Posse de bola no Facebook

Translate

quarta-feira, agosto 28, 2013

"Conquistei 3 competições, e nestas os títulos são importantes" - Melhor jogador Europeu do ano


"Não será o fim do mundo se não ganhar, mas ficaria um pouco triste. Sei que eles marcam mais vezes do que eu, mas eu criei mais lances de perigo do que eles", comentou o jogador do Bayern Munique, em declarações à revista "Kicker".

"Na época passada joguei muito bem e ganhei grandes troféus. Por que razão não devo ganhar? Mereço tanto quanto Messi e Ronaldo. Claro que quando fazes uma temporada como a que fiz, esperas ser recompensado"

São palavras de Ribery e confesso que em tempos já pensei como ele. Que o melhor jogador é aquele que ganha mais títulos!
Já não penso assim, porque compreendo perfeitamente todos os imponderáveis que podem levar uma equipa a conquistar ou não títulos. Compreendo também que esses imponderáveis, muitas vez têm pouco haver com futebol e muito pouco com os protagonistas em questão (Messi, Ronaldo, Ribery).

Para mim, o melhor jogador a actuar na Europa é aquele que melhor joga o jogo. E desse ponto de vista só há um candidato.
Se fosse eu a atribuir o prémio a minha escolha seria Lionel Messi!
Se o critério for a pena, e acharmos que ele já ganhou muitos prémios, e que temos de começar a distribuir por outros, então aí ele poderá deixar de ganhar estes troféus individuais. 

PS: Numa recente entrevista foi lançado um boato que Messi revela sinais de sofrer de síndrome de Asperger.
Ah Messi, seu malandro, a mim nunca enganaste! Sempre a fazer batota!
Será o autismo considerado como doping?! 
Ou será mais uma tentativa de desvalorizar o que o argentino tem feito?!

31 comentários:

Gonçalo Matos disse...

Baggio,

Sempre puseste a cena do autismo, bacano! A capacidade de decisão, a velocidade de execução e o acerto nas acções que o Messi têm tornam-no no melhor neste momento. Por outro lado sabemos que antes de Messi, o criterio de escolha dava mais preponderancia aos titulos ganhos que actualmente.

Achas que podes por o link do artigo do autismo? Pode ser que alguém saiba mais que nós sobre o assunto, não duvido. Talvez o Signori nos consiga dar mais informações sobre as características dos Asperger.

DC disse...

A minha opinião é igual à tua mas já no ano passado o título foi atribuído por "pena" ao Iniesta.
Não que o Iniesta não seja um enorme jogador, mas ganhou-o apenas para ser um jogador da selecção espanhola a ganhar.

A 1ª metade da época do ano passado foi, para mim, a amostra individual de futebol mais brilhante que já vi. Messi andou com a equipa às costas, com médias de golos e assistências absurdas e desequilibrando totalmente todos os jogos. E como tal, pela lógica, só podia ganhar.

Mas face à decisão do ano passado parece-me que será para Ribery.

Roberto Baggio disse...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-o-autismo-de-messi-o-ajudou-a-se-tornar-o-melhor-do-mundo/

hertz disse...

Claro que tinha de ser o Messi a ganhar este prémio, mas acho que, tal como no ano passado poderá ir para um "outsider". Acho que o Ribery ganhará este prémio que é escolhido, se não me engano, apenas por jornalistas desportivos ali em directo na plateia.
Agora a Bola de Ouro, essa mais uma vez será dele com todo o mérito pois ele é mesmo o melhor.

Le Cock Grande disse...

Agora o rapaz é autista... ROFL!
«Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados.» Alguma vez o Messi tem sequer uma destas características?!
O prémio tem de ir para o Ribery, pois é mais do que merecido. Nos dois confrontos directos, o Ribery foi muito mais jogador que o Messi. O resto é "punhetismo" juvenil.

Gonçalo Matos disse...

"O resto é "punhetismo" juvenil."

Que queres dizer com isto?

Anónimo disse...

Caro Cock,

Claro que foi mais jogador, até porque o Messi só jogou um, e jogou lesionado. Só alguém muito fraco não seria melhor. E olha, até aceito que vá para o Ribery, porque no ano passado foi para o Iniesta. Mas não há argumento a não ser esse.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

O Ronaldinho sempre defendeu que deveria haver multas por palavras, estúpidas.

