Posse de bola no Facebook

Translate

quinta-feira, abril 11, 2013

Modelo de jogo


Modelos de jogo,  muito se fala nesta componente do planeamento, na minha opinião é importante para ter um guia que nos lembre dos princípios que queremos implementar, não deve ser algo imutável  eu em 5 anos de treinador já construí 3 modelos de jogo, adaptados a cada plantel que possuo e assim adapto o meu modelo aos jogadores que tenho. 


O modelo assenta fundamentalmente em princípios metodológicos, isto é algo em que acredites, pode ser mais a direito ou mais curvo, pode e deve ser algo que se possa adaptar.


Os meus princípios são  os seguintes.

  - PRINCÍPIO 1 / ATITUDE OFENSIVA

» 1 / 2 Toques! Decisão e Execução Rápidas!

» Organizar rapidamente o Ataque, procurando o apoio curto e/ou longo em profundidade, para chegar à baliza adversária em Superioridade Numérica e Finalizar com êxito!

» Utilizar acções que privilegiem 1/2 toques com progressão, através de Desmarcações de Apoio ao portador da bola, com subida de toda a equipa, “em bloco”, reduzindo o Espaço Ofensivo e garantindo o Pressing ao H. c/ bola, imediatamente, caso percamos a bola!


  - PRINCÍPIO 2 / ATITUDE DEFENSIVA

» Pressing / Atitude Fundamental!

» Imediatamente à perda da posse da bola, todos os Jogadores da nossa Equipa, reduzem o espaço ofensivo de intervenção do H. c/ bola, pressionando com ajudas e garantindo uma atitude pressionante alta em termos de Espaço e de Motivação!

» O Objectivo Fundamental é reduzir o Tempo de Decisão e o Espaço de Execução e Progressão do portador da bola e das primeiras linhas de passe!

» Ganhar a bola rapidamente, antes da reorganização adversária, através da rápida aproximação em superioridade numérica, para conquistar a bola e relançar o Processo Ofensivo, Rápido, e também em Superioridade Numérica




O modelo é algo para os atletas e por isso no inicio de cada época faço a minha apresentação, porque a visualização é uma componente importante para os jogadores perceberem o que se pretende deles.

A Minha última apresentação foi:











































Espero que gostem! 


Abraço.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boas.

Gostei muito deste post, e partilho grande parte das tuas ideias apresentadas, mas fiquei com uma dúvida. Na apresentação nº22 em que adaptas o teu sistema ao do adversário que joga em 442 Losango, porque é que o teu Defesa Direito(2) está a marcar o Médio interior esquerdo adversário e o mesmo não acontece na esquerda onde tens o Defesa Esquerdo (5) a marcar o avançado e o 10 a marcar o interior direito.
Não seria mais benéfico os defesas centrais ficarem na marcação dos avançados e o Defesa esquerdo (5) marcar o médio adversário deixando o 10 livre de marcação ganhado assim um homem no meio campo?

Cumprimentos.

fred disse...

Apenas devido ao facto de como fazemos a transição ofensiva,e devido às características dos jogadores que tenho.

Blessing Lumueno disse...

Seria interessante explicares que características te levam a fazer essa alteração e porquê? Que dinâmica muda, como, em que momento do jogo, etc....

fred disse...

Mas é simples, o meu lateral esquerdo é um jogador mais interior para além de ser mais alto fisicamente, tem a experiência de central nos anos anteriores, o meu lateral direito é um jogador mais desequilibrador no 1*1 e mais rápido na recuperação defensiva por isso pode jogar mais adiantado.

Muda a dinâmica principalmente da posse em largura numa primeira fase da transição ofensiva se fosse ao contrário essa largura seria menor devido ao facto de ser um jogador mais interior, para além de que o meus ala esquerdo normalmente titular é um jogador mais vertical não tendo eu a necessidade de ter o lateral esquerdo mais adiantado na transição ofensiva a dar largura e profundidade. São esses os motivos

Falcon eye disse...

Caro amigo Fred, eu tenho esse modelo de jogo. Aliás muita gente o tem. Foi disseminado há uns anos como sendo elaborado pelo Mourinho.

fred disse...

Sim imagens foram tiradas porque é de facil explicação, eu tirei-as de um pdf de uma cadeira da fac, algumas coisas foram alteradas de acordo com o meu modelo com as minhas ideias, uma delas prende-se com o método de jogo ofensivo, não há nada a esconder. abraço

fred disse...

Curiosamente foi apresentado por um prof catedrático bastante conhecido como sendo da autoria dele os graficos e tabelas!! :D


Tenho a apresentação gravada em vídeo ver se a encontro para a colocar aqui neste espaço. Até porque teve logo de seguida o 1 treino da época e o que eu quis foi logo passar do modelo teórico para um modelo pratico de intercalamento dos 4 momentos de jogo. Na apresentação os miúdos colocaram perguntas e lembro-me de uma que me ficou a memoria, um miudo vira-se e diz, mister para que serve isto? basta passar-me a bola que eu resolvo, e de repente fez-me pensar que o modelo de jogo é bonito no papel mas que sem a competência dos miúdos não vale de nada. há 2 épocas quando apresentei o modelo há minha equipa de então e falo em defender zonas os miúdos que sempre jogaram hxh não perceberam 3/4 do que eu disse, por isso as imagens são fantásticas porque dá uma visualização estática do que queremos. Mas o importante é o modo como pensamos os nossos métodos de jogo e principalmente da dinâmica que damos há equipa, porque tudo é mutável e tudo é adaptável, nem tudo o que fazemos esta no modelo de jogo como nem tudo o que esta no modelo de jogo chegamos a fazer na prática. Abraço a todos.

Blessing Lumueno disse...

Sim, aliás se ele olhou com atenção consegue perceber às diferenças e alterações que fizeste ao modelo inicial. E não foram poucas.