Posse de bola no Facebook

Translate

sexta-feira, julho 19, 2013

Breve: Tito Vilanova abandona Barcelona

«Esta é uma notícia que nunca na vida queria ter dado. Depois dos exames realizados por Tito, ele terá de fazer um tratamento que será incompatível, a partir de agora, com o cargo de treinador. A vida continua. É um golpe duro mas o Barça já recebeu muitos golpes duros e saiu por cima. Este não será exceção» - Sandro Rosell

Antes de mais, as melhoras rápidas para Tito! Que tudo corra bem e que possa em breve voltar a treinar, com toda a saúde possível! E agora fica no ar a questão, q
uem serão os possíveis candidatos para a sucessão?

50 comentários:

Anónimo disse...

Espera, quem é um bom treinador com capacidade para aquele cargo ou quem o Rossel acha um bom treinador com capacidade para aquele cargo?

Eu vou pelo Scolari ou pelo Tite. Deixo aqui o palpite.

Btw, já respondi ao coment no outro, terei respondido mal outra vez?

António Teixeira

josé carlos disse...

Três palavras: André Villas Boas.

Dos disponíveis e fora mundo Barça, é aquele que provavelmente se identificará mais com o modelo de jogo do Barcelona.

Eu gostaria muito que fosse ele.

Gonçalo Matos disse...

Olá António! Não percebi a pergunta, seria para o Baggio?

Não conheço o trabalho de Tite, podes fazer uma descrição do perfil dele?


José Carlos, AVB também me parece uma boa aposta.

Que pensam do Luis Enrique? Parece-me um possivel candidato, apesar da experiencia na Roma..

DC disse...

Brasileiros no Barça lol já defenderam mal no ano passado, este ano era para a desgraça.

Pellegrini com muita pena minha já não é hipótese, portanto só vejo 4 nomes à altura: Wenger, Bielsa, Klopp e talvez AVB.

Luís Enrique seria uma incógnita face ao falhanço na Roma, Rijkaard provou que só é bom quando o Ronaldinho parte tudo e o sobre o De Boer não sei se o campeonato holandês o prepara para isto...

Eu apostaria tudo em Wenger, espero que o Barça também.

Anónimo disse...

Peço desculpa Gonçalo, seria uma pergunta dirigida ao Baggio.

Eu coloquei a questão que julgo ser, neste momento, a mais importante, ou seja: quem é de facto o treinador ideal para este modelo desportivo ou, por outro lado, quem é o treinador preferido do Rossel (e, dependendo em certa medida de questões que não são, ainda, claras, do Zubizarreta).

Se a resposta for para a primeira pergunta, eu iria para o Villas-Boas, para o Wenger, para o Klopp e, em certa medida, para o Luis Enrique (e não conheço o trabalho dele, mas digo-o em virtude de ter sido um elemento muito ligado ao clube). Ora, o segundo e o terceiro são impossíveis. O Luis Enrique seria um golpe muito baixo. O único que me parece atingível é o Villas-Boas, mas tem uma clausula de 14 Milhões, e o Barça, neste momento, e ainda por cima com tudo o que tem envolvido as transacções do clube, não me parece que tenha disponibilidade para pagar esse valor por um treinador.

Outros nomes que poderiam dar alguma coisa de positivo, segundo certos analistas, (embora, da minha parte, menos do que os anteriores, com a excepção do Luis Enrique que é, para mim, uma incógnita) e que são hipóteses mais ou menos realistas: De Boer, Laudrup, Bielsa. Dos dois primeiros pouco conheço, do segundo, não creio que esteja ao nível da exigência do clube.

Na segunda questão, as preferências do Rossel sempre apontaram para o Scolari (basta relembrar os motivos da sua saída da Direcção do Jan). Contudo, o Scolari poderá não querer sair, neste momento, da selecção, e o próprio Rossel poderá estar condicionado pelos seus interesses no Brasil e na Nike. O Tite é treinador do Corinthians, e não o conheço, estando apenas a basear-me num rumor. Apesar disso, e pelos clube que orienta, aliado ao campeonato em que se encontra, parece-me a pior solução possível (ainda pior que o Scolari). Todavia, segundo outros rumores, o Zubizarreta poderá estar a forçar a escolha para o Valverde...

