de futebol, de clubes particulares ou, tal como este, de análise táctica. Julgo que toda a gente lucraria com isso, até porque devemos apreender esta actividade em todos os seus desdobramentos. Um exercício bom, consistiria na transcendência dos debates deste blog para outros; ou o contrário. Mais gente teria conhecimento sobre o futebol, e participaria no enriquecimento do debate.

A posse de bola é dos autores deste blogue, que assumem a responsabilidade de tomar a melhor decisão e marcar golo, e eu acho que são capazes de o fazer.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Edson vou ver agora o city para estar em condiçõesde comentar depois.

António, não sei se estará assim tanto ao nosso alcance quanto isso.
Já pouco tempo temos para actualizar o blogue, ainda menos para ir passeando por outros.

Visito alguns regularmente que estão na lista de blogues e são esses que recomendo: Entre dez, futebol é isto, tatic zone, saber sobre o saber treinar, zés e pelés.

Quanto a bibliografia não serei a pessoa mais adequada para o fazer. Mas o saber sobre o saber treinar tem recomendado vários livros, por exemplo.

Anónimo disse...

Caro Baggio,

Claro, mas isso tem que ser um trabalho desenvolvido em parceria, em que se contactem blogs e se publicitem mutuamente, por exemplo, a dar seguimento a discussões ou a linkar discussões de outros blogs (como já acontece algumas vezes). É uma questão de contactarem. Acho que melhorava e criava uma comunidade com muito potencial para crescer e aprender e, quem sabe, seguir alguém as pegadas do Miguel e do PB. Mas claro, com falta de tempo é mais difícil, eu compreendo.

Cumprimentos,
António Teixeira