Posse de bola no Facebook

Translate

terça-feira, junho 11, 2013

Neymar em Espanha

«Até agora tem sido um excelente jogador, mas todos sabemos que o jogo que se pratica na Europa é completamente diferente. Todos esperam vê-lo ao mais alto nível na Europa, mas não estou tão seguro disso, porque a sua estatura vai ser um fator a ter em conta», declarou Michael Laudrup numa recente entrevista.

Tem havido muita confusão à volta da jovem promessa brasileira, e o aspecto que mais tem merecido a minha atenção, tem sido a questão acerca do crescimento físico, necessário para que o jogador tenha sucesso num campeonato europeu.
Os, melhores, campeonatos europeus são diferentes, do ponto de vista físico. Os jogadores são confrontados com sucessivas situações de choque, e encontram adversários mais fortes, do ponto de vista físico. Então tenho ouvido, por aí, que o Neymar precisa de ir ao ginásio para ganhar peso, de forma a resolver a diferença física que tem para os outros jogadores.

A diferença, física, que o Neymar tem para os outros jogadores não é fundamental! Não é por ela que vai ter mais ou menos sucesso na Europa. Da forma que se fala das mudanças que ele precisa de ter, parece até que o aumento de massa muscular, o vai ajudar a resolver a diferenças, ao nível do jogo, que ele vai encontrar.
O jogo europeu, é mais físico. Mas só o é, por ser mais evoluído do ponto de vista táctico. O encurtar dos espaços, a maior organização das equipas, e o maior conhecimento do jogo, são o verdadeiro problema de Neymar. Então, a adaptação que ele deve ter, é do ponto de vista táctico. Dessa adaptação, e do uso da técnica que ele já possui, irá surgir, naturalmente, a evolução física que Neymar, realmente, necessita. Ele só necessita das capacidades físicas necessárias para jogar futebol, e essas conseguem-se dentro de campo. Indo mais longe, ele só precisa das capacidades físicas para jogar o futebol que a equipa dele pratica e que ele, fugindo do modelo de jogo, necessitará para ser criativo.
E esse tipo de capacidades, são tão específicas, que não vejo outra forma de ganha-las, sem que isso seja prejudicial a saúde do atleta, que não no campo. 

9 comentários:

Ronaldinho disse...

Tenho pena de ouvir treinadores a dizerem estas coisas

Roberto Baggio disse...

Tenho pena sim, dos jogadores deles hehehehe. Vão ser mutilados

Gonçalo Matos disse...

Aposto que se fores a Manchester, vais ouvir o Anderson a chorar durante os treinos.. =/

KAKA disse...

Salve Roberto Baggio

"O encurtar dos espaços, a maior organização das equipas, e o maior conhecimento do jogo, são o verdadeiro problema de Neymar. Então, a adaptação que ele deve ter, é do ponto de vista táctico. Dessa adaptação, e do uso da técnica que ele já possui, irá surgir, naturalmente, a evolução física que Neymar, realmente, necessita. Ele só necessita das capacidades físicas necessárias para jogar futebol, e essas conseguem-se dentro de campo..."

Perfeito!!
Concordo plenamente
Parabéns pelo texto

E pensar q muitos foram os q não tiveram oportunidades, por causa de seus "atributos físico"...

Grande abraço
;)

SLBenfica Vencedor disse...

Até que enfim que Neymar chegou à Europa! Será muito interessante ver se ele supera os desafios que referes.

E será interessante ver como o Barcelona se apresenta no próximo ano!

Roberto Baggio disse...

"E pensar q muitos foram os q não tiveram oportunidades, por causa de seus "atributos físico"... "

Kaka, pois, o problema é que quem selecciona os jogadores, na verdade não quer jogadores de futebol. Quer outra coisa qualquer, que ainda me custa a perceber o que realmente é.

Abraço

Roberto Baggio disse...

"Até que enfim que Neymar chegou à Europa! Será muito interessante ver se ele supera os desafios que referes."

Os desafios que me refiro, vai superar, sim, mas a longo prazo. Vai precisar de uns dois anos. Mas o impacto dele vai ser imediato. Aposto que vai fazer, pelo menos, 25 golos, em todas as competições, se jogar, pelo menos, 45 jogos.

Pedro Mendes disse...

Estou realmente desejoso de ver o Neymar jogar na europa. A evolução que ele terá poderá po-lo no topo dos jogadores mundiais, sendo topo mesmo o 1º lugar. A magia que ele traz ao jogo é única. A maneira como o rapaz dribla com a bola é fantástica. Penso que não veremos tantas (leia-se nenhuma) paradinhas com a bola dançado em frente a um defesa que parece acompanha-lo lol

Apenas tenho um ponto de interrogação: como será que um jogador como o Neymar se adapta numa equipa como o Barcelona, que pratica o estilo de futebol onde a posse de bola e a ocupação perfeita dos espaços é muito mais importante do que o um para um e a criação de desiquilíbrios.

Roberto Baggio disse...

Pois é essa adaptação é a que vai demorar mais tempo. De início, vai ser só aproveitar bombons do Xavi, Iniesta, Messi e Alves para facturar.