Sinceramente, a meu ver, a opção será o Tite ou o Luis Enrique, já que está fora de questão ser qualquer dos adjuntos (o Rami ou o Roura), visto que se assim fosse, o Rossel não tinha dito o que disse hoje.

Acima de tudo, é um erro de gestão horrível a manutenção do Tito no cargo a meio da época passada. Os erros acumulam-se uns por cima dos outros, e esta direcção continua muito popular devido à sua demagogia e controlo dos meios de comunicação. Rossel é, nos dias de hoje, o Luis Filipe Vieira de Espanha.

Cumprimentos,
António Teixeira

Gonçalo Matos disse...

Há um treinador que aprecio bastante e que fez um muito bom trabalho, é o Montanier. Penso que saiu da Real Sociedad, mas não sei pra onde..

O Wenger parece-me a melhor escolha, pela qualidade da posse das suas equipas e o Klopp a segunda pela qualidade de pressão que o Dortmund demonstra ter. No entanto nenhum destes me parece que va conseguir assegurar a manutenção deste modelo de jogo pós-Guardiola.. Dai ter falado no Enrique.

Eu apostaria no Laudrup (se bem que por ter jogado no Real, os adeptos podem não gostar mto) ou o AVB. Outro treinador que me parece ter capacidades pra por a equipa a jogar em posse é o Brendan Rodgers.

A questão é que em Espanha há muitos e bons treinadores, que conhecem o modelo das equipas de formação da selecção e isso ajuda muito..

DC disse...

Se for Tite é o fim do Barça e de todo o trabalho de Laporta.

Não acredito que Rosel seja tão ignorante a esse ponto. Tem necessariamente que ser um treinador competente tacticamente, a goleada do Bayern já devia ser aviso suficiente.
Se metem um treinador como Tite para o ano em vez de 7 levam 17 do Bayern de Pep.

Anónimo disse...

DC, acredita que Rossel é ignorante a esse ponto.
Aliás, Rossel sabe bem o que quer, e de ignorante tem muito pouco. Não quer dizer que seja o Tite. Mas garanto-te, se ele se mantêm no clube, para o ano é, 90% de certeza, o Scolari.

Cumprimentos,
António Teixeira

Anónimo disse...

Gonçalo,

Eu entendo as suas escolhas, mas são impossíveis.

Cumprimentos,
António Teixeira

Roberto Baggio disse...

Klopp não tem modelo de jogo para o Barcelona. Seria um fracasso tremendo e um choque muito grande para os jogadores.
A minha escolha seria, sempre, Bielsa!

Abraço

DC disse...

Baggio, dizes isso por ter um jogo mais físico?
Mas não seria ele capaz de se adaptar ao jogo do Barça? Ele é novo, deve ter idéias frescas.

Agora imagino é o que seria o Messi e o Xavi a fintar pinos com o Scolari. Nem 2 semanas ele durava no clube.

Roberto Baggio disse...

Não, não... Digo isso pelo tipo de jogo em que ele acredita... Ele numa entrevista, disse, prefiro mandar 4 bolas ao poste, do que perder a oportunidade de rematar, quero sentir a emoção do jogo a cada gota de suor, que vibrar, atacar rápido, ir rematar muito e dar uma boa experiência aos adeptos... Ele não ia mudar a forma dele de ver o jogo por ir para o Barcelona. E mesmo que mudasse, ele não ia estar convencido do que estava a "ensinar" aos jogadores. Para mim estava condenando ao fracasso. Quanto a ser melhor que o Scolari, isso é sempre. Klopp é treinador, Scolari, ainda está para se descobrir a que categoria pertence

Gonçalo Matos disse...

Avança aí com um nome, Baggio!

DC disse...

Pois, eu confesso que só vi o Klopp na Champions e gostei, mas nunca o vi a gerir a posse de bola realmente.

