Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, junho 02, 2013

Fenómeno, é futebol!

Tanta má decisão, tanta técnica, tanta força... Este, numa equipa minha, jogava sempre. 
Talvez, o jogador mais forte de sempre no 1 contra 4+GR!
Tens Ronaldo, tens superioridade numérica!
Simples assim...




31 comentários:

Ronaldinho disse...

Contra este não há organização que resista...

Manuel Humberto disse...

Como assim má decisão?

Roberto Baggio disse...

Drible, drible, drible e mais drible... Colegas perto melhores posicionados e drible. Equipa toda atrás da linha dele, contra 4,5 e por vezes 6 adversários e drible. Atrai muitas vezes e não solta para aproveitar, drible... Depois do drible, drible, drible, colegas soltos em melhor posição para finalizar e remate... Etc...

Cláudio disse...

no video vê-se muitas más decisões mas concordo que ha jogadores que são tão especiais, que não ha organização que resista. Mas também é certo que quanto melhor for essa organização mais dificuldades estes jogadores especiais enfrentam.

Luis Santos disse...

O tema da decisão tem o seu limite na qualidade dos jogadores. Alguns são tão bons que independentemente das decisões que tomem serão na maior parte das vezes bem sucedidos. Além deste caso, há o Robben (nos dias bons), por exemplo.

Já agora, Baggio, achas que Messi é este Ronaldo + boas decisões?

Abraço!

PS: Se puderes lê a entrevista do VP à revista do JN. Se não encontrares, depois digitalizo e envio-te.

Manuel Humberto disse...

Futebol sendo um 'jogo' colectivo é uma 'prática' de expressão individual onde os jogadores têm de mostrar inteligência para perceber se têm capacidade de executar aquilo em que cada jogada se propõem fazer. Seriam más decisões se fosse outro a executá-las, além de ser um vídeo que naturalmente reúne só esse tipo de lances.

Vistos jogo por jogo, especialmente nos anos em que esteve na Holanda e em Barcelona, quantos desses lances tentados por Ronaldo terminaram mal para a sua equipa? Muito poucos. Ele não era jogador para pôr-se com correrias loucas ou jogadas destrambelhadas onde pelo insucesso prejudicava a sua equipa. Critério de decisão altíssimo, sem exagero: seria difícil compilar um vídeo de 15m que reunisse arrancadas mal sucedidas do Ronaldo.

Em sentido lato, se as assim chamadas boas decisões fossem percebidas somente na perspectiva do colectivo, onde os jogadores jogassem sem risco, dessem sempre a bola ao colega solto ou melhor colocado, se não driblassem, se não tentassem surpreender 1 ou mais adversários em simultâneo, se não tentassem assistências impossíveis, remates improváveis, a 25 metros da baliza, ou dentro da área mas sem ângulo, teríamos um jogo praticado por bonecos, ou máquinas.
Uma coisa bastante desinteressante e francamente mal jogada.

KAKA disse...

Boas Roberto Baggio

Esse era "monstruoso", poucos foram os jogadores q eu deixava de jogar (na rua) pra vê-lo jogar. A capacidade de drible (repertório vasto), a velocidade com a bola dominada (poucas vezes vista), o poder de finalização (muito bom)...

Três vezes melhor do mundo, não fosse os problemas nos joelhos (q foram muitos) só DEUS sabe onde chegaria...

Melhor atacante (Avançado) de todos os tempos, na minha opinião!

Alguém duvida? então quem foi?

Abraço Baggio

KAKA disse...

Salve Manoel Humberto

Onde eu assino?!kkkkk
Concordo em gênero, número e grau.

Abraço

Manuel Humberto disse...

"Melhor atacante (avançado) de todos os tempos, na minha opinião!"

Sem menos, de todos os tempos.

A história está cheia (não cheia, mas vá) de jogadores encharcados de técnica, inteligência e "flair" para encarar uma defesa e imaginar / saber / conceber fazer aquilo que o Ronaldo fazia mas não tinham a sua velocidade, força e energia, sobretudo. Energia.