Oh Cock,
Então não eras tu que não irias perder mais tempo?
Ou gostas mesmo de nos dar o enorme prazer de ler os teus comentários?

Sobre o teu comentário, "deus dá nozes a quem não tem dentes", não queres mostrar os dentes e as tuas nozes num blogue teu?
É que não era suposto isto ser um blogue de comédia quando o decidimos criar.
E também não era suposto ser frequentado por crianças que utilizam frequentemente "palavrões" para se defenderem.

A sério, cria o teu blogue, mostra as tuas nozes e os teus dentes lá.

Um abraço

Rafael Antunes disse...

Esta discussão acerca do Melhor dá sempre pano pra mangas.

Eu não consigo entrar nela porque consigo perceber os argumentos dos dois lados da barricada.

Se calhar a solução passaria por atribuir dois prémios... :D um da objectividade, é melhor porque marcou mais golos, fez mais assistências e ganhou mais títulos coletivos (e até aqui uma eleição poderá ser subjectiva!!!!!)

E outro prémio da subjectividade, é melhor porque maior parte dos Treinadores/Jogadores/Jornalistas consideram que reúne as melhores qualidades, toma melhores decisões, tem um dom, é mais completo... whatever!!!

hertz disse...

off-topic

Tive a ver o jogo Zenit-Paços e, eh pá, o que é que o Vitor ainda está a fazer no Paços? Aquele homem joga muito!

nuno leão disse...

É por artigos deste que acho que para certas pessoas um guarda-redes não é jogador de futebol. É um ET que lá anda.

Fonseca disse...

O Messi sem as hormonas de crescimento seria igualmente muito talentoso. Mas provavelmente seria um Aimar e nao um Messi. A GH no caso dele nao foi batota, mas ignorar os efeitos que a mesma teve sobre a sua potencia muscular, é inocencia. Um freak do futebol, ajudado legalmente pela ciencia. La para os 50, provavelmente falecerá com uma doença cardiovascular...mas ficará eterno no coraçao de todos. É capaz de ter sido compensador!

Apesar de tudo, é pena, ter nascido na mesma era, e ofuscado o maior freak fisico(sem ajudas) do futebol mundial e que por acaso ate é portugues. E a minha preferencia ate vai para o argentino, mas por outro lado...é pena.

João Machado Carias disse...

Sinceramente não acredito que o Messi sofra de síndrome de Asperger. Doutra forma, não seria capaz de "lidar" com a quantidade de pessoas que o rodeiam (dirigentes, colegas, treinadores, staff, pessoal dos anuncios, etc). Acredito também que uma pessoa com este tipo de doença, não seria sequer aprovado nos testes médicos/ exames desportivos.
Mas enfim, têm de arranjar uma explicação para os resultados do "Pulga". Ele é simplesmente muito bom, ponto. Tal como não fizeram este drama todo em torno do Gerd Muller quando estabeleceu o record de golos, a unica diferença é que na era dele não havia net nem mediatismo em torno do futebol. É a minha opinião.
Quanto à discussão do melhor do mundo, o meu voto vai para Frank Ribéry pelos títulos ganhos, nestas coisas eu valorizo muito os prémios conquistados. Mas sou apenas eu.

Um abraço a todos,
Continuação de boa escrita.
JCarias.

DC disse...

Rafael, os da objectividade já existem: Melhor marcador da Champions e bota de ouro europeu.

Ronaldinho disse...

Pode ir para o Ribery, assim o Messi tem a bola de ouro e os outros disputam este "coiso"... Todos ficam contentes!

Rafael Antunes disse...

Verdade DC... Isto é do melhor é uma questão inesgotável....

Roberto Baggio disse...

Vítor foi enorme. Sim, é impressionante como ele ainda joga no Paços.
Vamos ver o que nos reserva o mercado.

Anónimo disse...

O problema foi criar-se o mito de que os prémios são para quem ganha troféus. Claro que não vamos cair em extremos, mas o título do prémio é melhor jogador da europa/melhor jogador do mundo/ etc, e se formos por ai, ganha sempre o Messi.

