Posse de bola no Facebook

Translate

domingo, maio 05, 2013

Varane

No meio da desorganização Blanca há um miúdo que se destaca. Não é Ronaldo, nem Ozil, nem Kaka, nem Modric, nem Benzema mas tem o talento e potencial necessário para ser em muito pouco tempo considerado, por unanimidade, como o melhor central do mundo.
Mourinho dizia nos seus primeiros passos como treinador do Real Madrid que precisava na defesa do mesmo talento que tinha no ataque. Aqui está talento do nível dos teus atacantes José.

Para além de dominar os princípios de jogo da defesa (Contenção, Cobertura, Timming de desarme, Controlo de profundidade, Controlo de cruzamentos) parece começar a ganhar algumas mais valias com bola que podem ser muito importantes no seu desenvolvimento como jogador, se devidamente potenciadas pelos seus futuros treinadores.

Primeira parte de Varane

Parem o vídeo no minuto 1:04, podem verificar que com um passe o central francês transforma uma situação onde o Dortmund tem, pelo menos, 8 jogadores atrás da linha da bola numa situação de 3*4 onde Ozil recebe de frente para a defensiva alemã. Um passe desfaz toda linha média alemã, rompe coberturas, e mete um jogador do Real entre linhas, numa jogada de potencial enorme.
Parece difícil de acreditar que tenha apenas 20 anos dado a maturidade que já demonstra.
Não foram poucas as situações onde adaptou em menos de um segundo o seu comportamento derivado da alteração que o jogo pediu. Ex: No minuto 1:08 sai para atacar jogador de costas para a bola, quando vê que a bola vai sair mais rápida que o movimento dele, trava e controla de imediato a profundidade. A maior parte dos defesas continuava o movimento e era batido nas costas ou fazia falta.
Quando deve acompanhar os adversários por se colocarem no espaço que deveria ser ocupado por ele, fá-lo de forma exemplar, não tendo perdido, praticamente, nenhum duelo individual.
Pensa e reage rápido.
No 1*1, 2*2, 3*3, 1*2, 2*3 demonstra uma competência acima do normal, ganhando sucessivamente os lances contra adversários habilidosos, cumprindo tudo de forma regrada tal como aparece nos livros. Ex: No minuto 1:10 (Fecha o campo ao adversário, permitindo apenas a sua progressão para a lateral tendo este que voltar para trás caso queira jogar dentro), no minuto 3:05 fica em contenção de forma a retardar a progressão do adversário, mais uma vez não lhe permitindo que progrida para a zona central do campo.

Deixo os comentários ao vídeo da segunda parte para vocês.




8 comentários:

Cláudio disse...

Um miúdo que tem muito a ensinar a Pepe...

DC disse...

Ele e Mangala farão uma dupla tremenda na França.

É das poucas coisinhas que dá gosto ver no Real. Quando os outros centrais são Ramos e Pepe então é como do dia para a noite.

Roberto Baggio disse...

No Real Madrid não há melhor malta. Sim, tem muito a ensinar a Ramos e a Pepe.
Eles é que parecem miúdos a jogar ao lado de um veterano.
Como alguém disse, este miúdo já não precisa de ler nenhum livro. Sabe tudo que deve saber e agora é só desfrutar do talento dele.

Luis Santos disse...

Cheguei a pensar em fazer um texto sobre ele. Acho que não é muito absurdo dizer que já é top-5 mundial (na minha opinião Hummels, Kompany, Chiellini e Thiago Silva estão num nível superior, mas pouco mais). Admito que sou muito optimista em relação ao potencial dos jogadores, mas pelo menos é top-10 e certamente que será top-5 em pouco tempo.

Abraço!

Roberto Baggio disse...

Para o André já está nos melhores do mundo. Ele é mais optimista que tu, sempre o foi. Mas também, sempre acertou quando disse que Ronaldo ia chegar mais longe que Quaresma por exemplo.
Eu já não duvido de nada do que ele diz. O que falta a Varane, são pormenores com bola que o podem catapultar para um nível ridículo.
Mas isso tem tudo haver com modelos de jogo de futuros treinadores como digo.

Para mim, é também top 5.
E se perde para os outros é por minutos de jogo e esse pequeno promenor onde tem de melhorar.

Abraço Luís

Cláudio disse...

Se calha ter um treinador que dê privilégio à posse de bola e circulaçao curta a partir do centrais, transformar-se-á no melhor central do mundo.
O resto tem tudo, não precisa de ir o choque pa recuperar bolas, pois lê tudo antes dos outros.

Roberto Baggio disse...

Sim Cláudio, estamos 100% de acordo...
É ridículo o nível que já atingiu. E é ridículo olhar para alguém com um nível tão alto e pensar que ainda pode melhorar!

Gonçalo Matos disse...

Ele e Hummels são para mim os futuros 2 melhores centrais do mundo. Como gostava de os ver jogar juntos.. Estão ambos no meu top 10.

O André tem mesmo um dom em identificar potencial e depois tem a confiança, ou loucura, de mandar as fichas todas pra cima deles. É um aurelio pereira!