Posse de bola no Facebook

Translate

sábado, maio 18, 2013

Fala Costinha


Costinha, treinador do S.C Beira Mar acedeu ao pedido do Posse de Bola e do Lateral-Esquerdo para responder à algumas questões.
O antigo internacional português deixa assim algumas respostas e alguns segredos que prefere não revelar, por agora.


1 - Porquê o 442 losango?

Porque permite ter controle do jogo na zona central além de uma posse de bola mais intensa ( isto se equipa adversaria jogar com 2/3 médios)

2 - Qual é a característica mais importante num jogador de futebol?

A inteligência

3 - Qual o jogador com quem partilhou o balneário (colega ou seu jogador) que mais o impressionou (dentro do relvado) e porquê?

Vários . Destaco Jorge Costa porque nunca falhava um treino mesmo se estivesse lesionado e porque exercia a função de capitão todos dias e com todos de igual forma.


4 - Que variáveis considera quando constrói um exercício? E que importância dá ao "jogo" (não necessariamente o 11x11, mas 7x7, 8x6, o que for, mas jogando) no processo de treino?

Passam todas primeiro pela nossa forma de jogar depois adaptadas as nossas melhores qualidades individuais que por sua vez têm de fazer um colectivo forte. O resto e segredo...

5 - Qual o momento (ofensivo / defensivo) que dá mais primazia no processo de treino e porquê?

Guardo para mim ...

6 - Que preocupações com os feedbacks durante o treino? Alguma estratégia?

Sim tento sempre transmitir que se não se treinar a pensar no jogo, o jogo nao sairá da forma como o preparamos, além disso e importante sensibilizar os jogadores que muitas das más acções dos jogos advém dos treinos.

7 - Em que se centra durante a palestra que antecede o jogo? E na do intervalo? E no final?

Sempre na motivação , concentração e moderação.

8- Quem é para si o melhor jogador da liga portuguesa?

João Moutinho

9- Porquê?

Porque joga sempre numa rotação alta, é muito inteligente na abordagem do jogo , domina  a jogada ofensiva / defensiva e posse/controlo desse mesmo jogo.

10- Quem é para si o melhor jogador do mundo?

Cristiano Ronaldo

11- Porquê?

Porque pensa o treino como o jogo , porque decide um jogo a qualquer altura , porque sozinho carrega uma equipa , porque mesmo em baixo forma consegue ser melhor que um bom jogador e porque se prepara /aperfeiçoa diariamente para a profissão que exerce.

2 comentários:

Pedro Filipe Godinho disse...

Pode parecer um pouco extemporâneo dada a essência do post (o treino) e a possibilidade de lançar aqui uma discussão que tem marcado o futebol nos últimos anos. Mas não deixei de ficar "desconfortável" com a última resposta do Costinha.

Tudo o que ele disse do CR é verdade, é um jogador decisivo e é figura de proa por onde passa. Acontece que ontem, com o Atlético, estive um pouco mais atento às intervenções dele no jogo - não durante todo o jogo, sobretudo na primeira parte.

Mais uma vez digo: o que Costinha diz é verdade, mas falta uma coisa para ele ter razão quando aponta o CR como melhor do mundo: capacidade de decisão nas fases que não de finalização. Decide (quase) sempre mal, optando ou por iniciativas individuais que tendem a resultar em perdas de bola ou em faltas sofridas (raramente) ou em passes mal medidos. É um excelente finalizador; continuo a dizer que é um ponta-de-lança que ainda não se assumiu. Mas numa posição mais recuada do que essa "linha" final da equipa, não rende.

Pelo menos é a minha visão. Não sei estou correcto ou não, mas já tinha esta ideia e apenas o confirmei nesta final da Taça. Confesso que me irritei - e não sou do Real - várias vezes com as decisões que foi tomando. Uma pena.

Roberto Baggio disse...

Pedro, o texto sobre o Ronaldo está a chegar. Aí, terá o devido espaço de discussão.

Abraço