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

Entretanto, o eterno vice já nem à gala vai.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=424421

Le Cock Grande disse...

Se vocês soubessem a máfia que existe por detrás destes prémios... O Ribery e até mesmo o Robben seriam merecedores deste prémio, sem a mais pequena dúvida. Messi teve lesionado? Azar o dele. Noutros anos outros também tiveram. É a vida. Não se pode é premiar pelo que o jogador "pode fazer", mas sim por "aquilo que fez".

Pedro7 disse...

le cock a sério cria um blogue teu como te disse o baggio!

Quanto ao melhor do mundo quem me conhece aqui do blogue e discute comigo fim de semana atrás de fim de semana sabe a minha opinião para mim é Ronaldo.
Sei admitir que neste momento e de alguns anos a esta parte o melhor executante da prática do futebol do mundo é o Messi mas sempre achei e continuo a achar que ser Ronaldo é 100 vezes mais difícil do que ser Messi. Como costumo dizer o Messi é quase 99% de talento e 1% de trabalho o Ronaldo deve ser uns 60% de talento 40% de trabalho. Acho que o justo era não terem coexistido os 2 na mesma época futebolística devia ter aparecido o Ronaldo e 10 anos depois o Messi ou vice versa e isso sim teria sido justo uns 5 ou 6 prémios de melhor do mundo para cada um! Mas como isso não aconteceu... Resumindo, para mim o Ronaldo continua a ser melhor pelo o percurso e porque sou fã dele mas sei admitir que sendo o prémio entregue ao Messi é entregue de facto ao melhor executante, atenção que a equipa onde o Messi está inserido também o ajuda bastante a ser o executante que é de outro modo não sei ele fazia tantos estragos como faz.!?

Em relação ao síndrome de asperger talvez explique algumas coisas e é claramente um síndrome que não impede nada a prática desportiva, em nada mesmo. Pensemos um pouco talvez por isso o Messi tenha sido criado no barça e lá vá ficar a carreira toda... O receio de mudanças radicais na vida dele, é um dos aspectos típicos do síndrome de às perder.

LGS disse...

Não sei se isso do Messi Aspergers é verdade ou não, mas não muda nada na avaliação que se possa fazer dele.

Teoriza-se que vários dos génios da história da humanidade (Einstein, Mozart, Warhol,...) teriam algum tipo de autismo. E daí? A sua contribuição para o património cultural/cientifico/social da humanidade não têm menos valor por isso.

Cada um joga com as cartas genéticas que a natureza lhe deu. E quem me dera que houvessem mais génios neste mundo.

DC disse...

Pedro7, pela tua lógica num prémio de pintura um pintor de casas ganhava o prémio de melhor pintor contra o Picasso.

Um teve 80% de trabalho a pintar a casa e 20% de arte a não fazer asneiras na pintura.
Outro teve 95% de talento e 5% de trabalho a passá-lo para o papel.

O futebol é uma arte como outra qualquer, o talento deve ser sempre mais valorizado.

Roberto Baggio disse...

DC,

Conheço o Pedro pessoalmente.
O problema dele é, só, ser um fã incondicional do Ronaldo.

DC disse...

Sim, o Pedro explicou-se bem no comentário ;)

E o que achaste da batalha campal de hoje? Eu pensava que o Real do Mourinho era duro mas agora já nem digo nada, à beira destes parecem miúdos do infantário.

O Messi sofreu quê? 30 faltas?

Roberto Baggio disse...

Pah, só vi desde os 56, e estava a jantar ao mesmo tempo. Portanto, verdadeiramente não vi. Só estive atento a pormenores que me interessavam. Tipo levantava a cabeça cada a vez que ouvia o comentador dizer Neymar XD

Vou sacar o jogo, e ver, e fazer um vídeo para meter aqui, do que achar interessante. Depois dou-te uma opinião melhor

João D. disse...

epá, tenho amigos meus com asperger. o que dá é inclusão social, pessoas fechadas, com muitas dificuldades em lerem expressões faciais , sem saberem ler as conversas para dar o contributo no momento certo. é quando calha, não há uma noção social de que dizer coisa x em tempo y não é boa ideia.