Mas por exemplo o AVB em Inglaterra também só quer vertigem, o Tottenham não sabe gerir um resultado, passa todos os jogos em correria e quando está a ganhar só por 1 é uma aflição constante.

Por ridículo que pareça, e acho que compreenderás o que digo, preferia Vítor Pereira no Barça do que AVB.

Roberto Baggio disse...

Contratava Roberto Baggio, Ronaldinho e Miguel Nunes do Lateral-Esquerdo.
Ou o Bielsa. O homem merece esta oportunidade.

Roberto Baggio disse...

Sim, DC, também eu contratava VP, se fosse director, mais que AVB.

Gonçalo Matos disse...

Há uns tempos ouvi um adjunto do AVB dizer algo interessante. Era basicamente que em Inglaterra, os jogadores jogam com demasiada paixão e por tal procuram sempre a baliza e o golo e não conseguem controlar jogos, INDEPENDENTEMENTE da vontade do treinador.

KARLOS disse...

Antonio vc é brasileiro?!

O Tite pra mim é o melhor técnico q temos, mas está muito atrás do "TOP 10" da EUROPA... talvez daqui há alguns anos esteja nesse nível mas hoje não!!

O Scolari? só pode ser piada!! Melhorou um pouco pq tem o PARREIRA como auxiliar...

Acho q o BIELSA é o melhor nome, depois o LUÍS HENRIQUE por já conhecer o modelo...

Mas... se pudesse trazer o Jupp Heynckes, seria muito interessante vê esse time montado...

Abraço a todos

KARLOS disse...

Antonio

Só depois vi sua intenção com os nomes q propôs, então esqueça minha ironia...

Me desculpe

Abraço ;)

Roberto Baggio disse...

Karlos, o que falta ao Tite?

Anónimo disse...

Olhem, façamos assim:

Vocês criam um filho para ser advogado. Ele frequenta a escola mas, por infelicidade, não consegue entrar no curso de advocacia, embora tenha sido um aluno virtuoso em todas as disciplinas. Os exames correram mal, porque foi apanhado a dizer uma resposta a um aluno pobre, cujas possibilidades de estudo não eram as melhores; a obrigação do vosso filho, aliás, o dever moral, fez com que ele ajudasse, por caridade, aquela alma. No ano seguinte, aconteceu o mesmo, e o exame foi anulado.
Ora, vocês sabem que ele tem potencial para ser o melhor advogado do planeta, mas sabem, de igual modo, que há certos factores que podem, de maneira imprevisível, atrasar o processo de graduação do vosso filho.
Então o que faziam para solucionar esse problema?
Continuavam a apostar naquela profissão para a ele, sabendo que ele agiu de um modo correcto e que é o melhor naquilo que faz, ou procuravam muda-lo de curso, para evitar que apanhasse aquele aluno pobre?

Ai está resumida a história do Barça pós Nunez.

Cumprimentos,
António Teixeira

claudio disse...

Alguem de dentro q se identifique com o clube. De fora só Bielsa.

KARLOS disse...

Salve Baggio

Eu acho o TITE um bom técnico, pq diferente da maioria daqui do Brasil... ele deixou de assumir um time grande pra buscar mais conhecimento, ele passou quase três meses na ITÁLIA, assistindo a treinos, e estudando a forma como eles marcam... E voltou totalmente diferente, pois implantou um esquema incomum para os nossos padrões...

Acho q ele teria sucesso se fosse pra ITÁLIA, pq ele defende como italiano, defesa bem postada com duas linhas de quatro jogadores trabalham bastante a linha de impedimento...

Mas para o BARCELONA eu acho q ele não tá ainda nesse nível, pois os time dele não tem muita posse de bola,não tem a intensidade q o Barça está acostumado, a linha de defesa não sobe até o meio campo com tanta frequência... eu diria q seria um retrocesso do Barcelona... e mudaria toda a forma do Barça...

Valeu?!
8)




KARLOS disse...

Outro q pode ser um bom nome é o Michael Laudrup...

Acabei de baixar um jogo do time dele, vou assisti depois, mas pelo 4min q vi, lembra o Barcelona... (guardadas as devidas proporções!!)

