Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, junho 08, 2013

Real Madrid: Gareth Bale e Ronaldo

Gareth Bale foi hoje dado por “A Bola” como confirmado no Real Madrid a troco de 90 milhoes de Euros. Aquele que hoje é por muitos considerado o terceiro melhor jogador do mundo, junta-se então ao plantel onde joga o segundo melhor. E quer Bale, quer Cristiano são jogadores fantásticos! Aliam força com poder de explosão, com capacidade técnica elevada ao nível da finta e ambos têm grande poder de finalização.

Por outro lado, são jogadores que se movimentam de maneiras similares em campo; partem da linha para zonas mais centrais do campo, seja com ou sem bola. Ainda, são jogadores que nas últimas época foram a referencia ofensiva de suas equipas, sendo a principal solução para a maioria das jogadas de finalização e gozando portanto de inúmeras oportunidades.

Contudo para o ano estarão os dois no mesmo plantel e só haverá uma bola em campo. É necessário que o treinador do Real Madrid consiga encaixa-los os dois no mesmo modelo e que ambos entendam que a presença do outro não é uma adversidade, mas sim uma vantagem. Tenho dificuldades em imaginar os dois a fazerem qualquer tipo de jogada entre si que não seja em transição. Em ataque organizado, acredito que assim que a bola caia num deles, atacarão o centro e rematarão à baliza, pois são os automatismos que tiveram nos últimos anos…

Tenho também bastante dificuldade em imaginar um esquema com os dois + um ponta-de-lança. Ou servirá como um pivot, servindo fundamentalmente para tabelar com os dois “extremos” ou então terá pouquíssimo jogo e poucas oportunidades…
Parece-me que a táctica indicada passará por um 4-4-2 em losango ou um 4-1-3-2, com Bale e Ronaldo na frente, alternando entre si o jogador que descai para o flanco e o que fica no meio. Tendo em conta o plantel actual do Real Madrid parece-me a melhor solução, jogando Alonso no vértice mais recuado, Khedira e Modric como interiores e Ozil como o médio mais ofensivo dos 4.


Pessoalmente, sinto-me bastante ansioso por ver como Bale e Ronaldo irão adaptar-se à presença um do outro!

12 comentários:

Diogo Albuquerque disse...

Sou da opinião ambos a jogar na linha, não darão pouca ajuda defensiva aos seus laterais? Aliás pouco irão colaborar na organização defensiva da sua equipa? Eu sou da opinião que no esquema atual, dado que o treinador mudou esta hipótese deixa de ser válida, ambos iriam deixar a sua equipa demasiado exposta defensivamente pelas suas características, ou neste caso falta delas?

Diogo Albuquerque disse...

Sou da opinião ambos a jogar na linha, não darão pouca ajuda defensiva aos seus laterais? Aliás pouco irão colaborar na organização defensiva da sua equipa? Eu sou da opinião que no esquema atual, dado que o treinador mudou esta hipótese deixa de ser válida, ambos iriam deixar a sua equipa demasiado exposta defensivamente pelas suas características, ou neste caso falta delas?

Gonçalo Matos disse...

Jogando os dois nas linhas, pelo menos um terá de ajudar em acções defensivas, não poderão ficar os dois sempre a meio campo à espera que os restantes jogadores a recuperem.. caso contrário, ficará fácil para os adversários criar superioridade nas linhas.

Quanto ao novo esquema táctico, só o novo treinador saberá responder.. De qualquer forma o Bale jogou a lateral no inicio da carreira, portanto terá mais rotinas defensivas que o Ronaldo. Capacidade física para ajudar têm ambos.

Não sei se respondi às tuas perguntas..

Jorge Ramiro disse...

Acho que Ronaldo é um bom jogador, mas eu gosto de Neymar. Para mim ele é o melhor jogador do mundo. No outro dia, ele veio ao meu petshop para comprar uma caixa de transporte cachorro.

Gonçalo Matos disse...

Bem, eu não preciso de uma caixa pra um cão... Mas gostava de saber porque o acha assim tão bom!
Vou copiar uma frase em que dei a minha opinião sobre Neymar, espero que abra o debate.

Pessoalmente (Gonçalo) acredito que poderá evoluir muito e chegar a um nível elevado, se conseguir entrar na dinamica do tiki-taka. tem de se tornar mais objectivo e perceber quando é vantajoso partir para o drible! actualmente não acho que esteja ao nível dos melhores.

Jorge Ramiro disse...

Ronaldo é um dos melhores jogadores do mundo. Eu o vi uma vez, porque ele veio para comprar um remedio para pulgas para minha petshop.

PP disse...

Gonçalo Matos,

Por acaso partilho a tua visão táctica para o Real Madrid, caso o Bale realmente venha para o Real e até com a confirmação do Ancelotti, como treinador.

Aliás, penso que o próprio Kaká poderia ganhar outra dimensão com essa mudança táctica, assim como o próprio Ronaldo.

Por outro lado, e o mais curioso é que da mesma forma que acho que o 4-1-2-1-2 seja introduzido no Real, também o Barcelona poderá tender para essa táctica com a contratação de Neymar.

Anónimo disse...

Acho differente, acho que o meio vai ser povoado no 4-5-1 ,Alonso,kedira recuados , Bale na direita ,Ozi ao meio ,Cristiano na esquerda e um centro avante talves Benzema ainda ne.

Anónimo disse...

Meu nome.e.jardel

Anónimo disse...

Acho que o.barca nao abrira mao do 4-3-3 quase certesa que Neymar na esquerda messi no meio ,pedro ou Roney na direita se comforma.contraracao meu nome e jardel face jardel silva uba -mg

Gonçalo Matos disse...

Boa noite Jardel!

Antes de mais, obrigado pela participação! Quanto ao Barça estamos de acordo, acho que manterão o 4-3-3!

Quanto ao Real, não consigo perceber bem que função terá um ponta de lança numa equipa com Bale e Ronaldo.. Qual será o papel do Benzema ou de outro ponta nesse esquema que disseste?

Gonçalo Matos disse...

Olá PP,

Onde porias o Kaká a jogar? E seria titular?