mas depois tenho um amigo meu que tendo isso, decora músicas na guitarra numa hora, escreve, desenha, pinta, consegue fazer algumas imitações, tem um conhecimento de inglês bruto e tem uma enorme capacidade de aprendizagem também por causa do síndrome. portanto depende dos casos.

acho perfeitamente possível o messi sofrer da doença e acabar por se adaptar ao universo do futebol. com isso deve conseguir decorar tudo o que é movimento do adversário mais depressa. e a movimentação dos companheiros também.

agora também digo que garantidamente foi precisa uma crença enorme dos dirigentes do barcelona na capacidade dele,em pagarem tratamentos e "adaptarem" um miúdo a um mundo normalmente adverso a este tipo de patologias. agora compensou à bruta, mas na altura começo a imaginar gente crítica durante todo este processo, pelos corredores dos blaugrana. mas sei lá eu...

atenção que estamos obviamente a falar de um boato, mas não me espantaria enormemente se fosse verdade.

ps: nunca tive grande hipótese para dizer isto (sou leitor assíduo do blog, nunca postei por achar que não tenho grande coisa para dizer) portanto parabéns! sobretudo agora com o lateral esquerdo fechado, e o entre dez a mandar um part-time mais que reduzido, é complicado encontrar um sítio porreiro para ler sobre futebol. obrigado por existirem!

Yilmaz disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=424436

«És muito mau.Nem sei como custaste tanto.Não faças tantos golos e passa a bola para mim»

Lol... Messi aka "El Tirano"

Yilmaz disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=424436

«És muito mau.Nem sei como custaste tanto.Não faças tantos golos e passa a bola para mim»

Lol... Messi aka "El Tirano"



Pedro7 disse...

DC apesar de perceber a comparação que fizeste, fizeste uma comparação errada... Se esse pintor de casas e o picasso tivessem pintado um quadro igual quem achas que teria mais trabalho a conseguir fazer a mesma obra de arte? Ia mais por aí... Mas é como eu disse para mim é Ronaldo, sou fã dele (sei admitir que o Messi é justo vencedor do prémio apesar de algumas coisas poderem ser rebatidas) da mesma maneira que é Sporting e mesmo o ano passado a jogar futebol miserável estava sempre à espera da vitória mesmo a saber que 70% das equipas da super liga jogavam melhor futebol que eles ahahahahahah!

Oliver disse...

Merecidíssimo o prémio que o Ribery recebeu hoje e não ficava escandalizado se ele vencesse o prémio de bola de ouro.

« o Messi é quase 99% de talento e 1% de trabalho o Ronaldo deve ser uns 60% de talento 40% de trabalho »
Se imaginassem o quanto estes dois jogadores trabalham, talvez percebessem o que Thomas Edison dizia sobre sucesso e trabalho.

«Cada um joga com as cartas genéticas que a natureza lhe deu. E quem me dera que houvessem mais génios neste mundo.»
Verdade! O Romário se não fosse 'baixinho' não conseguiria fazer aquelas rotações em curtos espaços como fazia quando era ponta-de-lança do Barcelona de Cruiff. O Jardel com aquela altura e aquele pescoção, talvez não seria um dos melhores cabeceadores do mundo e por aí fora.

«foi precisa uma crença enorme dos dirigentes do barcelona na capacidade dele,em pagarem tratamentos e "adaptarem" um miúdo a um mundo normalmente adverso a este tipo de patologias»
Não acredito que o Messi sofra desse tipo de doenças. O tratamento que o Barcelona ofereceu-lhe foi para ele poder crescer um pouco mais. Aos olhos dos pais pode ter sido caro, mas do ponto de vista de um Barcelona foram 'peanuts'. Nos clubes grandes profissionais gasta-se mais em jantares, carros e hotéis por mês do que se calhar o valor total dos tratamentos do Messi. Isso também dá uma noção sobre quanto isto movimenta e quanto eles poderiam fazer mais para muitos mais.

«És muito mau.Nem sei como custaste tanto.Não faças tantos golos e passa a bola para mim»
Jornalistas! Mas, verdade seja dita, há muitos interesses em mudar o rosto de quem recebe os prémios. Está na hora de dar ao público novos heróis para que estes possam idolatrar e gastar biliões de euros em merchandising e toda a gente lucrar com o marketing.