Em certa medida foi o melhor de todos os tempos. Tinha tudo.

Roberto Baggio disse...

Cláudio, concordo. Mas é dificílimo a qualquer organização parar um jogador desses

Roberto Baggio disse...

Luís, concordo, excepto com a comparação ao Robben... Robben não tem criatividade em doses industriais como este Ronaldo tinha. Improviso, força, etc...
Messi é Zidane, Ronaldo e Romário... Acho que isso te responde.
Okay, assim que tiver tempo leio

Gonçalo Matos disse...

Li alguns anos uma declaração que dizia que Ronaldo foi o desportista que mais teve de se alterar ao longo da carreira e mesmo assim manteve o sucesso.
Lembro-me de quando começou a perder aquela explosão e optou por em vez de correr tanto com bola, começar a jogar mais com o colectivo e mais sem ela. Foi sempre jogador de altíssima qualidade, mesmo agora com muitos quilos a mais continua com grande técnica!

Para mim, foi o último grande ponta de lança, daqueles que se tornam lendas eternas

Roberto Baggio disse...

Manuel, ser criativo, implica correr riscos... Mas não achas o 1*6/5/4 demasiado recorrente no jogo dele?
É que o era mesmo...
Ele era muito criativo, tecnicista e tinha grande capacidade de improviso, para além da força.
Não é o melhor de sempre porque surgiu um que faz tudo bem e marca golos...

Não disse que não é grande jogador, é! Todos os dias. Não mudava um milímetro do que ele era, se fosse meu jogador só teria incentivos da minha parte para continuar a fazer aquilo que o tornava distinto dos outros, aquilo em que ele era mais forte... Só preparava a equipa para o apoiar ofensiva e defensivamente.
Já aqui o disse, um jogador que decida mal, para jogar na minha equipa, tem de ter grande eficácia nas suas acções. Este senhor tinha e de que maneira...

Roberto Baggio disse...

Kaka, Ronaldo é dos meus favoritos sim. Entra com facilidade no meu onze de sempre!

Roberto Baggio disse...

Gonçalo, Ronaldo é top 10, pelo menos dos que vi jogar.

KAKA disse...

Gonçalo

"Li alguns anos uma declaração que dizia que Ronaldo foi o desportista que mais teve de se alterar ao longo da carreira e mesmo assim manteve o sucesso."
Incrível eu ia comentar isso mesmo, ele ainda assim é muito inteligente, quando tinha físico jogava mas individualmente, quando já não o tinha era mais coletivo...

O Presidente do São Paulo disse q ele não tinha físico pra ganhar de seus zagueiro na corrida (ele tava gordo feito um porco kkkkk)

Mesmo gordo veja a velocidade
http://www.youtube.com/watch?v=GO7sNFmlFbI

Contra o Santos veja a inteligência pra q velocidade?
http://www.youtube.com/watch?v=AmgCYOBA5N8


Roberto Baggio
"Não é o melhor de sempre porque surgiu um que faz tudo bem e marca golos."

Vc deve está falando do Messi, Eu queria vê-lo em outra equipe, ter só o Barcelona como parâmetro eu acho pouco...

O q o Ronaldo faria jogando nesse Barcelona?!

Abraço

Cláudio disse...

uma coisa é ser criativo, que ao invés de tomar a decisão mais correcta, inventa outra coisa e é bem sucedido. Outra totalmente diferente é tomar uma decisão errada. Só confundimos pq este Ronaldo, mesmo tomando o pior caminho era bem sucedido. Por vezes mesmo escolhendo o caminho mais certo o jogador é mal sucedido e vice versa. Ronaldo é um dos melhores que ja vi jogar.

Roberto Baggio disse...