Boa Noite
>L<

PP disse...

Será que Jorge Jesus não tem hipóteses?

Por acaso gostava de ver o que o Jesus faria numa equipa cujo modelo de jogo actual é basicamente o oposto do dele...

;)

Roberto Baggio disse...

Valeu sim Karlos.
PP, Jesus pelo mesmo motivo de Klopp não será nunca viável

Ronaldinho disse...

Para mim a escolha é óbvia... Jaime Pacheco!

Gonçalo Matos disse...

Daqui a nada, fala-se de Vercauteren!

Hoje li na imprensa que o maior candidato é o treinador do Newell's, algúem está familiarizado com o seu trabalho?

Roberto Baggio disse...

Já está escolhido. Luís Henrique

Gonçalo Matos disse...

Onde viste isso?

Roberto Baggio disse...

http://www.intereconomia.com/noticias-/punto-pelota/luis-enrique-elegido-para-sustituir-tito-vilanova-20130720

Punto Pelota sabe tudo sobre futebol espanhol!!!! Tudo!!! Não falham :)

Gonçalo Matos disse...

Ok! Parecia-me a escolha mais óbvia, tendo em conta que dão preferência a treinadores que já tenham passado pelo clube

Anónimo disse...

Baggio,

O Punto Pelota falha, e não é pouco ;)

Roberto Baggio disse...

No que diz respeito a treinadores ainda não falharam, pelo menos, não que me lembre.
Abraço anónimo

Luis Santos disse...

Boas! Por mim há uma hipótese que acho que ainda não foi falada: Xavi passar a treinador/jogador.
Bielsa será talvez o nome mais interessante, mas não livra o barça de uma goleada em munique...
Alguém perguntou sobre o newells. Do que li jogam bem, mas tenho algumas duvidas da parte defensiva. Outro parecido é o antigo treinador da U do chile e acho que agora está na selecção chilena, sampaoli.
Abraço!

Anónimo disse...

Mas costumam falhar em muitas coisas. Não quer dizer que nisto falhem.

Cumprimentos,
António Teixeira (esqueci me de assinar no outro)

KARLOS disse...

Pra mim na América do Sul, não existe ninguém melhor q o argentino SAMPAOLI!!

TÉC. da seleção do CHILE

8)

Roberto Baggio disse...

Luís, Xavi não está pronto :)

Bielsa seria o mais interessante, e quanto a goleada em Munique já aconteceu este ano, e duvido muito que fosse acontecer com Bielsa.

PP disse...

Entre Luiz Enrique, Bielsa e Jesus... acho que escolheria o Jesus... lol!

Mais, a sério, gostaria de ver o Bielsa à frente deste Barcelona...

Já estou a imaginar um 3-4-3 ou 3-5-2...

;)

PS: Se fosse o Jesus, o Busquets tinha lugar no meio-campo... e na posição "8", quem seria? O Xavi ou o Iniesta?

DC disse...

Luis Enrique é da casa, fará provavelmente um trabalho ao nível do do Tito, talvez até superior pois é mais carismático e interventivo.

Agora, pelo que vi dele na Roma (e foi esse o seu principal problema além do facto dos jogadores não se adaptarem ao estilo), o Barça vai continuar a ter problemas defensivos.

E se for buscar o David Luiz então, que posicionalmente é ridículo, vai ser ainda pior.

PP disse...

Por acaso DC,

Levantas, de forma indirecta, um bom tópico de discussão, ao referires o seguinte:

"foi esse o seu (Luis Enrique) principal problema além do facto dos jogadores não se adaptarem ao estilo"

Terá sido mesmo?

As minhas perguntas, são as seguintes:
1 - será que a culpa é dos jogadores não se terem adaptado dos métodos de treino do treinador?
2 - será que o treinador não se adaptou aos jogadores que tinha à disposição?
3 - ou será que os métodos de treino não eram os melhores para atingir os objectivos?

Eu penso que será um misto de todas estas hipóteses que o Luis Enrique tenha falhado em Roma. Mas, se for ponderando cada uma delas, diria que a 3ª hipótese foi a que mais pesou.