KAKA,
Eu não acho pouco. Messi é Messi, aqui e na China. O problema talvez das pessoas é perceberem mal o que é Messi realmente.
Noutro campeonato, mesmo que não marcasse golos, era o melhor. E é isso que a malta não entende.

Roberto Baggio disse...

Cláudio, muitas vezes ser criativo passa por num primeiro momento tomar aquilo que à partida seria uma má decisão. Mas há um limite para esse tipo de acções de risco. Porque também existe outro tipo de criatividade. Eu gosto das duas, desde que se tenha sucesso. Mas este senhor abusava do risco e tinha muito sucesso. Daí ser o monstro que era.

Claro que no real Madrid desde a lesão teve de adaptar e jogo e começar a desequilibrar mais com a cabeça que com a técnica e o físico.

Manuel vou colocar aqui um link de dois jogos inteiros dele. Brasil Holanda de 98, e inter Lázio de 97

Postiga disse...

Que génio este Ronaldo, ainda me lembro quando davam jogos da Liga Espanhola na TVI e este menino rebentava com aquelas defesas todas. Pena é as lesões e a alteração morfólogica que sofreu quando foi para itália.

Roberto Baggio disse...

Vasco, foi mesmo pena. Era uma bomba este menino

KAKA disse...

Roberto Baggio

Longe de mim tirar os méritos de Messi, muito pelo contrário, acho ele um estupendo jogador, não gosto é dizer q um cara q joga em um time q todos jogam em função dele, seja o melhor da história...

Só agora ele está conseguindo jogar bem na seleção do seu país (coincidentemente todos jogam em função dele agora!).

Quando disse q achava pouco, quis dizer nesse sentido... mas hoje sem dúvida ele é o melhor do mundo.

Outro dia o Gonçalo estava perguntando aqui no blog, pq Neymar não queria vir para a Europa? eu respondi entre outra palavras, q ele ainda tinha muito a conquistar no Brasil, q estava feliz de está perto de seus amigos, família, fãs...hoje ele não tem mais o q conquistar aqui, daí falta conquistar o mundo, ou seja ele tem um grande objetivo agora.

Já o Messi já ganhou tudo q tinha q ganhar no Barça, pq ficar? qual o objetivo? não me venham com o papo de q ele não pensa ser o melhor da historia, q é mentira!!

Tô vendo o dia dêle saí para o mesmo time q o Guardiola esteja, vai da na mesma (ZONA DE CONFORTO), ele precisa de outros ares novos técnicos e provar mesmo q é bom em qualquer lugar inclusive na China...

É óbvio q Cristiano Ronaldo não é melhor do q o Messi (tecnicamente falando, inteligência...) mas ele saiu da ZONA DE CONFORTO q tinha no Manchester, e foi para o Real e todos viram o sucesso...

Até então não via vantagem no Cristiano, mas é louvável o q fez e eu respeito muito isso. (até parece q ele vai lê isso!kkkkkk)

ZONA DE CONFORTO é péssimo pra quem quer ter grandes objetivos.

Abraço




Roberto Baggio disse...

Qual é o objectivo de um profissional de futebol? O objectivo máximo? É ganhar bem e ser feliz e ganhar títulos ... Eu acho que ele está feliz, ganha títulos e ganha bem. Está na melhor equipa que poderia estar. Qualquer equipa que tenha um monstro, vai jogar em função dele. Real joga para o Ronaldo, tal como Barcelona para o Messi.
Ronaldo saiu porque tinha o sonho de criança em jogar no Madrid... Só isso...
Eu como futebolista, não haveria melhor que o conforto de jogar numa equipa onde fosse feliz, ganhasse títulos e ganhasse bem...

Anónimo disse...

Era um monstro mas no proprio video ve-se varias situaçoes em que a decisao nao e a melhor e acabor por nao produzir efeitaos...

Gonçalo Matos disse...