E, por isso mesmo, acho que o Luis Enrique, não será uma grande solução para a necessidade de inovação que a equipa do Barcelona carece.

Quanto ao David Luiz, se o seu posicionamento fosse realmente ridículo, nunca na vida teria tirado o "pão da boca" ao Pedro na final da taça das confederações.

Os erros do David Luiz, muitas vezes ocorrem por os treinadores não perceberem que o tipo é um "10" num corpo de defesa-central. Ou seja, precisam de aceitar que o tipo tenderá sempre a sair com a bola controlada e cortar a primeira zona de entre-linhas (entre a defesa e meio-campo), superando a pressão dos avançados e médios-ofensivos adversários.

Por isso, é preciso que os treinadores preparem a equipa, nomeadamente os meio-campistas, para:

- um deles poder compensar a subida do David Luiz, como o Javi Garcia fazia muito bem

- os restantes movimentarem-se de forma a arrastar marcações para o David poder subir melhor, mas também para arranjarem linhas de passe para o brasileiro.

O que acontece no Chelsea, onde o seu estilo de jogo tem sido comprometido, levando-o a restringir a sua forma de jogar natural, é que Obi Michel, não sabe compensá-lo, nem tem esse perfil. Depois os restantes meio-campistas ficam especados ao vê-lo a subir. Apenas o Ramires dá largura ao meio-campo tentando levar alguma marcação com ele ou criar uma linha de passe. Lampard, Mata, Oscar e Hazard ficam confusos...

Mas, tudo isso é facilmente corrigido com treino.

Para mim, no clube certo, com o treinador certo (acho que o Guardiola seria o ideal para ele), o David Luiz poderia atingir um estatuto de lenda.

Roberto Baggio disse...

PP,
O David Luiz, cortou o lance, sim.
Mas porque tinha cometido um erro ridículo inicialmente.
E sim ele é bastante trabalhavel e vai aprender muito com Mourinho. Mas neste momento ele esqueceu tudo que aprendeu com Jesus. É fraco posicionalmente.

Quanto ao Luís Enrique, se não se adaptou aos jogadores, então é um treinador fraco.

Abraço

DC disse...

Eu acho que o Luís Enrique está demasiado formatado para um estilo de jogo que quis impor em Itália, e por causa disso falhou.

Sim, provavelmente a culpa é dele por não ser um treinador adaptável, ou talvez não lhe tenham dado tempo.
Vejamos, não é num dia ou num mês que se transforma uma equipa italiana numa equipa "à Barça". E a Roma vem de quantos anos sem ganhar absolutamente nada?
Se calhar tendo dado 2 ou 3 épocas ao Luís Enrique, tempo para impôr as suas ideias, podia funcionar. Ou então não, só podemos especular.
Agora, a Roma ultimamente muda de treinador como quem muda de camisa e todos falham. E não me parece que sejam todos incompetentes, portanto se calhar o problema é outro.

Quanto ao David Luiz o Baggio disse tudo. O facto de sair a jogar não justifica os seus erros idiotas e basta olhar para a carreira do Ricardo Carvalho por exemplo para ver isso. Ele falha posicionalmente não é por gostar de atacar, é porque não percebe o jogo.

PP disse...

Baggio,

Não sei se com o Mourinho o David Luiz vai atingir o seu potencial máximo. Com o Guardiola tenho quase a certeza que o atingiria...

A questão é que com o Jesus não havia apenas David Luiz para aquela posição de central sobre o lado esquerdo. Havia David Luiz e Javi Garcia. O espanhol compensava muito bem quando o brasileiro subia no terreno.

E, é isso que falta no Chelsea e até na canarinha.

Quando compreenderem que o David Luiz torna-se muito melhor se houver esse tipo de mecanismos, ambas as equipas vão crescer enormidades.

E, quanto ao Luis Enrique e a sua possível inadaptação dos jogadores... será que não poderemos dizer que o Jesus no Benfica também não sofre do mesmo mal? É que os jogadores parecem não compreender os movimentos defensivos que o treinador pretende que eles façam... ;)

PP disse...

DC,

É verdade que "Roma e Pavia, não se fizeram num dia", mas a equipa da Roma já tinha um estilo de jogo deixado pelo Spaletti que de certa maneira ia muito de encontro com o estilo do Barcelona.

Nessa equipa Romana, até o Totti, outrora um "10" clássico (talvez dos últimos...), passou a ser um "9.5".

Acho é que o Luis Enrique, interpreta de forma distinta o 4-3-3 do Barcelona, do que por exemplo o Guardiola.

Quanto ao David Luiz, ninguém é perfeito, mas boa parte dos "erros idiotas" que apontam a ele, eu não consigo apontar. Aponto mais para o sistema de entreajuda defensivo do que do jogador.

Boa parte desses erros acontece porque nem os médios, nem os laterais conseguem "queimar" a linha entre a defesa e o meio-campo. Então o David Luiz, consciente que tem técnica e confiante que é capaz de subir com a bola controlada, faz o movimento.

O problema é que os colegas na maioria das vezes ficam parados. Não criam linhas de passe, nem sequer desmarcações tentando aumentar a profundidade do campo de jogo útil (arrastando a linha de fora-de-jogo adversário). Nem tão pouco o médio mais defensivo ocupa uma posição mais conservadora, ou seja, "watch my 6" do David Luiz.

Óbvio que se a equipa adversária for organizada, o David acaba por perder a bola com um passe errado ou com uma pressão eficiente.

Mas, a ideia do rapaz está certa. Para mim cabe é ao treinador saber ver isso.

Porque mundialmente, este tipo de centrais são de facto uma raridade, já muitos treinadores apostam num tipo de saída de bola pelo central com bola controlada. O que vemos mais é o central com excelentes capacidades no passe longo e pouco mais. O David Luiz, é de uma espécie particular. Pelo menos, na minha forma de ver as coisas.

Acho que o Guardiola tornaria-o num verdadeiro "Kaizer".

Roberto Baggio disse...

PP,
Não estás mesmo a perceber a questão.
A questão é quando David Luiz não tem a bola...
Quando está junto aos colegas de equipa em organização defensiva. Em transição, podia-se até dar o benefício da dúvida, mas em organização defensiva não tem desculpa. É fraquinho, fraquinho...
Isto que estou a dizer, nada tem haver com o facto dele sair com a bola controlada ou não. Tem haver com o conhecimento dos comportamentos defensivos. Só isso.

KARLOS disse...

Baggio

Em relação ao David Luiz, concordo em gênero, número e grau, contigo. E me entristeceu muito no dia seguinte ao jogo vê o BRASIL inteiro ter o David como ídolo pq "SALVOU UM GOL FEITO", ninguém percebeu q a culpa do Pedro ter seguido com a bola foi dele (David)... E ele dando entrevista q foi o melhor momento da carreira dele... (putz!!) cara de pau!!

Agora o q me impressiona é ele ter estado com o JJ durante um bom tempo, e não ter aprendido nada...

Não sei se vcs sabem mais ele começou a carreira como meia-direita (mesma posição do XAVI)aqui no BRASIL, e foi descendo, descendo até chegar na LINHA DE DEFESA!! ou seja ele é um meia-direita q joga de zagueiro!! mas já devia ter aprendido, principalmente sendo treinado por JJ, o LUISÃO aprendeu!!

Engraçado q poucos dias antes disso o MALDINE deu uma entrevista dizendo não achar o DAVID o companheiro ideal para o THIAGO SILVA...

Abraço
8)

Roberto Baggio disse...

KARLOS, esteve com o Jesus e depois foi para Inglaterra... E todos sabemos como trabalham os treinadores lá.
Abraço

KARLOS disse...

A entrevista, a quem interessar possa... e eu recomendo!!rsrsrs

É essa
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/ser-comparado-ao-thiago-silva-e-um-elogio-para-mim-rende-se-maldini.html

Roberto Baggio disse...

É interessante a entrevista Karlos, obrigado pela partilha