Eu concordo com o Káká! Preciso de o ver fora do ambiente que ele tem actualmente. Ate poderia ser no barça, mas com outras dinâmicas/ ideias, etc.. Nao ponho em causa a sua qualidade, claro. Fazer algo tipo o que maradona fez quando foi para o Nápoles, mudando-se para um underdog e levar a equipa a novas conquistas!

No fundo, fazer aquilo que tenho dito em vários textos meus, adaptar-se a uma realidade diferente e ser-se bem sucedido! Mostrar que é adaptável a varias realidades.

Roberto Baggio disse...

A capacidade de adaptação está super estimada. Isso não é nem de longe o mais importante... A não ser, claro, que o jogue mude. Até lá a especialização no jogar bem, continuará a ser o melhor...

Manuel Humberto disse...

Roberto Baggio, "melhor de todos os tempos" não pretendia compará-lo (Ronaldo) com ninguém. É meramente forma de expressar admiração por um jogador singular, único. Ao nível de avançados (sentido clássico do termo), o melhor de todos os tempos.

Messi faz tudo e faz tudo melhor que ninguém. Não se trata de um avançado, seria uma afirmação muito limitativa para o jogador em causa. Tal como Maradona não era um avançado.

Mas Pelé já era. Romário também.
Nesta linha de pensamento Ronaldo (o Fenómeno) estava num universo completamente aparte. Muito muito acima de todos os outros e nesse sentido o melhor de todos os tempos. Para trás (presumiremos) não existiu igual e desde aqueles tempos de PSV e Barcelona, pelo menos nesses porque é possível que no Brasil já fosse a mesma coisa, quase 20 anos depois, ainda não apareceu nenhum igual.

Roberto Baggio disse...

Concordamos. Excepção feita a Pelé, acho que era médio. Aliás vi jogos completos do mundial de 70 em que ele jogava como 10 clássico.

Abraço Manuel

Manuel Humberto disse...

Pois, não faço ideia, nunca vi jogos de Pelé (ou Eusébio, Bobby Charlton e tantos outros). Eusébio no 4-3-3 de Otto Glória jogava na esquerda ou na direita. Ao meio jogava Torres. Mas sem ter visto, olhando as imagens que se conhece (lá está, sempre golos e mais golos e só golos), e atendendo aos mais de 1000 ao longo da carreira, apostaria que Pelé era avançado. Tal como Eusébio.

Mas não sei, por isso não discuto poder tratar-se dum médio (Pelé). Um abraço.

KAKA disse...

Salve a todos

Sim Pelé era meia-avançado no Brasil chamado de Ponta-de-lança, hoje quem tem o posicionamento parecido (guardadas as devidas proporções) com o dele é o Rooney(na seleção inglesa), vi muitos vídeos do Pelé, lances maravilhoso, mas estávamos a falar de terrestre, o Pelé é um extraterrestre...

Um atleta na acepção da palavra, fazia 100 em 11seg quando o recorde mundial era 10,20seg

Saltava 1m de altura, quando jogadores de vôlei tinham média de 80cm...

Tecnicamente era perfeito, direita, esquerda, cabeceio, domínio... numa época em q quase ninguém sabia fazer isso, pegasse os jogos e vemos jogadores débeis e ele soberano...

Das duas uma,
Ou ele foi o escolhido de DEUS para está em uma época muito inferior a sua categoria.

Ou ele já tinha acesso ao youtube onde ninguém nem sabia da existência da internet...

Abraço kkkkk
;)

Roberto Baggio disse...

http://www.youtube.com/watch?v=JPFQ5sxTqrI&list=WLD0C87492C3D0BF0B

http://www.youtube.com/watch?v=Oiy1FVwBB-Q&list=WLD0C87492C3D0BF0B


http://www.youtube.com/watch?v=m_nU1h8d0v0&list=WLD0C87492C3D0BF0B


http://www.youtube.com/watch?v=7jd8-i-u0tM&list=WLD0C87492C3D0BF0B


http://www.youtube.com/watch?v=NmVEuwxf8qE